Como a laserterapia pode auxiliar nas fissuras dos mamilos

33
(Foto: Carol Zia Fotografia)

Fissuras normalmente surgem no primeiro mês de vida do bebê (Foto: Carolina Zia Fotografia)

Muitas mulheres quando iniciam a amamentação enfrentam fissuras nos mamilos, principalmente, por conta da pega errada do bebê. A maioria desses machucados pode ser tratada apenas com pomadas próprias e também é recomendado que a puérpera tome sol e deixe os seios respirarem, ou seja, ficar sem sutiã a maior parte do tempo para não abafar e permitir que a cicatrização acontece de forma mais rápida.

Nos casos onde a cicatrização demora mais ou as fissuras são muito grandes, as mulheres podem recorrer ao tratamento a laser de baixa potência. A técnica é uma ferramenta terapêutica que possui ações anti-inflamatória, anti-edema e analgésica. Especialista em amamentação, a fonoaudióloga Vanessa Mouffron diz que o tratamento é  indicado para traumas mamilares comuns na fase inicial da amamentação, como as fissuras ou a sensibilidade dolorosa.

“As que mais procuram são as mães com bebês recém-nascidos. Na fase inicial, mesmo quando tudo está correto, ainda podem surgir fissuras dependendo da sensibilidade de cada mulher, da predisposição, da resistência da pele ao atrito constante da mamada”, diz.

Vanessa explica que o tempo de tratamento é variável, mas que em alguns casos apenas uma aplicação é suficiente. O tempo de aplicação é rápido, ou seja, é feito em menos de cinco minutos em cada mama.

Ela explica que o laser usado em cirurgias, na depilação e em alguns procedimentos estéticos são os de alta potência, ou seja, possuem grande concentração de energia. “Os utilizados em laserterapia são chamados de ‘laser de baixa potência’ e possuem intensidade bem menor”.

Vanessa diz que normalmente as consultoras de amamentação que utilizam a laserterapia fazem o atendimento na casa da paciente ou em consultório. A sessão, segundo ela, pode variar de R$ 90 a R$ 150. A especialista explica que a laserterapia não é uma técnica nova, mas que sua aplicação na amamentação é que começou a ganhar mais evidência agora.

Consultora aplica laser na mama de paciente (Foto: Divulgação)

Consultora aplica laser na mama de paciente (Foto: Divulgação)

No Brasil, não há legislação que regulamente o uso do laser ou que discrimine quais profissionais podem ou não utilizá-lo. No entanto, é importante buscar profissionais capacitados para o atendimento. Se a técnica não for feita corretamente, Vanessa diz que há riscos de queimadura se for mal aplicado e/ou mal indicado.

“A dose é diferente para pessoas negras, por exemplo. E também há o risco de não haver o efeito desejado, se a dose ou o tipo de laser usado forem incorretos”, orienta Vanessa, que aplica o laser há dois anos em suas pacientes e vai dar curso para os profissionais de saúde interessados em aprender o uso da técnica na amamentação.os os profissionais da saúde. Não há legislação no país que regulamente o uso do laser ou que discrimine quais profissionais podem ou não utilizá-lo. No entanto, sabe-se que é necessária uma capacitação e cada profissional deve consultar seu conselho de classe.

Compartilhe!

33 Comentários

  1. Oi! Parabéns pelo vídeo! Sou Fono e tenho interesse em fazer o curso de laserterapia. Fiquei com uma dúvida, durante a aplicação do laser a mãe pode continuar amamentando se ela suporta a dor? Outra dúvida, o laser é indicado apenas p aqueles carros mais extremos ou uma fissura com dor já pode aplicá- lo? Grata pela informações.

  2. sedneia a. b. cardoso em

    estou me formando este ano em enfermagem, mas trabalho na área da saúde ma mais de 14 anos, e gostei muito dos resultados que vi, estou muito interessada em fazer o curso e me especializar nesta área.

  3. Sou enfermeira, especialista em neonatologia e pediatria, consultora em aleitamento materno infantil,gostaria de fazer o curso laiserterapia.qual valor do curso?

  4. Existe legislação sim, a fissura mamária é uma lesão/ferida. E apenas médicos e enfermeiros são legalmente aptos para manejo de feridas. De mais profissionais que fazem o manejo de fissuras mamárias, estão em exercício ilegal da profissão.

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.