Apojadura: quando acontece a descida do leite?

22

Bebê mama logo após o nascimento na sala de parto (Foto: Mães de Peito)

Após o nascimento do bebê o leite não desce automaticamente. No entanto, não há necessidade alguma em dar leite de fórmula para o recém-nascido pois a mãe produz colostro, que é essencial para o bebê e um alimento extremamente nutritivo para os primeiros dias de vida..

A especialista em amamentação Simone de Carvalho explica que, em caso de parto normal, o leite tende a demorar de 48h a 72 horas para descer. No caso de cesárea, principalmente, eletiva (agendada) tende a demorar um pouco mais. “Mesmo no caso de cesárea, quando o leite pode demorar um pouco mais para descer, não há necessidade de dar leite artificial”, explica.

Para que o leite desça com mais facilidade, é preciso que a mãe amamente em livre demanda e que o bebê fica na maternidade em alojamento conjunto, ou seja, não fique horas longe da mãe no berçário, por exemplo. Ou seja, esqueça os relógios e não fique cronometrando as mamadas. Saiba mais sobre as mamadas. 

Simone comenta que o colostro é a vacina mais completa para a perfeita colonização do sensível intestino do bebê e que ele é imprescindível.

“Costumo dizer que essa etapa é praticamente sagrada pois ele é rico em proteínas e imunoglobulinas, ou seja, permite a total satisfação do bebê e são excelentes para a sua defesa. Depois de devidamente colonizado, este frágil intestino está pronto para receber o leite materno”, diz.

A especialista em amamentação diz que a partir do momento que a maternidade interfere agressivamente neste equilíbrio do processo biológico, os bebês sofrem a consequência recebendo leite artificial sem necessidade. “Se te disserem que o seu leite ‘é fraco’ simplesmente não aceite essa mentira, porque isso é fruto de um total desconhecimento sobre o assunto. E a natureza agradece: ela é perfeita!”, diz.

LEIA MAIS: Sobre os mitos em relação à amamentação

Na fase da apojadura os seios podem ficar muito inchados e causar uma certa dor e desconforto. No entanto, se o bebê está com a pega correta, mamando bem, logo após a mamada a mãe vai sentir um alívio. A apojadura nada tem a ver com empedramento e mastite (inflamação das  glândulas mamárias) que deixam os seios doloridos mesmo após as mamadas. O último ainda causa vermelhidão na pele e febre na lactante.

Compartilhe!

22 Comentários

  1. Pingback: Relato de Amamentação: Primeira semana da Olivia - Brasileiras do Vale

  2. Pingback: Relato de Amamentação: Primeira semana da Olivia – Avada Charity

  3. Fernando Magalhães em

    Minha mulher está grávida já de quase 9 meses e não sai líquido nenhum nos seios. Aguardando o parto, é normal não sair ainda nem colostro? Agradecia informação acerca do que fazer urgentemente! Saudações

  4. Meu primeiro filho tem 10 anos e estou grávida agora de 36semanas.meu filho mamou até 1 anos e 8 meses e desde então sempre saiu o colostro ou até mesmo o leite q e é mais branquinho.sempre saiu ao longo desses 10anos.acho eu que não vou ter problema em amamentar o meu segunsegundo filho,pq já sai.

  5. !Preciso de ajuda! Tem 27 dias do parto e fui pra fórmula, pois meu leite sai muito pouquinho! Queria muito amamentar….ninguém ajuda as mamães! Help!

  6. Pingback: Você já ouviu falar em APOJADURA? | Casa da Doula

  7. Por que dizem que o bebê pode passar 3 dias sem se alimentar esperando a apojadura, porém tem que ser acordado a cada 3 horas no máximo pra mamar, pra não sofrer hipoglicemia?
    Se o bebe tem “reservas” nos primeiros dias de vida, por que ele perde peso? E por que tem bebês que tem hipoglicemia já na maternidade?

  8. Um absurdo!!! Nao instruem direito a mãe quando sai da maternidade. No quarto dia percebemos que a bebê esta mais magra, mas ela mamava e não chorava porém mamava e nao saia nada do peito e nao chorava por falta de forças!!! Ainda bem que vimos a tempo!!!! Levamos para a pediatra e ela na hora pediu para introduzir leite artificial até o leite descer.

    • Tive parto Cesária e meu BB está com 12 dias hoje..o colostro já mamou, o leite normal até saiu mas não tá enchendo o suficiente p alimentar ele, e fora q feriu o bico, mas isso e de menos, ele chora muito com fome..n tem paciência de esperar sair só um poquinh,,e chora tanto q o umbigo até sangrou pouqn…alguém pode me ajudar..será q vai encher p ele mamar bem sem precisar ir p leite artificial…preciso amamentar meu BB

  9. CLAUDIA LINS FEITOZA em

    Minha irmã ganhou bebe sexta feira porém não desceu o leite e nem tem colostro oque fazer com o bebê no hospital ele tá tomando no copinho mais hj vai pra casa como faz com o bebê pra ele mama?

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.