Power Pump: técnica ajuda a aumentar produção de leite

4

A mulher que recebe uma prescrição de dar leite artificial para o seu bebê deve adotar algumas condutas para tentar aumentar a produção de leite materno se esse foi o motivo alegado pelo pediatra. Além de amamentar em livre demanda (sempre que o bebê quer) e dispensar o uso de bicos artificiais – mamadeiras e chupetas – a mãe pode fazer um protocolo de estimulação, o chamado Power Pump.

O Power Pump é a mãe usar a bomba para simular um pico de crescimento do bebê onde ela vai fazer uma rotina de ordenha para estimular mais a produção de leite. A psicóloga e especialista em amamentação, Bianca Balassiano, diz que o Power Pump é indicado para as mulheres que precisam melhorar a produção. “As mães que estão no grupo de risco para ter leite prescrito, como mães diabéticas, de bebês prematuros ou com redução mamária podem começar o Power Pump desde o início”, comenta.

Bianca, que é especialista pelo IBLCE (Internation Board of Lactation Consultant Examiners), diz que o ideal é utilizar uma bomba hospitalar que pode tanto ser alugada ou a mãe optar em utilizar a bomba que já tem e alugar uma outra individual para fazer o Power Pump simultaneamente nos dois seios. “Existem várias rotinas de ordenha. O importante não é a mulher ficar uma hora direto com a bomba ligada, mas fazer pequenas sessões de faz ordenha, para, faz ordenha, para pois assim terá uma estimulação maior”.

A mais recomendada e que é mais fácil da mulher entender é a seguinte:

20 minutos de ordenha
10 minutos descansa
10 minutos de ordenha
10 minutos descansa
10 minutos de ordenha

Ao todo, a mulher levará uma hora para fazer o Power Pump o que, explica Bianca, não é nada fácil, afinal, a mulher tem um bebê para cuidar e amamentar, além de reservar alguns momentos no dia para fazer o Power Pump. “O ideal é fazer pelo menos duas vezes ao dia por até uma semana. A mulher vai encontrar o melhor horário que ela encontrar na sua rotina. A recomendação é fazer sempre após as mamadas e buscar momentos tranquilos quando, por exemplo, o bebê estiver dormindo”, comenta.

O Power Pump é uma boa opção também para a mãe que volta ao trabalho e quer fazer um bom estoque. Se a mulher não pode fazer  a rotina que dura uma hora, Bianca orienta a realizar a seguinte ordenha:

10 minutos de ordenha
10 minutos descansa
10 minutos de ordenha

“Essa onde a mulher  leva só 30 minutos para fazer, deve ser feita mais vezes ao dia. Pode fazer sempre que ela tiver um tempinho. A mãe pode montar a sua própria rotina também e deixar a bomba sempre montada e sempre que passar por ela, fazer intervalos de 5, 10 minutos. Enfim, pode fazer de seis até 10 ordenhas por dia se for com intervalos menores”, afirma.

Compartilhe!

4 Comentários

  1. Olá Boa Noite,sou Greysi e mãe de uma bebé de 3meses,volto pro trabalho quando ela tiver apenas 4meses,e trabalho em outra cidade,não têm onde fazer ordenha no meu local de trabalho .
    Como faço pra minha filha se adaptar ?Saio de casa às 7:15 e chego às 19:00horas?
    Quero continuar à amamentar,mais preciso acostumar ela sem o peito nesse período.

    • Querida, o banheiro não é o local mais adequado, mas não há uma sala de ambulatório ou mesmo escritório privativo? Você pode levar álcool gel para limpar as superfícies, sacos plásticos para forrar e se virar por ali mesmo. Doze horas de separação pode levar até ela na noite acordar mais para poder ter mais tempo com você.

  2. Olá, bom dia..
    Sou DM1 a dez anos e tenho uma filha de 3meses e 28dias. Minha filha nasceu com 39 semanas completas, pesando 4875kg, medindo 52cm, ela teve uma infecção logo no primeiro dia de vida e ficou internada para tratar com antibióticos, saiu do hospital com nove dias pesando 4350kg, hoje ela pesa 5250 kg, bom como pode ver ela não ganhou tanto peso ao longo desses meses a pediatra disse que o corpo poderia estar segurando já que ela nasceu muito acima do normal dos bebês. Bom com dois meses relatei alguns acontecimentos como regurgitação e contorcer o corpo após as mamadas, então minha bebê passou a tomar domperidona, nas primeiras semanas ela teve regurgitaçoes mais frequentes e em mais quantidades, após melhorou um pouco, também inseri a fórmula conforme orientação, primeiro momento minha bebê rejeitou depois caiu como uma luva, ela viu que é mais fácil, eu não queria dar fórmula, gostaria de continuar com o peito, estou tentando retirar após as mamadas durante o dia porque quando ela faz isso de chorar é quase sempre a noite quando não tenho mais tanto leite.. e se dou a fórmula sempre mama 60 ml, se eu der mais ela mama também. Ela sempre dormiu seis horas seguidas, mesmo assim fico com medo de ela estar passando fome mesmo dormindo. Há dois dias eu estou dando a fórmula e tem tomado normalmente mas agora no terceiro dia me pareceu que ela não quis mamar tanto o peito parecia já querer a fórmula o que posso fazer para que ela não pare de mamar no peito??? Obs: estou tomando equilid para aumentar a produção de leite, e pra mim já fez efeito mas me parece que para a bebê não. Ela dorme bastante mesmo durante o dia e mais de seis horas a noite, não entendo porque não há ganho de peso estou muito preocupada.

  3. Olá me chamo Camila a minha bebe só tem 3 meses tenho que volta trabalha eu durmo no serviço de segunda a sexta estou armazenado o leite materno estou oferecendo mamadeira e continuado com o peito porém logo logo eu volto ao trabalho e ñ quero para de amamenta o que devo fazer pra ela ñ largar o peito ?

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.