Conchas e bicos de silicone podem atrapalhar a amamentação

36
Conchas prejudicam a amamentação e não devem ser usadas (Foto: Mães de Peito)

Conchas prejudicam a amamentação e não devem ser usadas (Foto: Mães de Peito)

As conchas e bicos de silicone são itens comuns na maioria das listas de enxoval. O que muitas gestantes não sabem é que esses objetos são totalmente dispensáveis pois não ajudam na amamentação e podem até atrapalhar.

As conchas de amamentação, por exemplo,  são vendidas com a intenção de ‘formar o bico’ durante a gestação e, após o parto, para ‘armazenar o leite excedente’. Vale ressaltar que a mulher não precisa ter bico para o bebê mamar pois ele mama a aréola e não somente o bico, ou seja, não há necessidade de adquirir esse objeto.

A concha também é vendida para ser usada após o nascimento do bebê para o leite não vazar, mas como é feita de plástico acaba abafando o seio e, em caso de fissuras, pode prejudicar ainda mais já que o machucado não respira e leva mais tempo para cicatrizar.  Vale ressaltar que o leite que cai nesse recipiente não pode ser dado em hipótese alguma ao bebê, ou seja, precisa ser descartado sempre.

O uso das conchas também é prejudicial pois pode obstruir os ductos mamários tornando a amamentação dolorida e, como o seio fica sempre úmido e abafado, acaba facilitando a candidíase, que é uma infecção por fungo.  Saiba mais sobre a candidíase clicando aqui. 

A fonoaudióloga e consultora de amamentação Kely de Carvalho Torres diz que a concha não deve ser usada em nenhuma hipótese. “Estrangula ducto, abafo o peito, já peguei vários casos de mastite e candidíase por conta da concha”, diz a especialista.

BICOS DE SILICONE

Também é comum as mulheres saírem da maternidade com a indicação do uso do bico de silicone ou porque  “o bico é ruim”, ou “que o bebê não consegue pegar o bico”, ou ainda que o “bico de silicone vai ajudar a mãe que está com o seio machucado”.

“Nenhuma dessas justificativas é válida ou real para justificar o uso do chamado intermediário de silicone”, explica a enfermeira obstetra Luciane Amorim. O bico de silicone, inclusive, é contra-indicado pelo Ministério da Saúde e por órgão internacionais que apoiam o aleitamento materno pois promove uma barreira entre a boca do bebê e o seio da mãe.

Já a  fonoaudióloga tem uma outra opinião. Ela diz que em alguns casos acaba indicando pois nem todas as mães estão dispostas a fazer a ordenha e dar no copinho o leite materno. “Não indico para bico machucado, por exemplo, mas há casos mais específicos que recorro. O que não pode é indicar de forma rotineira. Tem que avaliar caso a caso pois cada mulher é uma e cada uma tem suas particularidades, dificuldades.”

Ela ressalta, no entanto, que o uso deve ser feito de forma temporária se essa for a escolha da mulher. “Tenho uma paciente que tem aflição do atrito da boca do bebê com o seu peito. Usar o bico a ajudou a seguir com a amamentação, mas é para ser usado por um tempo determinado até ser retirado”, ressalta.

Mamilo invertido ou plano também não deve usar o bico de silicone (Foto: Mães de Peito)

Mamilo invertido ou plano também não deve usar o bico de silicone (Foto: Mães de Peito)

Já a enfermeira obstetra, que também é consultora de amamentação na Commadre, explica que o bico não deve ser indicado nem para mulher que tem o bico invertido ou plano. O bico nada mais é do que uma borracha que  tem uma textura totalmente diferente do seio materno que é rugoso, quente e que tem uma textura e cheiro específicos.

“O bico impede que o bebê tenha contato com o gosto do leite materno, com o cheiro da sua mãe. Muitas vezes também provoca uma falsa impressão de que o bebê está fazendo uma pega correta na mama quando não está”, comenta.

LEIA MAIS: Saiba como identificar se o bebê faz a pega correta. 

A parteira comenta que o bico de silicone normalmente é indicado por profissionais que sabem pouco sobre aleitamento materno. “Muitas vezes o profissional indica o bico de silicone sem nem olhar o seio da mulher, sem ver como esse bebê pega, como ele suga, sem observar como se dá esse processo. Ele indica o bico de silicone como uma receita de um remédio que muitas vezes vai desencadear uma cascata de outras intervenções como o uso da mamadeira, da chupeta, a introdução do leite artificial. Cada uma dessas intervenções vai minando a confiança da mãe e criando barreiras para o sucesso do aleitamento materno exclusivo”, ressalta.

Segundo a parteira, com o uso desses bicos artificiais o bebê muitas vezes acaba pegando só o bico e não abocanhando toda a auréola do seio da mãe, que é a maneira correta. “A pega correta permite e fazer o movimento de sucção eficaz a ponto de estimular a mama a aumentar a produção de leite. O  bico é danoso porque além de aumentar os traumas mamilares, ele também pode provocar uma diminuição da produção de leite”, diz.  

Quando a pega correta não é feita, acaba favorecendo mitos como o “bebê rejeita o peito”, “não tenho leite suficiente” ou “meu leite é fraco”. “O bico de silicone age muito mais no sentido de nutrir esses mitos do que de ajudar efetivamente as mães”. Conheça alguns dos mitos clicando aqui.

Luciane comenta que a indústria sempre cria novos ‘facilitadores da amamentação’, ou seja, tentam propor soluções mágicas quando na realidade amamentar é algo natural e que a mulher precisa apenas de apoio e orientação correta para ter sucesso. “Quando a gente insere os bicos artificiais justamente  quando o bebê está aprendendo a mamar, ele fica confuso e isso acaba dificultando todo o processo de sucesso do aleitamento materno”.

As mães que recorrem às conchas e aos bicos de silicone devem redobrar os cuidados com a higienização desses itens. “O bico deve ser esterilizado a cada uso assim como se esteriliza uma mamadeira ou qualquer bico artificial que o bebê receba. O que acontece é que as mães não são orientadas sobre isso o que faz esses produtos serem muitas vezes um vetor de infecções para as mamas, dificultando a amamentação por deixar o mamilo úmido, podendo provocar um aumento do risco de infecção e da gravidade de traumas mamilares já existentes”, observa.

Compartilhe!

36 Comentários

  1. Se não fosse o bico de silicone eu não teria conseguido amamentar minha filha. Para mim o importante é ela mamar, mesmo que pra isso eu tenha que usar um intermediário. Agora, meu caso era necessidade, pois ela não pegou no seio e eu tentei até minha aréola ferir e sangrar. Meu leite não diminui com o bico de silicone, tanto é que dôo leite, mas realmente tem que ferver após cada uso.

    • Faço das suas palavras as minhas!!!! Não fosse o bico de silicone minha filha estaria tomando leite de vaca!!!! Agora ela mama muito bem e eu estou cheia de leite! Esse povo não sabe o que diz, é muito generalista! Cada caso é um caso!!!

    • O bico silicone me ajudou muito (estou usando tem 30 dias e agora meu bico formou e estou tentando tirar o bico silicone)
      Minha bb chegou até a passar fome!! Então com bico ou sem o que importa é ela estar alimentada.

    • Essas matérias falam como se tudo fosse fácil e natural, são muito generalistas, parece que querem forçar a todo custo que tudo seja o mais natural possível. O que importa é o bebê se alimentar, nem sempre dá pra ser tudo natural. A concha e o bico tem muita utilidade sim, e salvam muitas mães de desistência de amamentar. E só causam essas infecções, micoses etc se forem usadas incorretamente.e

      • Jaqueline Agnoletto em

        Também acho, sofri por dias pq não tenho bico suficiente, e o intermediário foi o que me salvou graças a Deus, não importa a maneira, o importante é o bebê estar alimentado! Usar ou não,não faz ninguém menos mãe

  2. Acho que vocês se equivocaram um pouco em relação às conchas de amamentação. A maioria tem respiradouros e é feita de silicone cirúrgico. como o bico rachado não encosta em nada, as conchas, quando usadas para recuperação de seios com fissuras podem ser as maiores responsáveis pelo sucesso da amamentação. e alívio da dor.

    • Exatamente. Eu também usei muito as conchas, meu leite não empedrou, pois ela deixa sair livremente. E tem respiradouro sim, não fica nada abafado. E lógico, que não dou o leite que fica na concha pra criança… 👶 Mas me ajudou muito. Usava direto, só tirava pra dormir. Mil vezes melhor que usar absorvente de seios. Isso sim abafa…

  3. Tambem concordo que falaram mal de conchas por nao saber como utilizar corretamente. Ha marcas excelentes, com convexidades que facilitam a drenagem do excesso de leite, dão alivio quando esta muito turgido e empedrado, drenando o excesso de leite e evitando mastite. Alem de ter orificios que aeram o mamilo e evitam a ficção com o sutiã quando esta ferido (nesse momento ideal para por leite em cima ou creme de petroleo para cicatrizar). Conchas nao devem ser utilizadas continuamente, mas para alguns momentos de alivio, sao salvadoras. Nas instruções ha a orientacao que o leite nao é ideal para o consumo. O que nao se deve usar sao absorventes nas mamas, isso sim leva a candidiase, ao contrário da cocha aerada.

  4. Super concordo com os comentários sobre as conchas … Eles me ajudaram e mto! Meu bebê Mamou exclusivamente até os 6 meses e mama até hj, hj ele está com 2 anos. Não entendo porque falaram q o leite das conchas tem que ser desprezado? Eu tirava o leite da concha e congelava, posteriormente doava para um banco de leite aqui da região chamado anjos do peito…fiz isso até os 4 meses…

  5. Usei por 3
    Anos a concha. Graças a ela consegui amamentar meu filho que ficou uma semana na UTI, meu peito inchou, tinha bico invertido, e sangrava com a ordenha e as tentativas de amamentação.
    Uma fonoaudióloga que me indicou após 3 semanas de sofrimento…já estava desistindo de amamentar e tinha muitíssimo leite.
    Com a concha tudo se resolveu, bico, feridas, pega, alergia e acoceira do material do absorvente de seio…
    As mães tem
    Que conhecerem as possibilidades e escolher as
    Que
    Melhor se adaptam. Pra mim, foi a salvação.

    • Oi Carina,

      Estou gravida de 28 semanas e ouvi que ja posso começas a usar a base rigida p ajudar a formar melhor meu bico que é pequeno, a partir de quantas semanas antes do parto vc usou? e qual marca vc me indica?

      • Minha experiência nesse caso é: quando o bebê mama, estimula o mamilo, ele cosruma ficar maior logo no início da amamentação. Pelo menos foi o que ocorreu comigo. Foram aumentando um pouco na gestação, e na amamentação cresceram bem mais.

    • Essas matérias falam como se tudo fosse fácil e natural, são muito generalistas, parece que querem forçar a todo custo que tudo seja o mais natural possível. O que importa é o bebê se alimentar, nem sempre dá pra ser tudo natural. A concha e o bico tem muita utilidade sim, e salvam muitas mães de desistência de amamentar. E só causam essas infecções, micoses etc se forem usadas incorretamente.e

  6. A concha de amamentação é ótima,já ajudou muitas mães que conheço, é muito importante a higiene e verificar se esta ventilando bem,tem algumas que tem um orifício que é muito pouco para ventilar.Lembrando que o bebê precisa abocanhar a auréola e não o bico do seio, não adianta usar utensílios para amamentar se o bb não pega corretamente, a amamentação é pode ser difícil no começo mas com muita paciência e amor ( e orientações corretas) da certo e vale muuuuuito a pena .

  7. Denise Machado Barbosa Ribeiro em

    Trabalho em uma UTI há vinte anos e acredito por experiência que cada bebê é diferente do outro, não podemos generalizar. Alguns bebês que nasceram prematuros, muitas vezes, mesmo com ajuda profissional especializada não conseguem fazer a pega adequada, ou porque têm aviva muito pequena, não tem força pra sustentar a sucção em mamas que são grandes, por exemplo. Nestes casos eu comprovadamente percebi que os bicos de silicone foram de grande ajuda. Obviamente que o bebê deve ser acompanhado e quando for capaz, deve ser amamentado sem este artifício. O importante que mãe e filho estejam confortáveis e que a amamentação não seja sacrificante para ambos, como pode acontecer.

    • Concordo!! No meu caso, eu tenho areolas grandes, sem bico e minha filha nasceu com o freio lingual grande, quase chegando na ponta da lingua, mas nao caracteriza como lingua presa, entao nao fizeram o corte. Por esses motivos ela ate faz a pega correta, porem nao consegue sustentar por mto tempo.

  8. Acho que essa postagem está muito generalizada. Meu filho também não pegou meu peito por falta de bico. Toda vez era um sacrifício pra fazer ele pegar meu peito e sempre tinha que ter alguém pra me ajudar. Mas não posso esperar por alguém a toda mamada dela. Então aderi a usar o bico de silicone. Ele pegou numa facilidade! Gostaria muito em poder amamentar sem nada, mas o importante é AMAMENTAR! Então pra mim super funciou! Cada caso é um caso. Não podemos generalizar! Ah, usei a concha também pq meus peitos estavam super machucados e não aguentava nem ter o sutiã encostando nos peitos! Com a concha sarou!

  9. Boa tarde! Eu uso as conchas de amamentação, pq tenho muito leite, meus seios ficam inchados, doem qdo meu bebê vem sugar, por isso, para alívio de dor e uma mamada de qualidade, optei pelas conchas. Só tiro qdo vou dormir, e claro, qdo estao cheias esvazio e higienizo.
    Já os absorventes não gosto, estes sim, ficam coçando meu seio e não dão conta qdo estou com o peito muito cheio, vazam :/

  10. É esse tipo de postagem que faz com que nós, mulheres, nos julguemos!

    Esses dois itens sao necessarios sim. Nem sempre a amamentação é tão simples assim e natural. E esse pensamento faz com que as mães q nao conseguem amamentar entrarem em depressão.

    Se a industria trabalha pra ter artifícios para amamentar, deviamos agradecer!

    Pra mim, vocês fizeram um desserviço!

  11. Eu não tinha bico e qd mh nenem nasceu ela começou pegar errado e as enfermeiras de cima falando q ela tinha q mamar o colosso e tal foi ate q meu peito machucou e ficou mais difícil a amamentação. Foi no hospital mesmo q mh mae comprou p mim o bico de silicone e se n fosse isso eu n teria dado o peito p ela. E eu uso as conchas tbm pq eu tenho muito leite e tenho medo de usar fralda ou absorvente e perder o bico q ja formou … mas e um saco essas conchas sem contar q vez ou outra vaza ne 😬

  12. A dose anos atrás eu comprei o bico de silicone ela não resolve tudo mais ajuda,eu chorava para amamentar,, minha filha chorava de fome, a dois anos atrás eu fiz uma redução de seios eu pedi pro médico tentar resolver ele disse se fosse possível tentaria corto meu seio em formato T é o método mais adequado para quem planeja amamentar,no meu caso não teve muito sucesso eu realmente não tenho bico hoje estou grávida do meu segundo filho e vou fazer o possível e impossível vou utilizar concha e bicos de silicone .

  13. Que matéria absurda e feito por uma mulher que nunca sofreu em amamentar. Graças às conchas que consegui amamentar meus dois filhos. Bico plano tem sim que usar as conchas.

  14. Falar que a concha nunca deve ser usado, quem escreveu essa merda toda? Acho que se não fosse essa concha eu não teria conseguido amamentar. Que. Tem candida é pq não higienizou corretamente. O leite hidrata o bico do seio. Usei 4h por dia apenas. Meu seio mudou bastante e foi com a base flexível. Usei e recomendo!

  15. Usei e recomendado o uso das conchas! Pra mim foi essencial no processo de amamentação! Meu peito (leite)não pedrou, tbm tinha respiradouro e sempre higienivaza. Não tive nenhum tipo de problema. Eu tinha dificuldade quando usava o absorvente, esse sim fazia o peito doe muito e “achatava” o bico. Usei e usarei novamente.

  16. “o peito não precisa ter bico” blá blá blá, haja paciência pra tanta teoria romantizada, a prática é BEM DISTANTE disso!! A não ser que o bebê nasça um exímio sugador o bico faz diferença sim!! Meu mamilo é curto e minha bebê tem dificuldade pra sugar pq o bico não estimula o céu da boca nem a lingua! Imagine quem tem mamilo plano ou invertido! Esse politicamente correto da amamentação mais ajuda do que atrapalha, bebês não são robôs, nao são livro texto, sao seres humanos complexos e a amamentação envolve dois
    seres hhumanos e suas anatomias e uma série de fatores que tem que dar certo! Toda tecnologia que ajude é bem vinda! Depois que introduzi o bico intermediário ela começou a sugar, se não fosse o bico meu leite teria secado e eu não teria amamentado de jeito nenhum! Hoje ela já evoluiu e já tá até pegando sem o bico, a sucção que ela faz com um bico funciona como exercício!

  17. NO meu caso uso as conchas e super indico pq tenho muita sensibilidade nos bicos e ficam sempre doloridos, e ainda estou com 22 semanas… se nao fosse as conchas estaria ate hj com dores nos bicos… da um pouco de coceiras principalmente no calor pq transpira um pouco.. bejinhoss

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.