Feira de empreendedores do Sebrae impede entrada de mães com filhos

0

Apesar do empreendedorismo ser o caminho mais comum para as mulheres após a maternidade, as mães com filhos não podem participar da Feira do Empreendedor, que acontece em São Paulo  entre os dias 7 e 10 de abril. No evento, que acontece no Parque Anhembi, só podem entrar maiores de 14 anos e, com isso, mães com bebês de colo são barradas.

Por conta dessa proibição, a empresa Feminaria Desenvolvedora decidiu cancelar a sua participação na feira do Sebrae.  “Se a maior instituição de fomento ao empreendedorismo não pode oferecer um lugar seguro para nós mulheres, quem pode? Com tantas parcerias que o Sebrae tem com ONGs e empresas de fomento ao empreendedorismo feminino, ninguém nunca apontou esse problema?”, questiona Ana Carolina Moreira Bavon, fundadora da empresa, em um texto postado no Linkedin. 

Aniely com a filha no sling (Foto: Arquivo pessoal)

Aniely com a filha (Foto: Arquivo pessoal)

Não é a primeira vez que esse tipo de proibição acontece. No ano passado, Aniely Leite, 29 anos, saiu com o marido e a filha Maya, com oito meses de vida, de São José dos Campos (interior de SP) e vieram para a capital exclusivamente para participarem da feira.

“Minha filha estava dormindo no sling. Depois que ela nasceu eu e meu marido, que é autônomo, estávamos procurando algo para fazermos juntos e decidimos ir até a feira. Fui lá, fiz o cadastro e na hora de entrar o segurança me barrou. Ao questionar ele disse apenas ‘é por motivos de segurança’, mas nunca conseguiu explicar o motivo”, relata. Outra mãe com uma criança no carrinho também foi barrada.

Para ela, uma empresa como o Sebrae não poderia ser tão excludente desta forma. “Eles sabem que as mães são uma parcela muito grande dos empreendedores do Brasil”, comenta. Segundo pesquisa da RME (Rede de Mulheres Empreendedoras) mostra que 75% das entrevistadas decidiu empreender após a maternidade. Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Procurado pela reportagem do Mães de Peito, o Sebrae enviou uma nota onde informa que as mães empreendedoras são bem-vindas na feira. “A Feira do Empreendedor é  um evento de negócios focado na capacitação, orientação e treinamento de empreendedores e potenciais empresários, que chega a receber, em dias de pico, até 40 mil pessoas. A decisão de não permitir a presença de menores de 14 anos, mesmo acompanhados de qualquer responsável, segue critérios técnicos relativos a esse perfil de evento”, diz a nota enviada pela assessoria de imprensa.

Confira a seguir a nota completa enviada pelo Sebrae:

“Mães empreendedoras são muito bem-vindas na Feira do Empreendedor do Sebrae-SP. Sempre. E não só na Feira, mas durante todo o ano e em todas as nossas frentes de atuação. Hoje são 238 locais de atendimento presenciais em todo o Estado de São Paulo, com as portas abertas para receber e orientar todas as mães que já empreendem ou têm o sonho de empreender.

 Apenas em 2017, o Sebrae-SP realizou 1,2 milhão de atendimentos para mulheres, o que equivale a 50% do total. É importante notar que mais de 90% dos atendimentos são gratuitos, e os que não são têm seus custos subsidiados, dentro da missão do Sebrae-SP de fomentar o empreendedorismo para todos.

 Especificamente para mulheres e mães, o Sebrae-SP tem iniciativas como encontros mensais de Mulheres Empreendedoras em parceria com a Rede Mulher Empreendedora e nos Escritórios Regionais do Sebrae-SP; Prêmio Mulher de Negócios; Programa Speed Mentoring Woman Tech, voltado para empreendedoras com projetos digitais e de tecnologia.

 Além disso, o Sebrae-SP acaba de lançar, em parceria com o Ministério Público, uma cartilha sobre como o empreendedorismo feminino pode ajudar vítimas de violência doméstica a romper o vínculo de dependência econômica que, muitas vezes, a impede de denunciar o agressor. 

 Para as crianças e jovens, o Sebrae-SP leva o empreendedorismo para a sala de aula com o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), direcionado para alunos do ensino fundamental. Na cidade de São Paulo, a Escola de Negócios Alencar Burti oferece ensino gratuito nos níveis técnico e tecnológico, por meio da Etec Sebrae e Fatec Sebrae.

 A Feira do Empreendedor é uma das iniciativas do Sebrae-SP dentro desse universo. É um evento de negócios focado na capacitação, orientação e treinamento de empreendedores e potenciais empresários, que chega a receber, em dias de pico, até 40 mil pessoas. A decisão de não permitir a presença de menores de 14 anos, mesmo acompanhados de qualquer responsável, segue critérios técnicos relativos a esse perfil de evento.

 A Feira do Empreendedor de 2017 recebeu 141 mil pessoas em seus quatro dias, sendo 49% mulheres. A nota de satisfação do público foi de 8,5 e a recomendação do evento ganhou nota 9,2.

 É importante ressaltar também que a Feira não se esgota nos seus quatro dias. As principais palestras terão transmissão em tempo real e todo o conteúdo exclusivo dos espaços do Sebrae-SP estarão disponíveis nas nossas unidades de atendimento”.

 

Site do evento diz que é proibida entrada de animais e de crianças com menos de 14 anos

 

Compartilhe!

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.