Como fazer a pega correta

2
Compartilhe!
Bebê com pega correta faz boca de 'peixinho' (Foto: Thiago Figueiredo)

Bebê com pega correta faz boca de ‘peixinho’ (Foto: Thiago Figueiredo)

Uma das principais dificuldades das lactantes no início da amamentação é fazer com que o bebê faça a chamada pega correta.

A pega correta (veja foto acima) é quando a boca do bebê fica muito aberta e com os lábios para fora, ou seja, grande parte do peito está dentro da boca dele. É importante que a criança não fique só com o mamilo na boca, mas com boa parte da aréola também pois é desta maneira que ele vai conseguir fazer a ordenha e sucção correta do leite.

Se o bebê estiver fazendo  barulho ao mamar é porque está engolindo ar, ou seja, é um sinal de que a pega não está adequada. Outro sinal de que não está certo é se as bochechas dele ficarem afundadas como quando tomamos alguma bebida usando canudinho. Ao mamar, as bochechas devem ficar arredondadas, ou seja, projetadas como quando mastigamos. Confira no vídeo a seguir com a consultora de amamentação Bianca Balassiano que ensina o que as mães devem observar para a amamentação fluir bem desde o início:

Ela ressalta que o queixo do bebê também toca a mama e a mãe deve ficar atenta para não obstruir o nariz do bebê com os seios. É importante saber que se a pega não está correta há várias consequências que podem dificultar as primeiras semanas de amamentação, entre elas, dor e fissuras no seio materno.

Como a pega não está correta, a sucção não é eficaz e o bebê mama durante muito tempo e não solta o peito sozinho, ou seja, a mãe tem que retirar o peito de sua boca. Apesar das mamadas serem longas, em pouco tempo o bebê volta a pedir o peito pois não parece estar satisfeito.

No início a mãe precisará de paciência para corrigir a pega. Uma dica é passar o mamilo no nariz do bebê e a tendência é que ele abra a boca para procurar o peito e então a mãe introduzir o seio na boca do bebê quando ela estiver bem aberta. Como algumas mulheres encontram dificuldades para conseguir corrigir a pega é aconselhável procurar uma consultora de amamentação ou um banco de leite para ajudá-la.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.