Água aromatizada é alternativa saudável para enviar na lancheira; confira outras dicas

0

lanche
O momento de fazer a lancheira e, principalmente, pensar no que colocar dentro dela é um momento de grande preocupação para grande parte dos pais que, na correria do dia a dia, acabam optando por opções mais práticas e, com isso acabam introduzindo sucos de caixinhas e outros industrializados com mais frequência do que gostariam.

Mãe de duas crianças, a consultora em amamentação e nutricionista Vanessa Abreu, diz que a água é a melhor bebida para ser enviada para a escola, mas muitas crianças pedem algo diferente e as águas aromatizadas são uma ótima opção. “Os sucos, mesmo os naturais, muitas vezes são concentrados em frutose (açúcar das frutas) e pobre em fibras, visto que muitas pessoas desprezam a casca e o bagaço durante o preparo”, diz a nutricionista, que acaba de lançar o livro “Lancheira gostosa e nutritiva!”, onde traz diferentes receitas de água aromatizada.

“É uma opção para variar a lancheira e atrair a criançada. Como as receitas são simples, as crianças podem ajudar a preparar, o que torna tudo mais divertido e saboroso. O momento do preparo integra e une a família, tornando a bebida especial e com menos açúcares”, diz. Uma opção é a água aromatizada de laranja com canela ou limão e hortelã e o melhor: você pode preparar na véspera. 

O livro, no entanto, não tem apenas dicas de bebidas, mas de cardápio para variar a falta de criatividade e receitas práticas que facilitam o preparo do lanche. No livro há também a sazonalidade das frutas para que os pais saibam qual é mais fácil de encontrar na feira ou na quitanda em determinadas épocas do ano, o que torna a fruta mais fresca e barata.

PRODUTOS PRONTOS

Vanessa comenta que muitos pais recorrem aos produtos embalados que vem em porções individuais justamente para  conseguir fazer lanches mais rápidos. “Infelizmente essas opções são cheias de de ingredientes químicos como corantes, conservantes, aromatizantes , edulcorantes, entre outros, que são prejudiciais à saúde”, relata.

Ela conta que o maior objetivo do livro é ajudar a  conscientizar as famílias sobre a importância de uma nutrição equilibrada. “Infelizmente o marketing das grandes indústrias alimentícias faz com que muitas pessoas se enganem quanto a qualidade dos alimentos. Não existe segredo: devemos descascar mais e desembrulhar menos para garantir saúde! O livro dá dicas de receitas fáceis de preparar, para incluir na lancheira e até nas refeições da família”, ressalta.

capa

A nutricionista diz ainda que é simples saber se uma lancheira é saudável: “basta ter comida de verdade”, ou seja, “alimentos preparados com ingredientes selecionados e recheado com muito amor. Sempre prefiro preparações que envolvam alimentos saudáveis como frutas, legumes, cereais. Evito excessos de alimentos gordurosos, com farinhas refinadas e açúcares. Acredito que não existe alimento proibido (exceto alergias ou intolerâncias), mas o segredo é ter variedade, equilíbrio e moderação”, ressalta. O livro está disponível na Livraria Casa de Livros, nas livrarias Paulinas e no site da livraria. O lançamento oficial será no dia 06 de abril, às 18h30 na Livraria Casa de Livros, localizada na rua Capitão Otávio Machado, 259, na Chácara Santo Antônio, zona sul de SP.

Compartilhe!

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.