Amamentar deitada ajuda mãe a descansar e não causa otite

2
Amamentar bebê deitado é confortável para a mãe e permite descanso (Foto: Mães de Peito)

Amamentar bebê deitado é confortável para a mãe e permite descanso (Foto: Mães de Peito)

A mãe que amamenta sabe como são incontáveis as mamadas durante a madrugada e que não dá para levantar toda vez, sentar lindamente na poltrona para então dar de mamar. A cama acaba sendo o lugar mais usado e amamentar deitada é muito prático pois permite que a mãe descanse – e até cochile – enquanto amamenta.

No entanto, ainda há muitos profissionais de saúde que não recomendam amamentar deitada pois causaria otite (infecção no ouvido) no bebê. Vale ressaltar que quando o bebê mama no peito a tuba auditiva (ligação da cavidade oral com o ouvido) é fechada pela valécula e o leite não passa para o ouvido como passa quando toma mamadeira, por exemplo. Ou seja, amamentar deitada não traz nenhum risco.

O pediatra Carlos González, autor do livro Manual Prático de Aleitamento Materno, diz que os bebês que mamam no peito têm menos problemas de otite do que aqueles que mamam deitados utilizando uma mamadeira (confira no vídeo a seguir). Isso ocorre porque o movimento que a criança faz quando mama no peito é totalmente diferente do que ocorre na mamadeira, além da diferença do leite. O leite artificial, diferente do leite humano, não possui anticorpos e favorece a rápida proliferação de bactérias, levando à otite.

O Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Organização Mundial de Saúde recomendam a amamentação deitada. A mesma recomendação tem a Febrago (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia) em seu manual sobre aleitamento. Segundo a entidade há várias possibilidades de posições para amamentar e a mulher deve escolher a mais confortável e relaxada. “Ela pode deitar-se de lado, apoiando a cabeça e as costas em travesseiros. O bebê deverá permanecer também deitado de lado proporcionando o contato abdome/abdome. Os ombros do bebê devem ser apoiados com os braços da mãe para manter a posição adequada”, diz o manual.

LEIA MAIS: Amamamentar na cama e dividir quarto é mais seguro para o bebê

A Febrasco também afirma que a  mulher pode ainda “deitar-se em decúbito dorsal (posição útil para as primeiras horas pós-cesariana ou para aquela mulher que tem excedente lácteo muito grande). A criança deve ficar deitada em decúbito ventral, em cima da mãe.”

A otite é um doença muito comum na infância e pode ser causada por vários fatores, entre eles, o uso de chupetas e mamadeiras, infecções de trato respiratório superior, predisposição familiar, refluxo, entre outros motivos.

LEIA MAIS: Quais são as posições para amamentar

youtubeJá fez sua inscrição no nosso canal no Youtube? Clique aqui

Compartilhe!

2 Comentários

  1. Quero dizer que estou adorando as postagens. Ter a oportunidade de quebrar mitos, reforçar a intuição, corrigir erros durante o processo é maravilhoso e necessário. Gostaria tirar uma duvida: amamentar deitada pode contribuir para refluxo ou para retorno do leite? Desde já agradeço.

  2. Anatomicamente impossível a tuba auditiva ser fechada pela valecula! O fechamento e abertura da tuba auditiva é uma questão pressórica deflagrada pelo simples ato da deglutição ! Independente do que se deglute!

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.