Assim como refrigerantes, sucos não devem ser tomados diariamente

0
Sucos devem ser tomados esporadicamente, como em festinhas (Foto: Renata Penna)

Sucos devem ser tomados esporadicamente, como em festinhas (Foto: Renata Penna)

Um dos maiores erros quando o assunto é alimentação infantil é dar alimentos que os pais pensam que são saudáveis, mas não são. É o que afirma o médico catalão Carlos González que diz que os biscoitos e os sucos não são saudáveis e, por isso, não devem ser consumidos com frequência.

Ele orienta que o suco  – mesmo o natural – deve ser tomado somente em ocasiões especiais, como em uma festa de aniversário, ou seja, não deve fazer parte da rotina. “Fruta não se bebe, se mastiga. Ao comer a fruta, a absorção do açúcar é mais lenta em relação ao suco”, explica González, autor de vários livros, entre eles, “Meu Filho Não Come”.

González ressalta que o suco ainda é melhor que os refrigerantes, mas que também é responsável pela epidemia de obesidade infantil e juvenil. “A única bebida saudável é a água. Água não tem calorias”, afirma.

O médico explica que em um copo de suco cabem duas ou três laranjas e que ninguém come essa quantidade de fruta in natura. No entanto, é fácil beber um copo de suco e, depois de um tempo, outro copo. “As crianças ficam com o estômago cheio com o suco e depois não conseguem comer outra coisa. As crianças mais velhas têm o problema contrário, seu estômago é maior e nele cabe tudo o que precisam comer mais o suco, o que produz obesidade”, diz em seu livro.

LEIA MAIS: Bebês não precisam de suco; troque a bebida pela fruta

A Academia Americana de Pediatria diz que uma criança entre um e seis anos o consumo máximo de suco seria de 110 a 170 ml por dia. “Consumo máximo porque precisar não precisa nada de suco”, afirma.

O pediatra explica que as bolachas, mesmo as sem recheio, são muito ricas em calorias e, por isso, a preferência deve ser o pão pois o carboidrato é digerido. “Quando você come um doce, a glicose é absorvida bem mais rapidamente dando picos de insulina assim como acontece com os sucos de fruta”, explica.

Ele comenta que as mães sempre querem dar o melhor para seus filhos, mas nem sempre é o ideal, como é o caso do peito de peru. “As mães dão pois acham que é saudável, mas é carne processada, com muito sal, então, não dê”.

Compartilhe!

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.