Curso ajuda mães a criarem vínculo maior com bebês com microcefalia

0

 

Bebê com microcefalia no sling (Foto: Divulgação)

Bebê com microcefalia no sling (Foto: Divulgação)

Mães de bebês com microcefalia em Recife, em Pernambuco, estão tendo a oportunidade de criar um vínculo maior com seus bebês e interagir mais com eles.  Curso de shantala, banhos de balde e como usar o wrap sling são alguns dos aprendizados que são dados gratuitamente para essas novas mães.

Devido ao grande número de casos da doença no Estado, a enfermeira obstétrica Rozely Fontoura, decidiu fazer cursos voltados para ajudar essas mães. Ela trabalha no Espaço ser Mãe dando esses e outros cursos – todos eles pagos –  para as gestantes e mães com recém-nascidos.

LEIA MAIS: Saiba os benefícios da shantala

“Nossa ideia foi ajudar essas mulheres e orientá-las sobre os cuidados e ampliar o vínculo entre eles”, comenta. Muitas das mães de crianças com microcefalia criam sozinhas seus filhos por terem sido abandonadas pelos companheiros, por exemplo, além de enfrentar o preconceito que vem até dentro da própria família.

Outras mães, como a estudante Bruna Gabrielle Barbosa, 19, têm dificuldade em lidar com a microcefalia pois só descobriram a doença no dia do parto. “Nenhum exame detectou”, diz a mãe de Anne Beatrys, que agora está com cinco meses de vida.  Bruna diz que descobrir a microcefalia foi um choque já que teve uma gravidez muito saudável

Ela diz que agora vive em função da filha que passa várias vezes na semana por exames, médicos e especialistas. ” Quase não sobra tempo para mais nada”, comenta.

Ela diz que o curso ajudou muito pois teve a oportunidade de aprender, por exemplo, a dar banho no balde. “Eu tinha medo de fazer em casa e a Anne amou. Relaxou bastante ela e melhorou muito o sono. Agora ela é outro bebê”, comenta a mãe de primeira viagem

Mãe faz shantala em bebê enquanto ele dorme (Foto: Divulgação)

Mãe faz shantala em bebê enquanto ele dorme (Foto: Divulgação)

Rozely comenta que o curso não ensina apenas as técnicas, mas que as mães aprendem os benefícios, por exemplo, da massagem para ajudar no desenvolvimento do bebê, de como estimula os hormônios do bem-estar e da felicidade e que isso faz com que ele durma melhor. “Falamos muito sobre a exterogestação, que são os 3 meses após o parto e o quanto é importante o bebê ficar no colo, em contato pele a pele com a mãe. O sling vem ajudar essas mães pois o bebê com microcefalia demanda ainda mais de atenção e colo”, explica.

LEIA MAIS: Entenda os benefícios do banho de balde

Ela conta que em um primeiro momento foram atendidas 60 mulheres e seus bebês e que a intenção é ampliar ainda mais o número de mães atendidas. “A maioria delas é carente e recebemos mais de 150 inscrições, mas queremos atender mais e mais”, diz.

Rozely comenta que o Espaço Ser Mãe funciona há quase três anos dando orientação sobre gestação, parto, puerpério e amamentação no bairro da Madalena, em Recife. “O projeto chama Acolher pois é isso que queremos fazer, acolher essas mães e seus bebês nesse momento tão delicado”. Rozely diz que conseguiu parcerias e as mães saem do curso com vários brindes, como o balde, óleo de massagem, entre outros.

Bebê relaxa em banho de balde dado durante o curso (Foto: Divulgação)

Bebê relaxa em banho de balde dado durante o curso (Foto: Divulgação)

Compartilhe!

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.