Filme mostra dificuldades e solidão da mãe que amamenta; confira a lista dos cinemas

0


Amamentar é um dos principais desafios quando o assunto é o início da maternagem de uma mulher. Solidão, dor, dificuldades e o retorno ao mercado de trabalho quando o bebê muitas vezes sequer iniciou a introdução alimentar são só alguns dos desafios da mulher moderna.

Parte destas dificuldades – muitas vezes invisível para grande parte da nossa sociedade – é mostrada no filme “De Peito Aberto”, da diretora Graziela Mantoanelli que mostra o assunto amamentação contando a história de seis mulheres de diferentes classes sociais e histórias. A diretora conta que acompanharam as personagens nos 180 primeiros dias de vida de seus bebês e todos os percalços que cada uma encontrou no seu caminho como mãe.

Graziela conta que a ideia do filme surgiu após ser mãe de Clara, que nasceu prematura e teve muitas dificuldades para mamar. Prematura de 35 semanas, ela ficou internada na UTI do hospital e mesmo desejando dar o seu leite para a filha, encontrou resistência por parte dos profissionais que insistiam no uso da fórmula. Ela só conseguiu ter sua vontade respeitada ao contratar um pediatra particular para cuidar da filha enquanto estava internada. Após enfrentar uma depressão, viu que teve a oportunidade de estar cercada de bons profissionais e da família para conseguir superar as dificuldades e amamentar a filha até os três anos. “E quem não tem esse privilégio?”, questiona.

 O documentário também conta com o depoimento de renomados especialistas, entre eles a terapeuta argentina especializada em maternidade Laura Gutman, o pediatra espanhol Carlos González, o pediatra Moisés Chenciski, e o psicólogo Alexandre Coimbra Amaral.

O lançamento de ‘De Peito Aberto’ nos cinemas pretende alcançar um público diverso para contribuir com o fortalecimento da cultura do aleitamento materno, já que o tema envolve toda a sociedade. A estreia em todo o Brasil será no dia 3 de outubro. Confira a relação dos cinemas:

Aracajú – Cine Vitória
Belo Horizonte – Belas Artes
Brasília – Espaço Itaú Brasília
Curitiba – Espaço Itaú Curitiba
Palmas – Cine Cultura Palmas
Porto Alegre – Espaço Itaú Porto Alegre
Rio de Janeiro – Estação Net Botafogo
Volta Redonda – Cine Gacemss
Salvador – Espaço Itaú Salvador
São Paulo – Espaço Itaú Pompeia, Cinearte e Lasar Seagal

No dia 8 de outubro o filme entrará na programação do CineMaterna com sessão única às 14h nas seguintes cidades:

Campinas – Shopping Iguatemi Campinas
Campo Grande – Shopping Campo Grande
Cuiabá – Shopping Goiabeiras
Florianópolis – Floripa Shopping
Goiânia – Flamboynat
Mogi das Cruzes – Shopping Mogi
Niterói – Plaza Niterói
São Caetano do Sul – Park Shopping São Caetano
São Paulo – Shopping D
Vitória – Shopping Vitória

Compartilhe!

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.