Bebê não precisa arrotar após todas as mamadas

33

Bebê não precisa arrotar após todas as mamadas (Foto: Bia Fotografia)

O bebê mama e as mães ficam em dúvida se podem ou não colocar no berço antes de arrotar. Mas, afinal, o bebê tem ou não que arrotar toda vez? A resposta é não.

A pediatra Vânia Gato, da Lumos, explica que os bebês engolem ar enquanto choram, usam a mamadeira, chupeta e alguns bebês engolem ar quando mamam no peito. “Nesse último caso, há provável erro de pega, afinal, na amamentação com pega correta não há entrada de ar”, explica.  Já no caso das mamadeiras, existe ar dentro delas e, durante a mamada, o bebê engole ar junto com o leite.

“Colocar ele na posição para arrotar é uma coisa, ele arrotar de fato, é outra. Bebês que mamam exclusivamente no peito  arrotam pouco ou quase nada. Já os que usam mamadeira irão arrotar mais. A quantidade de ar que entra varia, mas sempre entra mesmo usando as mais caras que prometem ser ‘anti gases’”, explica a pediatra.

Ela orienta que não há necessidade de fazer o bebê arrotar toda vez. Se o bebê estiver dormindo, por exemplo, não precisa. “Basta deixá-lo deitado de uma maneira que a cabeça fique mais elevada em relação ao corpo, por exemplo, algo em torno de 30 a 45 graus. Mas não há problema em segurá-lo no colo na vertical em torno de 5 ou 10 minutos, no entanto, não precisa dar tapinha pois nem sempre tem ar para ser eliminado”, diz.

Se os pais notarem que o bebê fica incomodado ao ser colocado na posição horizontal é um sinal de que está desconfortável e que deve ficar na vertical. “Provavelmente ele irá arrotar e muitos voltam a mamar no peito depois”, diz.

Vânia explica que quando o bebê arrota é normal que ele regurgite leite. “Isso não é doença. Apenas é imaturidade do aparelho digestivo em manter o leite lá dentro. Por volta dos quatro meses, quando os bebês adotam mais a posição vertical e estão mais maduros, não é mais necessário colocá-los para arrotar”, diz.

A pediatra comenta que o sling é um grande aliado para evitar os arrotos pois o bebê no colo fica mais aconchegado e chora pouco. “O choro é a principal causa de entrada de ar no estômago”, afirma Vânia, que ressalta que o arroto nada mais é do que a eliminação de gases que estão no estômago dos bebês.

 

Compartilhe!

33 Comentários

  1. Fiquei com uma dúvida. No quarto parágrafo, fala que se o bebê estiver incomodado na posição vertical deve ser colocado na posição vertical. Não seria na horizontal?

  2. Sou mãe de primeira viagem,meu bebê tosse depois das mamadas e fica de no finalzinho das mamadas fica puxando o bico do meu peito, ponto a boca e tirando, acho que é dor,troco de peito ele para.
    Nossa fico nervosa!

    • Olá, colega! Pode ser também que o leite tenha diminuído de fluxo e ele esteja reclamando. Vc faz o certo que é trocar de peito. Beijos, boa noite!

      • O meu bebê faz a mesma coisa tira e coloca o bico do peito na boca aí troco de lado, só que ele continua e começa a chorar, mas o peito está cheio de leite pois vejo na boquinha dele e quando tira a boca o leite espirra no rosto dele.

  3. Olá! Meu bebe sofre com muita cólica, começa às 10:00 e vai até o final da noite.. só se acalma se dou Tylenol. Fica o dia pendurado na chupeta pq ele chora tantooo que só conseguimos acalmar com isso… dou colikids e funchicoria.. nas crises fortes ( todo o final de tarde) minha única opção é dar Tylenol.. faço massagem, bolsa de água quente e não como leite e derivados… tb não como alimento que dão gases. Não sei mais o que fazer… ele fica mais de 8 horas sem conseguir dormir pela dor…. Allguma sugestão ou dica? Meu filho tem 14 dias..

    • Passei pela mesma coisa com minha primeira filha , hoje com 4 anos. Só melhorou com o tempo. Sofrimento meu e Dela, sei o que está passando. Aos poucos vai melhorando 🙏🏻 Força e paciência 😘

    • Ja usou o colic calm? Foi a unica coisa que melhorou a colica do meu bebe. Com 45 dias ele nao teve mais colicas…mas do 13 dia ate 45 foram bem intensas. Qdo a crise começava eu dava colic calm e ele adormecia. Teve somente 2x q a crise voltou e tive que dar uma 2a dose apos 1hora.

    • Olá! Andei lendo muito a respeito das cólicas e, como o meu filho mama no peito e tmb complemento, algo que li, fiz e super deu certo foi usar água mineral que contenha uma quantidade boa de bicarbonato de sódio. Foi tiro e queda! Meu marido qdo eu disse nem levou muita fé, mas depois ele viu que der certo e deu o braço a torcer.

    • A minha tb era assim, comprei um santo remédio chamado colic calm é instantâneo, e para na hora as Cólicas. Ele é fitoterápico não tem contra indicação, minha Pediatra disse pode dar sem problema algum.

      • Mães eu dei de tudo colikids simeticona funchicoria até o santo colic calm mas só ajudou nos dois primeiros dias depois ele voltou a gritar e o grito dele é tão mais tão alto que deixa a gente surda dei chá me arrependi ele parou de evacuar e fazia mais força Jesus to passando um dobrado o que acalma e foi a única coisa que faz ele parar de gritar e virar de barriga pra baixo com a mão na barriga dele esquentando e balançar nossa dói os braços mas pelo menos ele para de gritar boa sorte a todas nós que passe logo essa fase

        • Jacqueline bom dia!
          Se seu bebê e novinho e costuma fazer cocô com aparência de diarreia, ele não está tendo problema de evacuar, ele está fazendo força para segurar o coco o pediatra falou. Eu faço o seguinte, par liberar os gases faço massagem xantala,( veja n internet como fazer) logo ele peida demais, aí quando vou trocar molho algodão e fico fazendo cosquinha no ânus dele com algodão, como se fosse limpar. E tiro de coco pra tudo quanto é lado, ele faz força pra segurar e nessa hora faço a cosca r ele não consegue segurar e faz muito, muito mesmo é fica tranquilo. Espero ter ajudado. Bj

    • Buscopan é melhor que o Tylenol, pois é um antiespasmodico (diminui a motilidade intestinal, que é o que causa a cólica). Converse com seu pediatra a respeito.

    • Minha tbm nos primeiros 15dias espremia de cólicas eu dava chazinho como noz moscada erva doce camomila e em vez de colocar açúcar colocava funchicoria e 3 gotinhas de dipirona ou paracetamol do isso que aliviou as cólica dela😉

    • Sim eu a mesma coisa. O dia inteiro ou chorando ou mamando. E minha única opção foi a chupeta que eu era totalmente contra. Estou me sentindo péssima com isso

  4. Fico sempre preocupada, pois meu bebê de 1 ano e três meses, o termina a mamadeira e se joga na cama… Não quer esperar para arrotar… Me preocupa se no futuro pode ter doença no aparelho digestivo…

    • Pelo que entendi na matéria a partir dos 4 meses eles podem ficar sem arrotar. O meu fez 5 meses agora e realmente a partir dos 4 já dormia mamando e sem arrotar e não percebi nenhum problema quanto a isso.

  5. Meu bebê tem vinte dias e toma fórmula, n bem acaba de mamar e na maioria das vezes já está dormindo, então não arrota, isso deve ser normal então né?? Espero que sim.

  6. O meu bb também mama super bem mas a vezes fica muito nervoso colocando e tirando a boca do bico super rápido e movimentando os braços por cima da cabeça para o rosto bem agitado e não consegue mamar. Fico super nervosa e não entendo o que acontece pois aparentemente tá tudo igual.

    • Recca bom dia!
      O meu faz isso também. O que notei e que as vezes ele está com gás, então sento ele no meu colo bem retinho e coloco o mão no queixo pra cabeça não dobrar para frente e ele arrota aí volta a mamar normalmente. Mas as vezes vejo que meu leite acabou, passo para.o outro peito e resolve também.bj

    • Colocar e tirar a boca do bico rápido podem ser alguns sinais:
      1) pode ser vontade de arrotar
      2) pode ser dificuldade de pegar o bico (nesse caso você pode ajudar fazendo uma pinça no peito com usando seus dedos. Os dedos podem ficar doloridos. Mas tb ajuda a não machucar o bico.
      3) pode ser sono.
      4) você tem ir observando seu bebê pra notar o que mais pode ser kkkk.
      Obrigada pelos comentários de todas.

  7. Tenho uma dúvida. Como sei se ao colocar meu bebê dormindo no berço e ele começa a ficar inquieto, se mexendo bastante e grunhindo, se ele ainda está querendo arrotar ou se apenas está agitado?? Tenho receio em pega-lo no colo e desperta-lo e não ser nada. Ou insistir em deixá-lo no berço e ele estar querendo arrotar, o que poderia acontecer??

  8. Muitas situações em que acreditamos ser cólicas podem ser refluxo. Este causa queimação no esôfago e faz o bebê chorar muito. A imaturidade do esfíncter do estômago impede o refluxo
    Isso pode ocorrer até os seis meses. É fácil saber se o bebê tem cólicas ou refluxo. Se ele consegue soltar pum, não tem prisão de ventre, não tem porquê pensar que ele tem cólicas. Se ele chora, principalmente após as mamadas, ele pode ter refluxo, mesmo que vc não veja nada saindo da boquinha do bebê. Um medicamento indicador para aliviar a dor é o ‘Label’. Este deve ser ministrado com o conhecimento do pediatra.

  9. Minha bebê nem sempre arrota e mama somente no peito, qdo não arrota coloco ela deitada de lado gostaria de saber se está correto em deixa la deitada de lado?

  10. Fiquei com uma dúvida em alguns artigos diz que tem que colocar o bebê pra arrotar até os seis meses em outros diz que é até os quatro meses afinal qual é o certo?e qual explicação?

  11. Mães que seus bebês sentem muita cólicas, já observarão sua alimentação , pode ser isso o motivo da cólica, pois tudo que nois comemos vai para o leite e tem alimentos que são proibidos na amamentação como feijão, bolacha recheada , leite de vaca pois contém lactose , tomar café, comida muito temperada tudo isso provoca cólica nos bebês e outros só pesquisar..

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.