Crise dos três meses; entenda o que é e como enfrentar naturalmente essa fase

62
Por volta do terceiro mês bebê faz mamadas mais rápidas (Foto: Carolina Zia Fotografia)

Por volta do terceiro mês bebê faz mamadas mais rápidas (Foto: Carolina Zia Fotografia)

Passadas as dificuldades de amamentação que normalmente surgem no primeiro mês, o bebê começa então a mamar lindamente, ganhar peso, enfim, vai tudo bem até que por volta do terceiro mês de vida começam a surgir novas preocupações para aquela nova mãe. O bebê passa a ganhar menos peso e as mamadas, que antes levavam mais tempo, duram poucos minutos. Isso é completamente normal e é chamada da ‘crise dos três meses’.

O pediatra espanhol Carlos Gonzales diz que por volta dos dois, três meses “os bebês tornam-se tão eficientes na mamada que são capazes de mamar tudo o que precisam em cinco ou sete minutos, algumas vezes em três minutos”, diz em seu livro “My Child Won´t Eat: How to enjoy mealtimes without worry” (Meu filho não come: como aproveitar as horas da refeição sem preocupação, em tradução livre).  O médico espanhol explica que isso é completamente normal, mas muitas mães estranham pois são informadas que o bebê deve mamar “pelo menos 10 minutos”.

As mães também notam que o leite não vaza mais como antes e os seios que antes viviam cheios ficaram mais ‘murchos’.  “O excesso de leite, que antes pingava, já não pinga. Isso faz com que ela tenha dúvidas sobre a sua capacidade de amamentar e produzir leite o suficiente para seu filho. É importante saber que cada mãe tem a capacidade de fabricar o leite que o bebê precisa em cada uma das etapas de crescimento. Ela deve confiar em si mesma e sobretudo continuar oferendo o peito ao bebê em livre demanda”, explica a psicóloga e consultora em amamentação, Mariana Lanna.

Mariana explica que o ingurgitamento das mamas nas primeiras semanas não tem nada a ver com a quantidade de leite produzida e sim com uma inflamação temporária que é normal no início da lactação. Agora, os seios em tamanho mais ‘normal’ são um sinal de que a amamentação está regulada, estabelecida.

O ganho de peso menor também é esperado nessa fase pois os bebês passam a ficar mais tempo acordado e, é claro, mais ativos. “O gasto energético é maior e o ganho de peso diminui, o que não é motivo de preocupação. Sua capacidade gástrica também aumentou, o que faz com que ele fique períodos maiores sem mamar”, comenta.

Mariana explica que no terceiro mês acontece um salto de desenvolvimento do bebê. “Ele começa a perceber que o seu mundo é bem maior do que o aconchego do seio materno. Mamar deixa de ser sua principal atividade. Ele começa a se interessar e se distrair mais pelo ambiente, pois passa a percebê-lo com maior amplitude, mais cores, sons, cheiros e texturas. Ele descobre suas mãos, e o corpo da mãe, e quer tocá-la e tocar a si mesmo colocando a mão na boca, por exemplo.”

Nessa fase é um período turbulento pois ocorre um abrupto aumento da demanda de cuidados ao bebê e consequentemente um aumento de fatores estressantes à mãe e à família, como a privação de sono, por exemplo. A consultora de amamentação orienta as mães a tentar amamentar em ambientes mais calmos, com menos estímulos para que o bebê se distraia menos.

Mariana, que também faz atendimento de pós-parto, diz que os pais precisam entender que o bebê está aprendendo a viver no mundo extrauterino. “É muito importante que os pais tenham informação e também tranquilidade e disponibilidade emocional para lidar com essas mudanças e se adequar as fases do bebê”, comenta.

Compartilhe!

62 Comentários

  1. Boa tarde, minha bebe faz 4 meses dia 6 e por acaso acabo de ler este blog no qual fiquei esclatecida e mais satisfeita, mas vou contar como é meu caso com a minha bebe. Chama.se Núria, um bebé bem disposto acorda alegre sempre sorrindo brincando mexe.se muito e acho que até é bem desenvolvida, pediatras afirmam e tudo. Sinto.me sortuda, pois com a minha mais velha de 12 anos noto e que bem me lembro nao tive problemas com ela, aconteceu ter sido mais nova e a experiencia era bem pouca e passei uma face mais complicada, stress etc. Com esta as coisas ja sao diferentes, eu ainda amamento e estou super anciosa porque quero amamenta.la no maximo ate aos 6 meses e tenho feito por isso. Da 1 filha foi so ate aos 3 meses devido a este caso, choros preocupacoes stress etc e acabei por secar meu leite😢😢😢. Gostava de saber que metodos ainda mais simples para continuar a amamentar, minha bebé durante a noite vai so com um peito adormece e passado 2 3 horas acorda num berro choros e nao ha control e eu fico assustada, ja pensei em fazer leite formula e dorme mais durante a noite, como se mamar 2 peitos tambem dorme mas nao é a mesma coisa. Durante o dia ela mama pouco e esta mais tempo acordada. Chora ter sono mama pouco e sente.se aborrecida depois. Sera que este procedimento é todo normal.

    • oi Andreia, é super normal sim. Tente amamentar deitada pois você consegue descansar mais enquanto amamamenta….Logo essa fase ira passar e ela dormirá melhor à noite. Continue só com o seu leite que é o melhor alimento para seu bebê

  2. Adorei! Sou enfermeira obstetra e fico com os cuidados com as puérperas.gostaria de receber e-mail sobre mitos, importância da amamentação, como lidar com mamas turgidas

  3. Olá!!! Parabéns por esse trabalho lindo e tão especial, podendo ajudar à tantas mães e bebes nessa fase muitas vezes de tantas incertezas!!!! Meu depoimento é para trocar com as mamães que tudo passa!!! As fases mudam num piscar de olhos… e noites mal dormidas, dores ao amamentar, choros descontrolados, tudo vai passar!! Tenho duas filhas, uma de 5 anos e a outra de 5 meses, e agora com a segunda realmente estou mais segura e mais disponível para viver cada momento, doação pura!!! O mais importante é alimentá-la com livre demanda e cobrir de amor no meu colo!!! São minhas prioridades nessa fase enquanto dependem exclusivamente de mim! Beijos… Muitas felicidades para todas !!!! Viva a maternidade!

  4. Olá boa noite, a minha dúvida é referente a mamar deitada, eu vi você indicando pra uma moça e já vi algumas pessoas dizendo que fazem isso, mas a minha dúvida é referente a colocar o bebê pra arrotar, pq se a gente dá mamar deitada pra descansar, depois eu preciso levantar pra colocar o bebê pra arrotar?

    Ahh lembrei de outra dúvida, como eu sei se o meu peito tá murcho pq tá fabricando leite suficiente ou se o leite tá secando? Como eu faço para diferenciar?
    Desde ja obrigada.

  5. Excelente matéria! Sinto por não ter lido quando o meu filho passou por essa fase! Miguel chegava a mamar em 3 min, e eu ficava desesperada achando que não era o suficiente, mesmo ele se desenvolvendo super bem! Gerou muita insegurança e preocupação, mas por acreditar nos benefícios da amamentação segui persistindo! Já compartilhei e que chegue essa informação para outras mamães!

    • Olá, meu filho vai completar 4 meses dia 09/05 e ele sempre mamou no máximo 6 minutos a cada três horas, e agora começou a aumentar esse tempo a cada 4 horas se eu tentar da antes ele fica chorando e irritado, fico preocupada se ele vai se desenvolver normalmente!!

  6. Olá
    Minha bebê e eu estamos bem no meio dessa crise e ela chora bastante no entremeio das mamadas.
    Eu costumava tirar o leite da mama com facilidade, agora não consigo mais que 10 ou 15 ml por tentativa. Tirava 120 antes.
    Minha bebê mama e quando termina a mamada, chora, insiste no peito, puxa mais. Parece sempre insatisfeita.

    Isso é normal? Devo inserir alguma outra alimentação ou algo que faça meu leite aumentar??

  7. Minha bebê é uma eximia sugadora desde a primeira mamada. Nunca tive nenhum problema com relação a isso. Entretanto é proporcionalmente faminta. Na crise dos 3 meses, ela estava tão ativa e excitada com as descobertas que esvaziada os dois seios em menos de dez minutos mas não tinha paciência de continuar sugando até que mais leite fosse produzido. Foi quando começou o martírio. Gritava, socava meu seio, dormia 4 horas por dia! Isso tudo gerou um stress tão grande que meu leite começou a secar.

    Resumo da opera: precisei tomar remédio pra estimular a produção de leite e ela, 1 mamadeira com complemento a noite por 15 dias.

    Agora já voltamos ao normal. E só peito por aqui. Não sou rígida nem neurótica. Sou a favor do mais coerente e confortável pra minha pequena. Deixar passar fome? Fora de cogitaçao.

    • Olá Fernanda!

      Minha bebê é exatamente igual! Não tem paciência de continuar sugando até que mais leite seja produzido. Fica irritada, chora, esperneia. Como você resolveu isso? Não sei mais o que fazer!

    • Tenho um bebe de 3 meses que esta exatamente assim… ele esta sempre com fome.. irritado… chora muito… começei a completar com formula… mas queria oferecer só o peito tbm…

  8. Boa tarde! Meu bebê tem 5 meses sempre que ele pega no só o mandando ele da uma tremidinha na cabeça, mais e só quando está mamando e quando dorme relaxa, acordado ele não faz.
    Gostaria de saber porque e se e normal?

  9. Boa tarde! Meu bebê tem 5 meses sempre que ele pega no sono mamando ele da uma tremidinha na cabeça. Mais e só quando está mamando e relaxa. Quando está acordado ele não faz. Gostaria de saber o porque e se e normal?

  10. Boa noite
    Gostaria de saber se essa crise dos 3 pode acontecer aos 4 e meio. Pq meu filho dormia muito bem de um 2 semanas pra cá ele vem lutando contra o sono. Já nos 3 meses ele nao tinha isso l. Pode acontecer aos 4?

  11. Meu bb de 3 meses e meio está muito distraído durante as mamadas , até com minha mão ele se distrai. Está irritado e dormindo mal. Mama melhor qdo está sonolento. Qdo tá acordado está mamando pouco ou não quer. É típico da crise né?!

  12. Ola meu bebê esta com 3 meses e não está querendo mamar direito, chora muito e as fezes dele esta sempre verde, a minha alimentação nao e ruim. E ele perdeu peso por favor me ajude.

    • Debora, procure um banco de leite perto de vc. O atendimento é gratuito e vc sairá de lá com muita segurança do que fazer. As suas informações podem levar a algumas possibilidades, mas não dá pra ter certeza do que é. Uma dica é que ofereça o peito e deixe o bebê mamar até largar, geralmente dormir ou estar bem, satisfeito. Fezes verdes podem indicar que ele tá tomando o leite do comecinho do peito e ele tem muita lactose, o que deixa verde. Se ele esvaziar o peito todo, isso muda pra amarelo. Então, não fique mudando de peito, não acredite nesse trem de tempo determinado em cada mama! Outra coisa, se o bebê chora muito, sem parar, não dorme satisfeito mesmo depois de ter mamado por 40-60min, tente dar um complemento de 30ml para cada kg de peso do bebê. Por exemplo: se ele tem 3kg, deve preparar 90 ml. Se tem 4kg, deve preparar 120ml. Se tem 5kg, deve preparar 150ml. Ofereça depois do peito e veja se o bebê se acalma e dorme. Se isso acontecer, pode ser fome, talvez seja preciso complementar. Se for isso, não deixe de ir no banco de leite e aprender como fazer para aumentar o seu leite, pra que vc só use complemento pelo tempo mínimo necessário. Fique tranquila, vc tem toda capacidade de amamentar, procure ajuda! Tem jeito!

    • As fezes verde pode ser cólica, pelo menos com a minha era, sempre que saía verde ela tinha muita cólica… E é normal a cólica vir na hora da mamada, por isso eles rejeitam o peito. Existe muitas formas de aliviar as cólicas, massagem, bolsa de água quente… Dar um banho quentinho tbm ajuda.

  13. Meu bebê está com três meses. Mama! Mas desde q nasceu que tento dar leite de fórmula também pois ele não ficava satisfeito com as mamadas. De início era apenas complementação. Mamava nos dois seios e depois era q ele tomava um pouco de leite. Bom é isso não acontecia em todas as mamadas não. O tempo foi passando e eu comecei a dar mamadeira apenas quando ele acordava a noite, uma vez só pois quando ele acordava q eu dava o peito ele só encostava a boca no peito e já dormia. Tava ficando terrível e quando dava a mamadeira ele tomava e dormia bem. Assim ficou e agora já não acorda mais a noite. Ele vai dormir cedo e antes de eu deitar eu dou uma mamadeira pra ele. O problema é que agora está sendo o seguinte: ele acorda e vou dar mamar ele mama bem pouquinho se estressa e larga o peito que por sinal está bem cheio. Aí eu dou um tempo e então novamente ele fica irritado demais! É um sacrifício! E assim vou tentando a manhã toda. As vezes tenho que levantar e ficar andando p ver se ele fica quieto , eu insisto bastante. A tarde depois q ele dorme quando acorda eu tento dar uma mamadeira, mesmo depois de três ou quatro horas de sono ele toma de 30 a 60 ml e não quer mais de jeito nenhum. Do mesmo jeito é a mamadeira q antes eu dava antes de dormir
    Não tem jeito não! Ele não quer!!! Começa a tomar, passa um tempo puxando que daria pra tomar toda a mamadeira mas quando solta não tomou nem a metade. To estressada com isso!!! O leite q ele toma é o NAN pró.

  14. Olá, meu bebe fez 3 meses hoje. Com 2 meses e meio aproximadamente começou a chorar muito ao mamar. Fomos a pediatra e elaandou complementar pois ele havia perdido peso. Em paralelo, comecei a tomar Remédio para aumentar a produção de leite. Ordenhava meu leite com a mão e dava para ele. Tentei dar na sonda, mas ele, ao perceber a sonda, fazia um escândalo tem, se joga para trás, mete a mão na sonda. Tentei na seringa e outro caos, ele se debate e acaba às vezes machucando a boca. Por fim, acabei dando a mamadeira. Mesmo ordenhando, meu leite está diminuindo e cada vez menos ele pega o peito. Hoje mais uma vez tentei insistir com a sonda e ele praticamente não mamou. Acabei dando a mamadeira agora à noite. Não sei mais como fazer :(((

  15. Minha bebe acabou de completar 3 meses E não quer mama no peito fica muito irritada tem três dias que está desse jeito estou ordenhando na bombinha manual e dando na mamadeira pra ela. Toma uns 60ml. Mas tenho medo dela ñ quere o peito mais. Acho que ela está nessa crise dos 3 meses. Socorro o que eu faço.? Quantos ml ser a o suficiente pra ela enche a barriguinha dela. Tenho medo de ñ estar dando o suficiente ou dando demais….

  16. Meu bebe de dois meses e 26 dias, só sabe dormir se mamar até fazer a alimentação não nutritiva e mesmo assim eu quando vejo que ele esta no sono profundo eu coloco para arrotar e passar trinta minutos com ele em posição vertical, ele já tá logo sinal em menos de dois minutos chora muito e tenho que refazer tudo de novo me ajude estou ficando louca acho que meu leite vai acabar de tanta preocupação.

  17. Gente, vcs viram ai em sima que o melhor prós seus bebes é o leite materno, eu sei que é difícil mais não é impossível, tenham força e Boa vontade, que isso é so uma fase, vai passar.

  18. O correto é oferecer o seio que foi dado por último, pois é no final que contém a gordura necessária pro seu filho matar a fome, depois ofereça o outro. Esse blogue é ótimo e esclarece muito bem as coisa. Parabéns.

  19. Olá , gostaria de saber se o peso da minha bebê está bom , ando muito preocupada ela tem 3 messes e tá pesando 4,685 e com 58 cm , dou mama sempre ! As vezes penso em dar mamadeira pq acho q o peito não tá sustentando ela .

    • Cada bebe se desenvolve de uma forma diferente leve seu bebe no médico se ele disser que está bom fique despreocupada a minha bebê com 3 meses pesava 7
      5.700

  20. Oi,
    Tenho um bebê de 3 meses, que chorava muito quando chegou no 2° mês… ele esperniava… todas as pessoa mais velhas dizia ser fome, mas eu não queria dar outra alimentação a não ser o peito… minha produção de leite foi baixando como esta descrito acima… E meu bebe tem a língua presa, por isso não conseguia puxar direito o leite, baixando a produção.
    De tanto falarem que era fome, como a pediatra dele estava de férias estou dando por conta própria fórmula para complementar, e não tirei o peito.
    Mas ele mama 180 ml umas 6X por dia mais o peito em livre demanda… e mesmo assim está sempre com fome… Não sustenta ele…
    A noite desde quando nasceu ele mamava 2X na madrugada, mas desde os 2 meses e meio tem acordado mais vezes, tem noites que ele acorda 6X… De madrugada só dou o peito…
    Isso é normal ???

    • Boa noite , ele não está com dorzinha? Pois a quantidade indicada para 3 meses é no máximo 120ml quando o bebê estiver com muitaaa fome,pois o normal é 30ml a 60ml.
      Uma amiga minha estava dando muita fórmula em cada mamada teve que levar para o hospital pois o bebê estava chorando muito estava comendo demais

  21. Olá meu bebê fez 3 meses hoje e durante uns 3 dias atrás ele não quer pegar no peito eu ofereço quase toda hora mas ele não quer nem sabe chora muito desesperadamente, as vezes penso que ele ta sinto alguma coisa mas aí eu vejo que não e nada, ate dormi sem mama, mas quando acorda ave maria falta me deixa doida… E assim que ele nasceu ele tomava o NAN, pq ele chorava muito e a pediatra mandou eu completa mas quando entro nos 2 mês ele largou por conta própria. E agora ele não pegar nem a Choquinha e o peito só com muita luta já não sei oque fazer… Alguém me ajudá!

  22. Oi Oi me chamo Lenice minha bebê depois que fez 3 meses mama bastante mas ela parou de fazer cocô não sei se é prisão de ventre mas estou preocupada pois ela acorda chorando e sempre quer mamar sei que tenho bastante leite pois eu espirro sai bastante queria saber se é normal o bebê ficar 2 a 3 dias sem fazer cocô você é porque ele tá mamando mais e tá parando de fazer cocô menos

  23. Hola , minha bb tem 3 meses e 22 dias ela faz 8 vesses cocô por dia, mama e ja faz cocô , eu ja levei no médico e fiz exames estou esperando o resultado, isso pode ser normal? O aleitamento exclusivo LM , estou preucupada !

  24. Olá! Gostaria de saber se é normal o bebê não olhar fixamente para os olhos da mãe enquanto mama. O meu filho me olha nos olhos em muitas ocasiões, mas não quando mama. Ele completa 3 meses neste dia 8.

  25. Olá,
    minha bebê está com 3 meses, mama exclusivo no peito, não dou chás nem utilizo de mamadeiras ou bico, mas tem alguns dias que ela começou a “brigar” na hora de mamar, se jogando para trás chorando bastante, o desenvolvimento dela está super normal com um ótimo ganho de peso e crescimento, pode ser que ela esteja rejeitando o peito? O que pode ser? Alguma sugestão?

    • Está acontecendo o mesmo comigo..
      eu dei mamadeira com leite materno 2 x, pois fui trabalhar e meu marido ofereceu.
      Agora está esse estresse para mamar.
      Parece que meu peito tem espinho! 😔
      Deixei ela sem ama-me por 3 horas, aí agora ela mamou os dois seios e dormiu 🙏
      Ela está com 6.800 g e 62 cm, mas no último mês ganhou só 600 g, o que me preocupou..
      está com 3 meses e 7 dias..
      ela mamava tão bem e ganhou tanto peso até agora.. estou preocupada, será possível que meu leite vai diminuir a produção!?

    • A minha também ta assim chora e não pega o.peito de jeito nenhum
      Tive três filhos nenhum pegou mamadeira ate um ano e pouco
      Essa tive q da porque ela grita e não.mama.como vou deixa com fome
      Não.sei q Fasso não quero desmamar

  26. Boa noite…
    Gostaria de tirar uma dúvida
    Meu bebê fez 2 meses ontem, dia 24 de fevereiro
    Ele costumava dormir muito bem, os intervalos de mamadas eram bem regulados, ficava sozinho no carrinho, ou deitado no chão..
    Porém há umas duas semanas, este comportamento tem mudado
    Os intervalos de mamadas diminuíram, não dorme durante o dia, e acorda mais vezes durante a noite, parece que o leite não está saciando e sem contar que só quer ficar no colo, dorme por no máximo 5 minutos e já acorda chorando
    Deu Um melhorada nos últimos dias, parece está votando ao normal aos poucos…
    Porém fico sem saber o porquê disse, se é algo normal, e só uma fase também, ou eu estou fazendo algo de errado..
    Alguém sabe me dizer?

  27. Amei o post esclareceu muito pois estou passando por isso ele tem 3 meses eu achava que o problema era cmg meu seio não fica tão pesado como antes e ele não fica tanto tempo mamando td agora tira a concentração dele é um pouco complicado até para mamar pois tenho um filho de 4 anos e agora o mais novo qr observa mais o irmão e não qr mamar então vou pro meu quartofecho a porta espero ele relaxa e dou de mamar ele mama mais se ouvir a voz do irmão kkk para e fica fazendo barulhos com a boca pro irmão ir vê-lo e dar a atenção.

  28. Ola! Meu filhote acabou de completar 4 meses. Nos últimos dois meses ele cresceu 5cm e engordou somente 940gr.
    Tbm percebo a mama bem.murcha e pouco leite. Não vaza mais. O pediatra disse que tenho que aumentar minha produção de leite ou introduzir a fórmula após as mamadas.
    Estou fazendo de TD para ter mais leite. Comecei a oferecer a fórmula tbm, mas ele não aceita. Não chupa bico, não gosta da mamadeira. Não gosta do gosto da fórmula.
    Estou muito aflita, para minha produção de leite não aumentou e ele não aceita a fórmula. Não quero que ele fique com fome.

  29. A minha também ta assim chora e não pega o.peito de jeito nenhum
    Tive três filhos nenhum pegou mamadeira ate um ano e pouco
    Essa tive q da porque ela grita e não.mama.como vou deixa com fome
    Não.sei q Fasso não quero desmamar

  30. Bom dia. Me chamo Fabiana e tenho a pequena Clarice de 2 meses e 3 semanas e ela está exatamente assim. Meu peito não enche eu fico preocupada aí choro, por medo de secar. O que faço??? Me ajuda por favor…

  31. Olá. Minha sobrinha hoje tem 2 meses e 21 dias. Com 2 messes tomou as vacinas normalmente. Pegou gripe com 2 dias. Desde então ela não mama mais , tem nojo do peito.
    Tomava mamadeira de 2 em 2 horas. Depois dessas vacinas e a gripe , ela não quer nem a mamadeira mãos 😢
    Mamães mais experientes, me ajudem
    Ela só quer comer de manhã e à noite
    Por vontade dela
    Durante o dia , fazemos a mamadeira e dams pra ela , ele bebe um pouquinho e não quer mais. Tá só emagrecendo .. O que fazer?

  32. Olá, meu bebê eh prematuro por isso acabo me perdendo um pouco nisso. Ele tem 6 meses idade corrigida 3 meses ele por si largou o peito. Esta na mamadeira. Desde da sua alta sempre fui muito rígida em questão dos horários das mamadas, 3 em 3 hrs de uns dias pra cá ele esta dando um trabalho pra mamar as vezes mama as vezes não. A noite ele mama bem. Pois sua ultima mamada sempre dou as 23:00 dps ele acorda la pelas 4:00 da manha super com fome.. será q posso deixar ele mamar apenas nos horários q ele realmente esta querendo? E se ficar tempo de mais ? Preciso de ajuda 🙁

  33. Olá. A minha bebe acaba de completar 2 meses. E ela não dorme mais de dia. Quando cochila e por uns 10 minutos e fica chorando o tempo todo. Estou dando a quantidade de leite para a idade. Pois do toma fórmula. E a noite ela dorme bem . Dorme das 20:00 as 6:00. Devo considerar normal

  34. Oi, estou passando por isso também, minha bebê tem 3 meses e duas semanas, ela só mama na mamadeira, não tive muito leite, o preocupante que o pediatra dela quer que ela coma em 3 em 4 horas mas ela não come, ela fez o horário dela de 5 em 5 horas mas de alguns dias pra cá ela está mamando muito pouco, dó a mamadeira ela chora se joga pra trás fica com a mamadeira na boca e não pucha fica irritada, ela está tomando Aptamil, com infrantini e três vitaminas Ultrafer, carnaval, e GrowVitBB devido o peso dela está baixo 4100kg, mas ainda continua sem apetite, não sei mas o que faço. Alguém ja passou ou está passando por isso.

  35. Olá.
    Meu bebê está com 3 meses e meio, há duas semanas não mama direito está perdendo peso e meus seios muito cheio. Ele tem chorado se irritado com facilidade, não sei o que fazer. Alguém pode me dar uma dica do que pode estar acontecendo?

  36. Luana da Cunha Andrade em

    A minha bebê tem sopro e insuficiencia cardíaca.ela chora quase o tempo todo quando está acordada.e quando o pai ou outra pessoa tenta pegala ela chora até ficar tossindo.ai eu acabo pegando ela.minha bebê tem 3meses.e normal ela agir assim?

  37. Meu bebê está com 2 meses e meio. De três dias pra cá, ele fica muito irritado do peito tentei oferecer mamadeira e não quer, só quer dormir no meu colo de dia mesmo assim cochilos pequenos. Chora por causa de tudo. Notei que ele descobriu a mãozinha. Cólica na boca toda hora e mexe muito ela. Está prestando mais atenção nas coisas. Quando olha um cachorro por exemplo ele fixa o olhar e grita. Kkkkk essa fase de vcs demorou passar?! Estou exausta não consigo nem ir no banheiro que ele chora, e quer só o colo meu de mais ninguém serve.

  38. Ana Paula Martins em

    Olá….meu bebê tem 3 meses e não quer mais mamar no peito….eu tbm estou com pouco leite….quando tiro é no máximo 15 mls e tento dar a ele na mamadeira,mas ele tem ânsia……ele anda preguiça para mamar na mamadeira…….ele nasceu de 7 meses e ficou na Uti…..então ele já veio do hospital tomando mamadeira…..tento colocar ele no peito,mas ele chora mto e enjoa….o que eu faço?

  39. Olá
    Li o post e realmente esclareceu algumas duvidas, mas vou relatar meu problema hoje.
    Minha bebe tem 3 meses e começou a tomar o leite de lata, mas também mama o peito isto por que esta no processo de adaptação pois vou retornar ao trabalho. Ela mama somente no periodo em que não estarei em casa das 8h as 18h e depois dou o peito e antes dela domir dou uma mamadeira pois percebi que ela dorme melhor e durante a noite somente o peito.
    Acontece que desde quando ela pegou o complemento ela acorda as 6h chorando como se estivesse com dor.
    Li que pode ser a gengiva incomodando tambem pois ela esta babando muito, mas não acredito que seja isso, será que pode ser o leite, pois acordo dou o peito pra ela que suga ele um pouco e depois volta a dormir.

  40. Graciely de Paula em

    Meu Bebe faz 3 meses no daqui 1 semana. e á dois dias em algumas mamadas ele rejeita o peito… ele quer mamar .esta c fome mais n quer o peito… eu ando. canto. e deixo ele posicionado no peito ate que ele pegue.
    alguem pod me explicar pq isso acontece e oq devo fazer!?

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.