Como fazer seu filho comer bem sem forçar, chantagear ou dar recompensas

13
Pais devem evitar dar colheradas na boca da criança (Foto: Mães de Peito)

Pais devem evitar dar colheradas na boca da criança (Foto: Mães de Peito)

A cena é sempre a mesma. “Olha o aviãozinho” ou “se comer tudo, vai ganhar um sorvete” ou ainda tentar distrair a criança com TV ou tablet para tentar colocar uma colherada atrás da outra na boca do pequeno. A alimentação dos filhos é um grande desafio para a maioria dos pais que se queixam que os filhos não comem, então, utilizam todos os recursos disponíveis para que a criança se alimente pois temem que adoeçam, por exemplo.

“A maioria dos pais chega ao meu consultório reclamando que o filho não come quando a maioria das criança come normal, come bem. Como é possível se ninguém come termos uma epidemia de obesidade infantil?”, questiona o pediatra catalão Carlos González, autor do livro “Meu filho não come!”.

Ele explica que os pais só têm uma obrigação no quesito alimentação: precisam oferecer opções saudáveis e colocar a comida na mesa na frente da criança e não falar nada como “olha que gostoso essa merluza ou come o brócolis ou pega um pouco da cenoura”. Se a criança vai comer uma colherada de arroz ou raspar o prato tanto faz. “Obrigar a comer só vai piorar. Não quer comer, sem problemas, vá brincar, sem gritos, sem ameaças. A criança vai voltar em pouco tempo e dizer que está com fome”, diz o pediatra que foi descrito pelo jornal britânico The Guardian como o “pediatra que quer que os pais quebrem as regras”.

Ele explica que a criança vai comer quando tiver fome e é normal ela dar uma, duas colheradas e depois não querer mais nada ou querer comer uma fruta, por exemplo.  González ressalta que os pais precisam ter alimentos saudáveis em casa senão a criança só irá querer comer balas, bolachas e outras besteiras. “O problema é melhorar a alimentação dos adultos, não das crianças”, ressalta.

SEM COLHERES DIRETO NA BOCA

O pediatra diz que em nenhuma idade os pais devem dar colheradas na boca da criança, ou seja, ela deve comer sozinha desde a introdução alimentar. “Se a criança a partir dos seis meses consegue colocar um brinquedo na boca ou um pouco de terra, pode levar sozinha a comida até sua boca”, diz.

Se os pais acharem que ainda assim devam dar o alimento na colher, ele aconselha a  nunca enfiar diretamente na boca, mas deixar a colher perto da criança e ela ir com a cabeça em direção ao alimento, nunca ao contrário. “Experimente pedir para seu marido ficar dando comida na sua boca e verá que não é nada agradável”, exemplifica.

LEIA MAIS: Como fazer seu filho comer sozinho

RECOMPENSAS SÃO ERRADAS

O pediatra diz que não adianta também fazer barganhas na esperança da criança comer melhor. “Se você oferecer um prêmio, como um brinquedo ou um sorvete, para que coma algo é porque o que você está oferecendo é horrível senão ele não ganharia o prêmio. Por isso digo, coloque na mesa a comida e não fale nada. Varie o cardápio. Alguns dias eles vão provar e outros não. Criança não gosta de alimentos desconhecidos e preferem comer o que a mãe come, vão imitar ela”, diz.

González afirma que é normal que a criança torça o nariz para a lentilha em um dia e no outro devore um prato de macarrão. “Quer fazer um prato, faça. Um dia ela vai comer muito e no outro não”.

Forçar também não fará com que a criança coma bem nem fazer comparações com o irmão que come melhor. “Comer não é castigo”, afirma. E como saber se a criança está saudável? Ela corre, brinca, sorri, então, está tudo bem.

LEIA MAIS: Saiba os riscos de fazer a introdução alimentar antes do sexto mês

Compartilhe!

13 Comentários

  1. oi nossa eu passo muito trabalho pra alimenta meu filho ele tem 1 ano e 8 mês ele vai pra cresche e lá ele se alimenta surpe bem mas em casa não come nada ele mama ainda é quando não levo pra cresche so que fica grudado mamando não aguento mas essa situação ja tentei tira ele do mama mas como tenho muito leite fico com febre

    • Olá, em sua palestra o Dr. Carlos falou sobre isso e vou escrever sobre esse assunto. Seu filho sabe que o seu leite é o melhor alimento para ele. Não tem problema algum continuar assim quando estão juntinhos. Aproveite e ele está bem alimentado. Beijos e parabéns

    • Tbm passava por isso mas minha filha não vai.pra creche. Como vc faz nos dias da creche? Ordenha? Faça o mesmo nos dias que está o dia todo com ele. Use o tempo de uma soneca pra isso. Minha filha não come bem e precisei tirar a mama durante o dia. Nos primeiros sentia muita dor mas depois o seio acostumou e hoje já é tranquilo passar o dia sem amamamentar

  2. Estou triste desde a introdução alimentar meu bebê tem ganhado pouco peso, no último mês ele não teve ganho considerável, o pediatra sugeriu complementar com fórmula, mas como ele só mamou até hoje estou muito preocupada. O médico diz que clinicamente ele está bem, deveria estar ganhando peso.

    • mira Antunes Diniz em

      Carolina, não sei se vc vai ver isso. Mas minha filha tem 9 meses e no ultimo mes ganhou 100g o que é bem pouco e desde os 6 meses tem ganho no maximo 200g por mês. Mas minha médica diz que é normal, eles se movimentam mais e ganham menos peso mesmo. Tenta pegar uma outra opinião. Dá tbm uma olhada na curva de crescimento dele como está. Se vc decidir complementar faça no copinho ou translactação, a mamadeira vai causar confusão de bico e acelerar o desmame.

  3. Por aqui o problema é parecido, meu filho tem 1 ano e 6 meses não aceita outro leite a não ser o leite materno
    A introdução alimentar aos 6meses foi terrível pois não aceitava nada.. nem frutas, verduras ou outros, agora os exames de sangue apresentaram glicose baixa e anemia 😢 é desesperador pois faço de td e ele simplesmente não come

  4. Olá meu filho tem 2 anos ele não come arroz feijão legumes nem frutas ele come carne e frango e ainda mama no peito mas eu fico muito preocupada dele não comer comida oq devo fazer já tentei de tudo nada faz ele se interessar pela comida ele chora muito se tentar com que ele coma .

  5. Meu filho fez 3 anos e de 4 semanas pra ca não come comida .
    Só quer nuguets ,peixe frito ,pao de queijo ou frutas .
    Como ele vai viver sem vitaminas ?
    Ele não come arroz ,feijão, carne ,frango ,legumes, saladas . Resultado não come vitaminas nenhuma .
    Ele se nega a abrir a boca para comer .minha vida está um verdadeiro inferno .
    Estou estressada no ponto máximo. Onde está refletindo em tudo na minha vida .
    O que devo fazer ?
    Já deixei alimentos a disposição, já deixei com fome por 3 dias ,já conversei e nada …
    Me ajuda por favor .

  6. Meu filho tem 2 anos e 11 meses, não come comida nenhuma em casa, só na creche as tias dizem que comem muito bem, então não fico em pÂnico, já fiquei antes rsrs, mas vejo que está super saudável, e continuo a oferecer, um dia ele vai aceitar, por enquanto come frutas, biscoito, tapioca, sucos.

    • Nossa minha filha de 2 anos e 4 meses esta igual seu filho, só quer saber de comer macarrao, sopa de macarrao, come frutas mas ta dificil comer arroz, legumes e carnes, feijao ela gosta. E na creche ela come tudooooo, isso eu nao entendo rs.

  7. Minha filha tem 3 anos e 6 meses, passa o dia na creche sem comer nada. Hoje a professora da creche falou que esta preocupada com ela, porque ela passa muitas horas sem se alimentar e notou que ela não esta participando das brincadeiras com as outras crianças. Não sei mais o que fazer, minha filha já esta a mais de um ano na creche e ate agora não come nada lá.

  8. Minha filha tem 3 anos e 6 meses, não come nada na creche. Hoje a professora dela veio conversar comigo, falou que esta muito preocupada com a nutrição da minha filha, porque ela passa muitas horas sem se alimentar e observou que ela não esta participando da brincadeiras com as outras crianças. Não sei mais o que fazer. Ela já estar com mais de um ano nessa creche e ate agora não come nada lá.

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.