Curso de doulas oferecido pela prefeitura começa em agosto com vagas restritas

6
Compartilhe!
Parturiente se apóia em doula durante trabalho de parto (Foto: Katia Ribeiro)

Parturiente se apóia em doula durante trabalho de parto (Foto: Katia Ribeiro)

O curso de doulas anunciado no ano passado pela Prefeitura de São Paulo está com as inscrições abertas. No entanto, essa primeira turma será voltada apenas para profissionais, voluntários e conselheiras gestoras do SUS (Sistema Único de Saúde), ou seja, ainda não é aberto para o público em geral. Nesta primeira turma são para 20 alunos e, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, as vagas já estão preenchidas.

A ideia é que em uma segunda edição seja feita a inscrição para qualquer pessoa interessada. O curso, que é totalmente gratuito, começa na segunda quinzena de agosto. A ideia é que as doulas atuem já nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para acompanhar a gestante não só no dia do parto, mas durante o pré-natal e no pós-parto também. O curso vai capacitar mulheres das comunidades como doulas para que elas possam entender mais sobre o parto normal e o parto humanizado e dar assistência para as gestantes.

O curso será dado duas vezes por semana, das 8h30 às 12h30 e terá duração de 40 horas. As aulas serão dadas na na sede da Secretaria Municipal da Saúde, localizada na rua General Jardim, 36 (térreo). Os interessados em participar do curso devem preencher o formulário clicando aqui. Ainda não há previsão de quando serão realizadas as próximas turmas.

Conforme a lei do SUS, não poderá haver nenhum tipo de pagamento por parte das parturientes, ou seja, as doulas farão um trabalho de forma voluntária. Em dezembro do ano passado, o então prefeito Fernando Haddad (PT), sancionou a lei que permite a entrada das doulas nas maternidades públicas da capital. A lei é de autoria da vereadora Juliana Cardoso (PT).

Vale ressaltar que no SUS as doulas não vão poder cobrar para atuar, mas com a formação vão poder trabalhar como doulas também na rede privada. A ideia, segundo a própria Saúde, é que as próprias alunas atuem como propagadores do conhecimento, levando a iniciativa para as diversas regiões da cidade.

DOULAS FORMADAS EM OUTROS LUGARES

Já as doulas que já têm sua formação e querem atuar como voluntárias na rede municipal de saúde vão poder fazer um cadastro online no Sistema de Voluntários da Secretaria Municipal da Saúde do Município de São Paulo (SISVOL). Depois, elas vão agendar visita no hospital de referência para a realização do parto e assinar os termos e documentações necessárias. As doulas também devem acatar, segundo a pasta, todas as  orientações fornecidas pelo Manual do Programa das Doulas Voluntárias da SMS.

“A atuação da doula é uma das estratégias de humanização da assistência ao parto e nascimento, prestada às mulheres assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade de São Paulo. O acesso das doulas é garantido por lei e queremos que todas as gestantes tenham acesso a este direito, proporcionando uma assistência de qualidade e um atendimento humanizado”, ressalta dr. Adalberto Kiochi Aguemi, coordenador da Área Técnica de Saúde da Mulher.

O site com as informações e orientações sobre o programa de doulas voluntárias será divulgado em breve.

LEIA MAIS: O que faz uma doula e a importância de ter uma

6 Comentários

  1. Pingback: Prefeitura de São Paulo oferecerá formação gratuita de doulas

  2. Olá, Giovana. Tudo bem?
    Fiquei de verdade muito interessada pela oportunidade de fazer o curso. Fiz a inscrição como ‘pessoa da comunidade’, e hoje após o encerramento das inscrições liguei lá no telefone disponível e ela me disse que foi muito além do esperado. E que muito provavelmente serão apenas essas 20 vagas e que não será aberto para a comunidade como foi informado (não estou falando só de você, rs falo também sobre o que foi dito no sancionamento da lei na gestão passada).
    Porém, torço de verdade para que existam turmas abertas para a comunidade, adoraria ser voluntária como doula.
    Um beijo e obrigada pela informação!
    Ps: Acompanho seu site e gosto bastante de todas as informações que encontro aqui!

    • Sim Ana, as vagas para essa primeira turma são restritas. A prefeitura diz que irá abrir novas turmas. Vamos acompanhar. Pode deixar que vou publicar aqui qualquer novidade sobre esse assunto. Obrigada por acompanhar nosso site. Um beijo

  3. Solange Martinis em

    Bom dia Giovana fiz a inscrição para o curso de doulas, como será feita a chamada para essa turma por email ou celular?
    Alem desse curso onde mais posso encontrar cursos para doulas, ja fui doula voluntaria e gostaria de me preparar melhor inclusive com enfase para o aleitamento materno.

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.