Ministério da Saúde não recomenda uso de polvos em UTI neonatal

0
Compartilhe!
Polvos têm sido usados para acalmar bebês na UTI (Foto: Matheus Oliveira/GDF/Divulgação)

Polvos têm sido usados para acalmar bebês na UTI (Foto: Matheus Oliveira/GDF/Divulgação)

O uso de polvos de crochê para acalmar bebês dentro de incubadoras nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) neonatais não é recomendado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o governo, não há comprovação científica sobre os benefícios do bichinho como instrumento terapêutico.

De acordo com nota técnica divulgada pelo ministério, o melhor é utilizar o método canguru, onde o pai ou a mãe ficam em contato pele a pele com o bebê. O método, que foi instituído no Brasil desde o ano 2000, permite a diminuição do choro, aumenta a temperatura do corpo e dá estabilidade, além de regular a oxigenação e reduzir o tempo de internação.

O Ministério da Saúde diz que a nota técnica não proíbe o uso do polvo ou que ele faça mal aos bebês, mas indica que esse tratamento não tem a chancela do ministério, ou seja, o uso do método é de responsabilidade do médico ou de cada unidade hospitalar. “A utilização de brinquedos na unidade neonatal tem benefícios, podendo ser o polvo, assim como girafas, sapos, ursos, bonecos, carros, desde que respeitadas as normas e protocolos de controle de infecção hospitalar de cada unidade”, ressalta a nota.

Os bonecos de crochê são feitos em fios 100% algodão e contam com oito tentáculos de 22 centímetros. Os bichinhos surgiram em um hospital universitário da Dinamarca, em 2013, e ficaram conhecidos como “projeto Octo”. Neste ano, os bonecos começaram a ser usados em algumas maternidades brasileiras, como no Hospital Regional de Santa Maria, no Distrito Federal.

Quem apoia o uso dos polvos, diz que os tentáculos remetem ao cordão umbilical e dá mais sensação de proteção ao bebê. Antes de serem colocados nas incubadoras, os objetos precisam ser esterilizados para evitar infecções. Após a alta, as famílias levam o bichinho para casa.

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.