Aprenda a fazer a ordenha manual; veja vídeo

0

É muito importante para a mulher que amamenta saber fazer a ordenha manual. Muitas vezes ela é necessária para a mãe poder deixar a mama um pouco mais mole para que o bebê, principalmente nos primeiros dias de vida, consiga mamar com mais facilidade pois é mais difícil abocanhar corretamente a aréola se o seio estiver muito duro.

A chamada ‘ordenha de alívio’ também pode ser usada quando a mãe fica algumas horas longe do seu bebê e precisa retirar um pouco de leite para não ficar com as mamas muito cheias e, consequentemente, doloridas.

A psicóloga e consultora de amamentação Bianca Balassiano, diz que algumas mulheres utilizam apenas a ordenha manual para tirar o leite no trabalho, por exemplo, mas que são minoria. A maioria ainda opta pelas bombas – manuais ou elétricas – pois o leite é retirado mais rápido. “Na ordenha manual demora mais e a mulher tem que segurar o copo, ficar olhando enquanto faz a ordenha. Já quando usa a bomba dá para fazer outras coisas ao mesmo tempo”, comenta.

No entanto, ela ressalta a importância de saber fazer a ordenha manual e dá algumas dicas para as mães de como fazer. Antes de iniciar a ordenha manual é importante lavar bem as mãos e, se for servir esse leite ao bebê, prender os cabelos e evitar conversar enquanto faz a ordenha.

É importante que a mãe faça uma massagem antes de começar a ordenha da base do peito até a aréola. Outra opção é fazer o chamado “shake das mamas” onde balança as mamas como se estivesse dançando. Com a mão em “C”, a mãe deve envolver a aréola – e não só o mamilo – e iniciar o movimento. “As mães devem deixar a mão aberta e não fechar. Para a ordenha manual dar certo é preciso ritmar os movimentos”, explica a consultora.

Uma dica importante é fazer a ordenha no banho pois a água quente ajuda o leite a sair com mais facilidade, ou seja, é um ótimo local para treinar a ordenha manual.

Compartilhe!

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.