Bebês podem viver sem chupetas e mamadeiras

0
Compartilhe!
Bebê toma leite em mamadeira (Foto: arquivo pessoal)

Bebê toma leite em mamadeira (Foto: arquivo pessoal)

Normalmente a chegada de um bebê está relacionada com chupetas e mamadeiras. Na lista de enxoval os dois objetos normalmente estão entre os itens mais pedidos e são os mais usados, por exemplo, na decoração do chá de bebê. No entanto, nem todos os bebês precisam usar chupeta e mamadeira.

A consultora de amamentação Bianca Balassiano, do IBLCE (Internation Board of Lactation Consultant Examiners), explica que todas as famílias devem buscar informações sobre o uso dos bicos artificiais e como eles podem ser prejudiciais à amamentação antes de comprar esses objetos. “A decisão é de cada família se vai dar ou não, mas é importante saber que quanto antes forem introduzidos, mais podem levar ao desmame”, explica.

Em entrevista ao canal do Mães de Peito, ela explica que na mamadeira o bebê vai conseguir um fluxo de leite maior e de forma mais fácil do que consegue no seio da mãe. “O leite materno sai em reflexo, ou seja, nunca sai igual. Primeiro ele inicia gotejando e depois sai mais forte. Na mamadeira o fluxo é mais contínuo e o bebê faz menos esforço”, comenta. Ela comenta que há no mercado mamadeiras que “imitam o seio materno”, mas que as mamadeiras causam, principalmente, confusão de fluxo fora que o posicionamento da língua do bebê não é igual quando utiliza a mamadeira.

Bianca ressalta que nem sempre o bebê que começar a usar chupeta ou mamadeira vai desmamar imediatamente, ou seja, pode levar alguns meses e isso ter ocorrido justamente por conta da introdução de bicos artificiais.

“Quando damos a chupeta, por exemplo, tiramos o bebê do seio materno. Ele deixa de estar em livre demanda, estimula menos o seio e isso pode até atrapalhar o ganho de peso do recém-nascido”, ressalta. A consultora de amamentação diz que é normal o bebê ficar “chupetando” o dia todo. “O bebê aprende a sugar ainda no útero e vai querer sugar o tempo todo. Fora que o  colo é o lugar que ele conhece, por isso, sempre recomendo o sling, a cama compartilhada, enfim, essas alternativas antes de entrar com algum bico artificial”, afirma.

Bianca salienta que se o bebê precisa de complemento – seja com o leite materno ou artificial – há alternativas para não usar a mamadeira, como o uso do copinho. LEIA MAIS sobre o copinho clicando aqui. “Bebês podem viver sem chupeta e mamadeira. Há outras possibilidades. É importante que as famílias saibam os riscos e, com informação, tomem a decisão melhor para a sua realidade”, ressalta.

LEIA MAIS: Uso de conchas e bicos de silicone também podem atrapalhar a amamentação

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.