O que fazer para se livrar das fissuras nos seios

5
Para evitar fissuras é importante acertar a pega do bebê nas primeiras mamadas (Foto: Carolina Zia Fotografia)

Para evitar fissuras é importante acertar a pega do bebê nas primeiras mamadas (Foto: Carolina Zia Fotografia)

Assim que a mãe começa a amamentar seu bebê é muito comum surgirem dores e, na sequência, fissuras nos seios. No entanto, é importante saber que se dói é porque algo está errado, então, é preciso procurar orientação correta para conseguir amamentar tranquilamente.

As fissuras ocorrem porque o bebê não está fazendo a pega correta e, por isso, é importante a ajuda de uma consultora de amamentação ou buscar informação em um banco de leite humano. Assim que a pega é acertada, o ato de amamentar se torna mais prazeroso, no entanto, é preciso cuidar dos machucados nos seios. Confira aqui como fazer a pega correta.

A consultora de amamentação e naturopata da Casa Amayá, Cássia Tozo, explica que a melhor orientação é a mãe deixar os seios o mais livre possível de atrito. “Peço que elas evitem usar sutiã, nem absorventes de seios, conchas, enfim, deixar o seio o mais livre possível. Se não quer ficar sem blusa, pode usar uma blusinha bem larginha de algodão, por exemplo”, orienta.

Para cicatrizar as fissuras, outra dica é passar somente o leite materno no machucado e deixar secar naturalmente. “Quem pode tomar sol antes das 10h e depois das 16h nos seios também ajuda muito a cicatrizar as feridas”, afirma.

A mãe que adotar essas medidas e conseguir arrumar logo a pega do bebê vai conseguir amamentar tranquilamente em pouco tempo. Nos casos mais graves onde nenhum dos recursos anteriores teve sucesso, Cássia, que também atua como doula e doula pós-parto, orienta para as puérperas a usar a pomada de lanolina. No entanto, ela ressalta que não é uma recomendação para todas as mulheres.

“Muitas mães ganham a pomada na maternidade e são orientadas a passar após todas as mamadas, mas isso é um erro. Se o seio não está fissurado, o bebê está mamando bem não há motivo para isso sendo que pode, inclusive, prejudicar já que o peito fica mais úmido, vai abafar com o protetor de seio e pode até criar um fungo por conta disso”, explica.

Quando o seio da mãe está muito machucado é possível também recorrer a laserterapia ou ainda fazer a ordenha manual e servir o leite materno no copinho até o seio cicatrizar. “Já tive pacientes com um dos bicos bem ferido, então, ela dava mama em um peito e no outro fazia a ordenha manual para estimular e servia esse leite ordenhado ao bebê em outras mamadas”, comenta. 

LEIA MAIS: Como a laserterapia pode ajudar nas fissuras

Como já mostramos no Mães de Peito, para amamentar a mãe não precisa preparar os seios durante a gestação. A única coisa que toda mãe precisa é de informação e apoio. Leia mais aqui.

Veja vídeo como fazer a ordenha manual:

Compartilhe!

5 Comentários

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.