Esqueça as mamadeiras; aprenda a dar leite para o seu bebê no copinho

0
Pai dá leite materno para o filho usando copinho (Foto: Gabi Trevisan)

Pai dá leite materno para o filho usando copinho (Foto: Gabi Trevisan)

Voltar ao trabalho e continuar a amamentação do bebê somente com o leite materno é o desejo de muitas mães. As mulheres fazem a ordenha, preparam um bom estoque antes de voltar ao trabalho, mas há algo que elas precisam fazer também: treinar o bebê a tomar o leite materno no copinho.

Para dar certo, é preciso muita persistência da mãe e também de quem vai oferecer o leite para o bebê na sua ausência. Uma dica é a mãe começar o treinamento como se fosse uma brincadeira, ou seja, dá um pouco de peito e depois fala para o bebê para ele experimentar tomar um pouco no copinho. Dica importante: não desista na primeira tentativa pois é preciso paciência e tranquilidade para e treinar o bebê.

A obstetriz e consultora em aleitamento materno, Ana Garbulho, diz que dar o leite no copinho é muito fácil e, para mostrar como é simples, ela fez um vídeo da sua filha tomando leite desta maneira (veja o vídeo abaixo).

Ana aconselha os pais a usar um copo de vidro (para poder ver se o leite está chegando até a boca do bebê) e utilizar copos pequenos (aqueles usados para servir pinga ou qualquer um que tenha a borda gordinha para não machucar a boca do bebê).

A consultora explica que o bebê deve estar semi-sentado  e então o adulto leva o copinho até a sua boca. “O importante é encostar as bordas do copinho no canto da boca do bebê. Ele fará o restante pois vai movimentar a língua entrando e saindo do copo, buscando o leite, igual a um gatinho”, diz Ana.

Os pais devem encher o copinho com leite até a metade e inclinar o copinho até que o nível do líquido chegue à borda.  No livro Manual Prático de Aleitamento Materno, o pediatra Carlos González diz que o erro mais frequente é não introduzir bem o copo, mas apoiar a sua borda no lábio o que faz com que o líquido derrame.

O copinho também pode e deve ser usado em recém-nascidos caso a mãe precise se ausentar ou por prematuros em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal que já estão aprendendo a sugar o seio materno. Em casos de bebês pequenos, o melhor é fazer um cueiro (charutinho) no bebê pois como ele se mexe muito pode atrapalhar as mãozinhas batendo no copinho. É recomendado também ferver o copinho antes de servir ao bebê por aproximadamente 20 minutos.

OFEREÇA O LEITE ANTES DA FOME

Ana diz que é importante a mãe oferecer o copinho antes do bebê estar com muita fome pois desta maneira ele ficará impaciente e não aceitará tão bem a novidade.É preciso também um pouco de paciência pois o bebê demora um pouco mais para se alimentar do que se estivesse usando uma mamadeira convencional.

E qual o motivo de não dar a mamadeira? Qualquer bico artificial, seja mamadeira ou chupeta, é prejudicial ao aleitamento materno. A tendência do bebê que é introduzido precocemente à mamadeira é que ocorra o desmame já que os movimentos de língua são bem diferentes quando ele mama no peito e na mamadeira.
Se o bebê for para o berçário, o ideal é começar o treinamento cerca de um mês antes para ele se adaptar bem ao copinho. Se o bebê for maiorzinho, é comum ele recusar o leite materno servido no copinho pela própria mãe e, por isso, o aconselhável é pedir para o pai ou outro cuidador iniciar o treinamento.

 

Compartilhe!

Comments are closed.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.