Ductos entupidos; o que causa e como lidar com eles

0
Compartilhe!
Mães devem ficar atentas com ductos entupidos (Foto: José Neto Fotografia Criativa)

Mães devem ficar atentas com ductos entupidos (Foto: José Neto Fotografia Criativa)

É muito comum na amamentação a lactante sentir alguns caroços na mama que incomodam bastante. O seio é formado por uma série de canais por onde o leite é extraído e a esses canais damos o nome de ductos lactíferos. Assim como os canos, eles podem entupir caso não tenha sido drenado corretamente.

“Isso ocorre quando uma determinada área da mama não está sendo drenada adequadamente ou porque acontece uma má pega, esvaziamento inadequado – o bebê mama menos do que a mãe produz – ou ainda sucção inefetiva”, explica a consultora em amamentação Fe Lopes.

Ela explica que é muito comum surgir com o ducto entupido uma bolinha branca na ponta do mamilo, que é minúscula. “Muitas vezes essa bolinha parece um grão de areia e pode nem ser visto pela mãe”, diz.

Neste caso a mãe pode remover esse pontinho esfregando cuidadosamente uma toalha nele ou ainda picar a bolinha branca com uma agulha fina, esterilizada. “Não precisa furar, é só uma picadinha. Outra dica importante é oferecer a mama com ducto entupido mais vezes e variar as posições de mamada – especialmente tentando deixar o queixo do bebê na direção do nódulo”, orienta.

“Uma das técnicas para desentupir é a mãe  amamentar de quatro apoios, deixando o peito para baixo. Ela deita o bebê na cama e leva o peito na boca do bebê pois assim facilita a drenagem do leite”.A especialista diz que também é bom massagear a área que estiver endurecida e esvaziar bem essa mama.

LEIA MAIS: Conchas e bicos de silicone podem atrapalhar a amamentação

A consultora de amamentação ressalta que as mães devem evitar usar cremes no mamilo ou sutiãs muito apertados, como aqueles com arames e bojos. Ela explica que o melhor tratamento é ainda a prevenção. “É importante cuidar para que a pega esteja adequada, esvaziar a mama durante a mamada. Caso o bebê não dê conta de esvaziar, retirar esse leite com ordenha manual ou elétrica. É importante lembrar que esvaziar não significa secar o leite daquela mama, que sempre pinga um pouco. Significa notar a mama bem mais flácida após mamada”, orienta.

Outra dica importante é não  fazer longos intervalos de mamada e usar sutiãs de tamanho adequado. “Se o sutiã marca seu peito, provavelmente ele está pequeno”, observa. Fe observa que algumas mulheres tem o entupimento no mesmo lugar e que algumas precisam tomar medicação para melhorar a viscosidade do leite pois os ductos entopem com mais frequência, mas que os casos que necessitam de medicação são mais raros. É muito importante cuidar dos ductos entupidos para que não ocorra uma mastite (inflamação da mama). Leia mais sobre mastite clicando aqui.

 

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.