Hora da bruxa: saiba por que os bebês ficam mais irritados no fim do dia

9
Recém-nascidos geralmente tem crises sempre no mesmo horário (Foto: Mães de Peito)

Recém-nascidos geralmente tem crises sempre no mesmo horário (Foto: Mães de Peito)

Sabe quando você tem um bebê em casa e chega no final do dia ele começa a chorar, chorar, chorar e nada o acalma?  Se ele tem menos de seis meses as avós, as tias e os próprios pais vão fazer o diagnóstico: é cólica. Se o bebê é um pouco maiorzinho vão falar que o choro é por ‘conta dos dentes que estão crescendo’.

“Acho um tanto estranho essa dor de barriga que acontece sempre no fim da tarde, sempre no mesmo horário, depois da mãe ter passado o dia todo de pijama e comido um miojo no almoço. Esses choros acontecem justamente quando a mãe está mais cansada”, repara a médica neonatologista, Ana Paula Caldas.

Para ela, tudo isso tem mais a ver com uma descarga de estresse, uma questão emocional do que uma simples dor de barriga. Os recém-nascidos têm uma ligação afetiva com suas mães e é natural que também sintam essa exaustão da sua cuidadora com as inúmeras tarefas que ela têm ao longo do dia.

LEIA MAIS: Cólica não deve ser tratada com medicamento

A mesma opinião tem o pediatra Carlos Eduardo Correa, o Cacá. “É no fim do dia que a mãe está mais cansada, que sabe que tem ainda uma noite inteira pela frente acordando várias vezes. É nessa hora que elas pensam ‘onde fui me meter?’”, brinca o pediatra.

Cacá diz que não dá para simplificar achando que tudo é cólica. “O bebê tá dando um chilique, solta um arroto e passa, ou solta um pum e passa. Esse choro que os pais não sabem atender acaba sendo um momento dramático, o que chamamos de hora da bruxa”, diz.

Muitos pais recorrem ao uso de remédios para aliviar as cólicas mesmo sem ter necessidade de medicar a criança. “Os pais sentem a necessidade de estar fazendo algo para sanar aquele choro”, diz.

Ele recomenda aos pais utilizar os carregadores de bebês para auxiliar nesses momentos pois são mais eficazes do que remédios. “Os slings são maravilhosos nessas horas pois permitem um contato mais pele a pele e isso auxilia bastante”, ressalta. O banho de balde, como já mostrou o Mães de Peito, também pode ajudar quando chega a ‘hora da bruxa’. Leia mais aqui sobre o banho de balde.

Cacá comenta ainda que sempre diz em seu consultório para as mães repetirem o mesmo mantra nessas horas. “O mantra é vai passar. E outro que sempre recomendo pensar nessa hora é ‘o adulto sou eu’”, comenta.

Compartilhe!

9 Comentários

  1. Nossa, tudo a ver! Lembro uma vez, durante a licença maternidade, recebi a visita de uma pessoa que trabalhava comigo, e falsissima, estava tentando roubar minha vaga (e eu fui avisada por amigos). Ela estacionou o carro na minha porta, o bebê começou a chorar, e só acalmou quando sai da sala, e fui com ele para o andar de cima da casa. Ele estava captando toda a minha indignação com tamanha cara de pau!

    • Não é não Juliana. Basta substituir o por que por qual motivo (razão) no título….Segue a explicação melhor no Manual de Redação do Estadão. “Porque” você foi? Sempre que estiver clara ou implícita a palavra razão, use por que separado: Por que (razão) você foi? / Não sei por que (razão) ele faltou. / Explique por que razão você se atrasou. Porque é usado nas respostas: Ele se atrasou porque o trânsito estava congestionado.

  2. Pingback: 'Hora da bruxa': saiba o que é e como aliviar

  3. Nao concordo. Nao estou cansada esse horario e mesmo assim isso acontesce. E sem contar q ele nao da trabalho de madrugada. Deve haver outra explicaçao

  4. Pingback: Puerpério longe da família - parte II

  5. Eu super concordo… meu bebe tem 15 dias os primeiros dias somente eu e ele e depois os restante de casa, até aí ele super calmo nem parecia que tinha criança em casa… Mais aí recebi visitas pessoas que vieram de longe dormir em casa… pronto me estressei de um jeito que ele não fica quieto nenhum momento. Super irritado, antes dormia a noite toda, eu tinha que acordar pra mamar … hoje mal dorme.

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.