Como lidar com as mamas muito cheias após a volta ao trabalho ou início do desmame

0
Compartilhe!
Quando a mãe deixa de amamentar em livre demanda é preciso tomar alguns cuidados (Foto: Marcela Calif)

Quando a mãe deixa de amamentar em livre demanda é preciso tomar alguns cuidados (Foto: Marcela Calif)

Muitas mulheres quando o bebê passa a comer mais e mamar menos sentem as mamas muito cheias e doloridas. Fazer a ordenha com a bomba elétrica ou manual nessas situações só irá aumentar a produção quando muitas vezes o intuito da mãe não é esse.

Nestes casos, a lactante pode optar pela ordenha manual (veja o vídeo abaixo) e fazer a chamada ordenha de alívio. Neste tipo de ordenha, a mãe vai tirar apenas um pouco do leite excedente deixando as mamas mais moles e menos doloridas. A consultora de amamentação e fonoaudióloga, Kely de Carvalho Torres, explica que quando a mãe volta a trabalhar e o seu bebê mama em livre demanda, o ideal é manter a ordenha no trabalho a cada 3h ou 4h. “Conforme inicia a introdução alimentar e o bebê passa a comer mais, a mãe pode fazer a ordenha em intervalos maiores e ir parando de fazer de forma gradativa”, explica. Isso não significa que ela irá parar de amamentar quando estiver com o seu bebê, mas seu corpo irá regular a produção de acordo com a nova demanda.

A consultora ressalta que não é possível parar de fazer a ordenha de forma brusca pois há riscos de ingurgitamento mamário e mastite. “O corpo precisa sentir que não precisa mais produzir aquela quantidade de leite de antes. A mãe pode começar a ordenhar menos tempo ou retirar em menores quantidades. Outra dica é usar top ou sutiãs mais justos para não deixar o seio muito solto pois assim aumenta a produção”, ressalta.

Ela ressalta que é muito importante a mãe ficar atenta aos sinais de ingurgitamento e mastite. Veja aqui o que fazer caso tenha ductos entupidos ou  uma mastite. Se a mãe sentir alguns nódulos, é interessante fazer massagem e a ordenha de alívio e, em alguns casos, usar compressa fria.

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.