Prefeitura de SP oferecerá curso de capacitação para doulas atuarem no SUS

40
Mulheres vão contar com doulas voluntárias no parto (Foto: Coletivo Buriti por Bia Takata)

Mulheres vão contar com doulas voluntárias no parto (Foto: Coletivo Buriti por Bia Takata)

Ao sancionar nesta sexta-feira (23) a lei que permite a entrada das doulas nas maternidades públicas da capital, o prefeito Fernando Haddad (PT) anunciou que a administração municipal oferecerá também um curso de capacitação para permitir a entrada das profissionais.

O curso será gratuito e, segundo o secretário municipal de Saúde, Alexandre Padilha, as doulas vão atuar nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para acompanhar a gestante não só no dia do parto, mas durante o pré-natal e no pós-parto também. A ideia é capacitar mulheres das comunidades como doulas para que elas possam entender mais sobre o parto normal e o parto humanizado e dar assistência para as gestantes.

“Muitas mulheres querem ser doulas, mas não tem recursos para fazer o curso que hoje só existe de forma particular. O curso será dado pela escola de saúde da secretaria”, explica o secretário, que ainda não sabe quantas vagas serão oferecidas.

LEIA MAIS: O que faz uma doula e a importância de ter uma

Apesar da gestão Haddad estar no fim, Padilha diz que está garantida verba para o curso durante a próxima gestão.  “Com mais doulas será uma oportunidade importante para as mulheres da periferia e de mais crianças nascerem de forma humanizada”, ressalta. A primeira turma, afirma Padilha, deverá iniciar no primeiro trimestre de 2017.

TRABALHO VOLUNTÁRIO

Conforme a lei do SUS (Sistema Único da Saúde), não poderá haver nenhum tipo de pagamento por parte das parturientes, ou seja, as doulas farão um trabalho de forma voluntária. “Não pode abrir um mercado de contratação de profissionais pois todos os procedimentos pelo SUS são gratuitos”, diz.

A presidente da Adosp (Associação das Doulas de São Paulo), Daniela de Almeida Andretto, diz que a sanção do projeto de lei 280/2014 de autoria da vereadora Juliana Cardoso (PT), é uma vitória não só das doulas, mas das mulheres. “É uma oportunidade das doulas aturarem no SUS sim, mas também de reduzir os casos de analgesia, de cesáreas e aumentar também a satisfação da mulher na sua experiência de parto, entre outras vantagens que a doula oferece estando ao lado da parturiente”, diz.

Compartilhe!

40 Comentários

  1. Pingback: Prefeitura de SP oferecerá curso de capacitação para doulas

  2. ALINE CORREA DE SOUZA em

    Olá boa noite!!

    sou psicóloga recém formada e estou a procura de capacitação para ser doula em minha cidade. Fiquei extremamente feliz com essa noticia, pois acho que temos que levar a humanização para TODOS os lugares!! tenho muito interesse em fazer o curso como devo proceder???

  3. Ai q sonho esse curso… eu morri de vontade de ser Doula principalmente de Pós Parto e essa notícia me encheu de alegria…. estou ansiosa esperando mais informações. …… obrigada por compartilhar Gi… arrasou😉

  4. Maria Helena da cruz pereira em

    Ola tudo bem? Eu sou uma doula, trabalhei quase 3 anos em itupeva e amei trabalhar voluntária, mas gostaria que nos de outros lugares tbm possamos trabalhar aqui em sp, pois precisri de voltar pra cá pra morar com minha mae, mas gostaria de continuar trabalhando como doula, so nao tenho condições de pagar, mas por favor me ajude a conseguir, por favor, muito obrigada viu desde ja maria helena e o meu número é 11 986076639.

  5. Bruna da Silva Araujo em

    Bom Dia! Caros,

    Tenho interesse no curso de Capacitação para Doulas, e gostaria de saber como devo proceder, quais os dias e horarios que serão ministrados.

    Grata e no aguardo,

    Atenciosamente,
    Bruna Araújo

  6. Zeni Passos Milani

    Olá,

    Tenho interesse no curso de capacitação para Doulas, desejo receber informações sobre o início.

    Desde já agradeço,

    Atenciosamente,
    Zeni Passos Milani

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.