Livro infantil ajuda mães a fazerem desmame de forma conduzida e amorosa

9

Capa do livro "O Mamá é da Mamãe", da jornalista Giovanna Balogh

A jornalista Giovanna Balogh, autora do site Mães de Peito, lança nesta segunda-feira (07/05) o financiamento coletivo para o seu primeiro livro, “O Mamá é da Mamãe”. O livro infantil vem para auxiliar as mães a fazerem o desmame de forma conduzida e respeitosa.

O financiamento coletivo é feito pelo Catarse por meio do link www.catarse.me/maesdepeito. A campanha é no modelo “tudo ou nada” e a jornalista terá 30 dias para alcançar a meta. O livro pode ser adquirido por R$ 35 a unidade ou os interessados em ajudar o projeto podem comprar cotas maiores pois haverá diferentes recompensas, entre elas, brindes,  encontros com a autora ou a divulgação de banners no site Mães de Peito.

Giovanna, que também é doula e consultora em aleitamento materno, ressalta que o livro não tem o objetivo de incentivar o desmame, principalmente, em uma sociedade que as mulheres não são encorajadas a amamentar por um longo período. “O livro é para as mães que querem desmamar seus bebês à noite ou que querem regular as mamadas e também para aquelas que estão decididas a parar, mas que não sabem como. Então, o livro vem para auxiliá-las a fazer de forma conduzida e respeitosa. É importante ressaltar que só cabe ao binômio mãe e bebê saber quando é o momento de parar”, comenta a jornalista.

O livro foi feito nos últimos dois anos após a jornalista receber muitas demandas de mães neste assunto. “O Mamá é da Mamãe” conta com ilustrações da designer Anne Pires, que também é responsável pelo logo do site do Mães de Peito. A contracapa do livro conta com o texto da consultora de amamentação e blogueira no Plantão Materno, Cris B. Machado. “O desmame gentil é uma bonita forma de conduzir o final da amamentação. De forma lúdica, a Giovanna dá dicas de como substituir as mamadas por brincadeiras, e de como conversar com a criança para que ela aprenda a dormir sem o tetê. Um livro doce, que reflete a realidade de muitas duplas!”, descreve a especialista.

Mãe de Bento e Vicente, Giovanna diz que o início da amamentação acaba sendo difícil, mas o desmame também é uma barreira para muitas mulheres. “O Mamá é da Mamãe” também traz um texto acolhedor para as mães para que elas reflitam se realmente chegou esse momento de espaçar as mamadas ou realmente encerrar sua história de amamentação com aquele filho. “Muitas mães acabam fazendo viagens para o ‘leite secar’ ou passam produtos no seio para a criança recusar o peito ou ainda forçam uma mamadeira com achocolatado para a criança desmamar. O desmame não precisa ser assim. O término pode ser um momento gostoso como foi a história de amamentação que essa mãe teve com o seu bebê”, ressalta.

Cabe ressaltar que a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam a amamentação até os seis meses de forma exclusiva e que a amamentação deve continuar até os dois anos ou mais de forma complementar.

Compartilhe!

9 Comentários

  1. Acho linda a ideia Giovanna e o título é super!
    Só que me dá um certo medo tudo o que incentiva a „decisão da própria mãe em quando desmamar. Minha mãe me amamentou até os 3 anos! Ela não fez isto exatamente por amor mas sinto até hoje, que ela me instrumentalizou de alguma forma. Eu me lembro de não querer mais o peito dela e sentir nojo. Já imaginou quanto tempo eu posso ter mamado contra a vontade só para satisfazer-la?
    Este tema peito é mega importante é da também muito poder a mãe. Minha irmã mais velha ela amamentou até os 4 anos! Ela na minha opinião nunca conseguiu desligar da nossa mãe de firma saudável.
    Enfim!
    Com certeza é super difícil senão impossível tratar num livro para mãe e bebês sobre temas adultos e sérios destes. Mas por favor tenha em mente que nem toda a mãe é santa e nem todo o mamar é vazio de instrumentalização. Mesmo que as vezes seja ao de mostrar ao pai da criança (caso este seja dedicado e amoroso a criança) que „ela, a mãe, tem importância maior“. Também conheço este caso.
    Bem, está é minha contribuição:)
    Bjs e boa sorte

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.