Férias: pais trocam resort por viagem que permite maior integração familiar

0
Compartilhe!
Crianças brincam em redes e esquecem dos tablets e celulares (Foto: Divulgação)

Crianças brincam em redes e esquecem dos tablets e celulares (Foto: Divulgação/Leella)

Uma coisa é fato: com a correria e as obrigações do dia-a-dia muitos pais passam menos tempo do que gostariam com seus filhos. As crianças muitas vezes ficam em período integral na escola e, quando estão em casa, passam algumas horas plugados na TV ou no tablet. Mesmo morando na mesma casa, muitas vezes falta diálogo, olho no olho e momentos de lazer juntos.

Nas férias, os pais acabam optando por resorts para descansar e curtir a família. No entanto, os filhos ficam de um lado fazendo passeios e atividades com os monitores enquanto os pais ficam na piscina, na sauna. A família só se encontra de fato na hora das refeições ou somente na hora de dormir.

A doula e escritora Manuela Araújo, 37, decidiu fazer uma viagem diferente no ano passado pois diz que a família estava desconectada. O destino foi o Espaço Terra  Luminous, que fica em Juquitiba (1h30 de São Paulo), e onde acontece uma espécie de ‘retiro familiar’. “Estava cansada de procurar viagens e via opções onde ou as crianças não eram bem-vindas ou que não ficavam conosco. Queria um momento junto de verdade”, conta a mãe de Catarina, 7 e Theodora, 1. Ela diz que foi muito especial ver a filha mais velha plantar e ver a autonomia dela no passeio até uma cachoeira. “Foi muito bacana viver dias no ritmo da natureza e ver o envolvimento ativo do meu marido que tinha ido meio a contragosto”, conta Manuela.

Crianças brincam na terra (Foto: Divulgação/Leella)

Crianças brincam na terra (Foto: Divulgação/Leella)

Após a viagem, onde brincaram e fizeram muitas atividades juntos, ela diz que o relacionamento e a comunicação familiar mudou para melhor. Mesmo vivendo ‘plugados’ por conta do trabalho, a família passou a desligar o wi-fi em casa. “Desligo toda noite e só religo no dia seguinte”, diz Manuela.

A iniciativa dessa viagem foi de duas mães que decidiram criar a Leella, uma empresa que presta consultoria especializada em viagens de integração familiar. As empresárias Adriana Vieira e Sandrine Fresnel contam que se conheceram durante um retiro espiritual em Alter do Chão, um distrito conhecido como o Caribe brasileiro e que está localizado a 30 minutos de Santarém (PA).

As duas gostaram tanto da experiência que decidiram voltar com os filhos ao local e se hospedar novamente na Maloca Viva, um espaço sem paredes e sem fronteiras onde os viajantes dormem em redes olhando as estrelas no céu e com um contato intenso com a natureza.

Os filhos que foram meio reticentes ao passeio-aventura, voltaram animados e as duas decidiram criar um negócio para que outras famílias desfrutassem dessa experiência. A proposta é oferecer dias onde pais e filhos vão brincar juntos, nadar no rio, andar de barco e canoa, ter um intenso – e privilegiado – contato com a natureza.

Ninguém nas viagens é obrigado a desligar o celular, mas com tantas atividades até os adolescentes deixam o aparelho de lado.  “Temos uma cesta e quem quiser coloca lá. No primeiro dia poucas pessoas se desligam, mas no segundo dia a maioria esquece dos eletrônicos, inclusive os adolescentes”, relata Adriana. A próxima viagem da Leela será em julho e o destino será novamente a Amazônia enquanto no segundo semestre ocorrerá outra viagem para Juquitiba.

Sandrine diz que quando se fala em Amazônia, as pessoas têm receios pois imaginam que a região é cheia de mosquitos. “Lá dormimos sem telas pois não há mosquitos. A ideia da viagem é quebrar paradigmas e preconceitos. A pessoa fica alguns dias sem celular, dorme na rede, compartilha banheiros, descobre uma nova forma de se alimentar e acaba gostando”, diz. Adriana comenta ainda que na viagem “todos têm a oportunidade de vivenciar experiências singulares em meio a uma natureza exuberante o que proporciona o fortalecimento dos vínculos familiares”, afirma Adriana.

Durante a viagem também são feitas vivências, meditação, plantio, oficina de mandala, de teatro, além das atrações que fazem toda a família voltar a ser criança com gincanas em uma praia onde pais e filhos brincam juntos de caça ao tesouro, pega-pega, entre outras.

A viagem acontece no fim do período de chuvas o que permite que as pessoas tenham paisagens inéditas e vivenciem momentos marcantes, como andar de stand up paddle ou de canoa em cima das árvores que ainda estão cobertas pelas cheias.

Tatiana Saito, participante de uma dos retiros da Leella, viajou com seu filho adolescente e o marido e se surpreendeu com a experiência. “Sou muito crítica com tudo, estava meio cética com a vivência, mas no fechamento, quando vi meu filho e meu marido abrindo o coração para finalmente expressar o amor e a admiração um pelo outro, meu coração ficou cheio de gratidão e felicidade”, diz.

Banho de rio é uma das atrações do passeio (Foto: Divulgação/Leella)

Banho de rio é uma das atrações do passeio (Foto: Divulgação/Leella)

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.