Parem de postar foto sarada em pleno puerpério; mostrem a maternidade real

0
Atriz Deborah Secco posta foto com a filha no colo menos de 15 dias após o parto (Foto: Reprodução)

Atriz Deborah Secco posta foto com a filha no colo menos de 15 dias após o parto (Foto: Reprodução)

A cena é muito comum. Um mês ou até 15 dias após uma celebridade ter seu bebê já posta foto nas redes sociais um selfie em frente ao espelho mostrando a barriga chapada. As revistas de fofocas, sites, logo republicam a imagem fazendo textos com títulos na linha: “Um mês após dar à luz, atriz mostra corpo em forma” ou “Ex-BBB conta como continua sarada após ser mãe”.

Sabemos que elas têm contratos, anúncios, trabalhos onde dependem da sua boa forma para continuar na ativa. Mas, por favor, parem. Essas fotos de ‘corpos perfeitos’ e a nossa sociedade cultuar isso, principalmente de uma mulher recém-parida é péssimo. Somos mulheres normais, de carne e osso e que engordaram pois geraram uma vida dentro do seu ventre.

A gestação muda – e muito – as nossas formas e curvas. Estrias, seios caídos, barriga flácida, a cicatriz de uma cesárea desejada ou não, enfim, a maternidade é transformadora em todos os sentidos. Algumas vão ter esse pacote completo enquanto outras vão ter mais facilidade para emagrecer e voltar a usar a calça jeans tamanho 36, por exemplo.

O que acontece é que essa  pressa de voltar a ter o corpo perfeito não é nada saudável, pelo contrário, é doentio. Tudo tem seu tempo. A maternidade real não precisa – nem deve – ser assim. Você não tem que provar nada a ninguém.

Parem de obrigar as mulheres a serem perfeitas, a dar conta de tudo. Além das noites em claro que passam cuidando da cria, das dificuldades que podem ter para amamentar ainda precisam estar lindas, saradas, com as unhas feitas, o cabelo escovado e a depilação em dia?

A mulher com um bebê com 15, 20, 30 dias de vida não deveria estar focada no seu corpo e sim nos cuidados básicos dela e daquele bebê. Comer bem, dormir, descansar, ficar com o bebê no colo, amamentar em livre demanda. Bem lembrado….qual dessas celebridades incentivam a amamentação? São casos raríssimos e pontuais. Uma postou a foto da barriga chapada e na semana seguinte publicou um texto dizendo que não tinha leite e a foto do filho tomando leite artificial na mamadeira. Celebridade incentivando a amamentação é o que você menos vê.

O problema dessas postagens das tais celebridades é que elas influenciam milhares de mulheres que sem informação vão fazer dietas malucas, exercícios antes do tempo prejudicando desde o vínculo com seus filhos até a amamentação. Não dá para ser essa mulher maravilha que nos impõe.

Não somos celebridades, ou seja, as mulheres comuns normalmente não têm babás, personal trainer, tratamentos estéticos, empresário e meia  dúzia de empregados para cuidar dos afazeres domésticos. A grande parcela delas passa o puerpério na raça cuidando sozinha da casa, dos filhos e de outras mil responsabilidades. Não dá para entubar mais essa: ser gostosa em pleno pós-parto.

O corpo da mulher demora até um ano para voltar ao ‘normal’ após um parto. Antes disso, não adianta buscar milagres. Claro que algumas têm uma genética favorável e voltam rapidamente a boa forma, mas nem todas são assim. 

A prioridade da mulher no pós-parto deve ser cuidar daquele serzinho que depende exclusivamente dela e fugir dos esteriótipos de beleza. A amamentação é a melhor forma de perder peso de forma natural já que as atividades físicas só devem ser feitas, no mínimo, após seis semanas do parto.

Então, mulheres reais, aprendam a aceitar que a maternidade é transformadora – em todos os sentidos, inclusive na nossa forma física.

Compartilhe!

Comments are closed.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.