Mamadeira ‘milagrosa’ antes de dormir só serve para prejudicar amamentação

4
Amamentação deve ser em livre demanda (Foto: Lela Beltrão por Coletivo Buriti)

Amamentação deve ser em livre demanda (Foto: Lela Beltrão por Coletivo Buriti)

A privação de sono é uma das reclamações mais recorrentes no mundo materno. As mães entram em grupos virtuais, desabafam, pedem conselhos e ouvem ‘dicas’ que vão desde largar o bebê chorando sozinho – o que sabemos que é péssimo e nada recomendando – até substituir o leite materno por uma mamadeira com leite artificial antes do bebê ir para o berço.

O pediatra espanhol Carlos González diz que dar leite de fórmula na última mamada da noite na esperança do bebê dormir a madrugada toda é pura ilusão. “Os bebês que tomam mamadeira acordam da mesma maneira do que aqueles que mamam exclusivamente no peito. Acordam não por estar com fome, mas porque precisam de sua mãe por perto”, diz o pediatra, que é um grande incentivador da cama compartilhada.

González também ressalta que essa ‘dica’ que muitas vezes é passada de uma mãe para outras não ajuda em nada. Pelo contrário, só atrapalha a amamentação. Ele explica que a ‘mamadeira milagrosa’ pode resultar em um desmame precocemente.

Autor do livro Bésame Mucho, que foi traduzido para português e é a ‘bíblia’ dos pais que querem criar os filhos com apego, o pediatra ressalta que o leite materno é produzido conforme a demanda, ou seja, quanto mais o bebê mama, mais produz. Interromper mamadas na expectativa de dormir mais não funciona e só pode trazer  consequências para o desmame precoce do seu filho.

Compartilhe!

4 Comentários

  1. Foi exatamente assim com a minha irmã, depois de um ano em LM LD ela passou a dar a tal mamadeira antes do sono, batata: em duas semanas a pequena não queria mais peito e aconteceu o desmame… Estou aqui sofrendo com o meu pequeno (8m) que a maior parte das noites acorda de hora em hora, e olha que uso sling diariamente e passo o dia todo com ele já que pedi a conta do serviço… Tem algo que estenda esse sono e não prejudique?

  2. Dejaina Batista em

    Eu sobrevivi acordando a noite toda pra dar peito, mas não tive coragem de dar mamadeira, cada mamada é preciso da e um momento maravilhoso que não voltará. Agora coloquei ele na cama comigo e descobri que posso dormir muito mais.
    Amor de mãe !!!

  3. Pingback: Mãe, não se culpe por querer ‘sumir’ | Natália Caplan – Doula

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.