Dente de leite deve cair sozinho; entenda mais sobre a dentição dos pequenos

0
Compartilhe!

 

Troca de dentes começa por volta dos seis anos de idade

Troca de dentes começa por volta dos seis anos de idade

O dentinho começa a ficar mole e dá uma certa aflição ver aquele dente ‘pendurado’. A troca dos dentes de leite pelos permanentes é algo que deve ocorrer naturalmente, ou seja, não há necessidade de arrancar os dentes.

A odontopediatra Bia Queiroz explica que quando o dente fica mole, normalmente cai sozinho, naturalmente.  “O único motivo para preocupação é se por acaso o permanente desvia do caminho original e aparece em outro local, aí muitas vezes o dente de leite vai precisar ser extraído no consultório”, explica a dentista. Ela diz que os pais devem ficar de olho e, se conseguirem ver o permanente e o de leite ainda não caiu, o melhor é procurar o dentista.  Nestes casos, explica a dentista, é necessário fazer a extração do dente.                      

A troca dos dentes começa por volta dos seis anos de idade, mas pode acontecer antes ou depois. Ao todo, a criança tem 20 dentes de leite e todos eles caem. Bia explica que até os 13, 14 anos a criança faz a troca completa, mas que a idade varia de uma criança para outra. A recomendação é que a criança passe todo semestre pelo dentista para fazer uma avaliação.

A dentista comenta ainda que às vezes o novo dentinho nasce um pouco fora de posição e,  em alguns casos, ele vai precisar de ajuda para se posicionar melhor. “Mas, cada caso é um caso e precisa ser avaliado individualmente. O ideal é fazer visitas semestrais ao dentista para acompanhamento na época de trocas, assim o profissional pode ir avaliando o crescimento ósseo e o posicionamento dos novos dentes”, orienta.

Ela orienta que os pais, além de levar o filho sempre ao dentista, devem, cuidar da boa higienização dos dentes das crianças. “A higienização deve ocorrer após as principais refeições, após a ingestão de açúcares e, principalmente, antes de dormir. A noite nossa salivação é muito reduzida e nessa hora pode ocorrer uma maior proliferação de bactérias”, comenta. É muito importante também não esquecer de usar o fio dental.

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.