Power Pump: técnica ajuda a aumentar produção de leite

1

A mulher que recebe uma prescrição de dar leite artificial para o seu bebê deve adotar algumas condutas para tentar aumentar a produção de leite materno se esse foi o motivo alegado pelo pediatra. Além de amamentar em livre demanda (sempre que o bebê quer) e dispensar o uso de bicos artificiais – mamadeiras e chupetas – a mãe pode fazer um protocolo de estimulação, o chamado Power Pump.

O Power Pump é a mãe usar a bomba para simular um pico de crescimento do bebê onde ela vai fazer uma rotina de ordenha para estimular mais a produção de leite. A psicóloga e especialista em amamentação, Bianca Balassiano, diz que o Power Pump é indicado para as mulheres que precisam melhorar a produção. “As mães que estão no grupo de risco para ter leite prescrito, como mães diabéticas, de bebês prematuros ou com redução mamária podem começar o Power Pump desde o início”, comenta.

Bianca, que é especialista pelo IBLCE (Internation Board of Lactation Consultant Examiners), diz que o ideal é utilizar uma bomba hospitalar que pode tanto ser alugada ou a mãe optar em utilizar a bomba que já tem e alugar uma outra individual para fazer o Power Pump simultaneamente nos dois seios. “Existem várias rotinas de ordenha. O importante não é a mulher ficar uma hora direto com a bomba ligada, mas fazer pequenas sessões de faz ordenha, para, faz ordenha, para pois assim terá uma estimulação maior”.

A mais recomendada e que é mais fácil da mulher entender é a seguinte:

20 minutos de ordenha
10 minutos descansa
10 minutos de ordenha
10 minutos descansa
10 minutos de ordenha

Ao todo, a mulher levará uma hora para fazer o Power Pump o que, explica Bianca, não é nada fácil, afinal, a mulher tem um bebê para cuidar e amamentar, além de reservar alguns momentos no dia para fazer o Power Pump. “O ideal é fazer pelo menos duas vezes ao dia por até uma semana. A mulher vai encontrar o melhor horário que ela encontrar na sua rotina. A recomendação é fazer sempre após as mamadas e buscar momentos tranquilos quando, por exemplo, o bebê estiver dormindo”, comenta.

O Power Pump é uma boa opção também para a mãe que volta ao trabalho e quer fazer um bom estoque. Se a mulher não pode fazer  a rotina que dura uma hora, Bianca orienta a realizar a seguinte ordenha:

10 minutos de ordenha
10 minutos descansa
10 minutos de ordenha

“Essa onde a mulher  leva só 30 minutos para fazer, deve ser feita mais vezes ao dia. Pode fazer sempre que ela tiver um tempinho. A mãe pode montar a sua própria rotina também e deixar a bomba sempre montada e sempre que passar por ela, fazer intervalos de 5, 10 minutos. Enfim, pode fazer de seis até 10 ordenhas por dia se for com intervalos menores”, afirma.

Compartilhe!

1 comentário

  1. Olá Boa Noite,sou Greysi e mãe de uma bebé de 3meses,volto pro trabalho quando ela tiver apenas 4meses,e trabalho em outra cidade,não têm onde fazer ordenha no meu local de trabalho .
    Como faço pra minha filha se adaptar ?Saio de casa às 7:15 e chego às 19:00horas?
    Quero continuar à amamentar,mais preciso acostumar ela sem o peito nesse período.

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.