Relactação: técnica ajuda bebê a voltar a mamar só no peito

21
Mãe faz técnica de relactação para amamentar seu bebê (Foto: Gabi Trevisan)

Mãe faz técnica de relactação para amamentar seu bebê (Foto: Gabi Trevisan – Foto Natural)

Muitos bebês saem das maternidades em aleitamento misto, ou seja, sendo amamentados e recebendo também leite de fórmula como “complemento”. Em São Paulo, 30% dos bebês nascidos nas maternidades Pró-Matre e Santa Joana, por exemplo, recebem alta sem mamar exclusivamente no seio materno.

Muitas mães, no entanto, querem abandonar o leite artificial o quanto antes, mas encontram muitas dificuldades. A principal delas é porque o leite de fórmula normalmente é oferecido  nos primeiros dias de vida do bebê por meio de mamadeiras. Além de prejudicar a amamentação, o objeto pode provocar a chamada “confusão de bicos”.

Uma dica importante para as mães que querem abandonar o leite de fórmula é primeiro se livrar das mamadeiras e outros bicos artificiais, como chupetas, por exemplo. Ao sugar esses bicos de silicone o bebê faz movimentos diferentes do que faria no seio materno o que faz com que ele queira mamar no peito depois da mesma forma que faz com a mamadeira.

Além de poder causar dor nas mamas, fissuras, o bebê pode estranhar, chorar e ficar irritado  o que fará a mãe pensar que o seu “leite é fraco” ou que “não tem leite suficiente”, por exemplo. Isso provoca um efeito em cascata pois ela achará que não produz mais leite e aumentará o número de mamadeiras e os mls de leite artificial dado ao seu bebê até desistir por completo da amamentação.

MÃES ADOTIVAS

A mãe que não consegue amamentar só com o seu leite pois ficou dias ou semanas sem amamentar seu bebê – seja por qualquer motivo – pode optar pela técnica até que o “complemento” não seja mais necessário.

Essa é uma opção muito válida para as mães adotivas que querem amamentar seus bebês. Com o auxílio de medicamentos e muita dedicação, elas conseguem produzir leite e amamentar os filhos adotivos também.

COMO FUNCIONA

Existem produtos prontos, os chamados relactadores, que podem ser comprados em lojas especializadas para bebês. No entanto, há uma opção mais econômica onde é utilizada uma sonda (nasogástrica número 4 ou 5) e uma seringa ou copinho.

O leite artificial é colocado nesse recipiente e a sonda é fixada junto ao seio onde o bebê suga simultaneamente o mamilo e o complemento.

Essa técnica permite que o seio materno continue sendo estimulado e, é claro, produzindo leite para o  bebê. O recomendado é que a mãe dobre algumas vezes durante a mamada a sonda para que o bebê receba mais leite materno do que artificial até que aos poucos ela retire o complemento até não precisar dar mais (veja mais dicas abaixo).

Vale ressaltar que o leite materno é produzido de acordo com a demanda, ou seja, quanto mais o bebê sugar, mais leite essa mãe vai produzir. Por isso, a importância da mãe seguir com a livre demanda e fazer muito contato pele a pele com seu bebê.

A relactação é uma técnica simples e que deve ser usada temporariamente, ou seja, até restabelecer a produção de leite materno o que deve acontecer em poucos dias ou semanas. É importante saber que a relactação não é uma técnica para substituir a mamadeira, mas ajudar uma mãe que parou de amamentar por um tempo – seja ele por qualquer motivo – a voltar a dar exclusivamente o peito.  Assim que a mãe conseguir produzir leite suficiente, poderá utilizar o copinho para dar leite na sua ausência.  LEIA MAIS: Como dar leite utilizando o copinho.

As mães que querem entender mais sobre a técnica podem procurar um banco de leite ou uma consultora de amamentação para auxiliar a utilizar a sonda e se livrar dos bicos artificiais.

DICAS IMPORTANTES PARA DAR CERTO

Compre várias sondas pois o melhor é usar uma por mamada pois é difícil higienizar bem para poder reutilizá-la. Se não for possível, esterilize com água fervente após cada uso.

Coloque uma ponta da sonda no recipiente (copinho ou seringa) e a outra prenda no seio com sua extremidade perto do mamilo. A ponta deve ficar bem na aréola para que o bebê sugue sem notar a sonda. Para fixar, use esparadrapo

Coloque o leite artificial ou o leite materno no recipiente

IMPORTANTE: coloque o recipiente na altura do nível dos mamilos para que o bebê sugue e não caia leite na sua boca por conta da gravidade.  

Além de utilizar a técnica, a mãe deve amamentar em livre demanda para que a produção de leite aumente, o bebê aprenda sugar e ela possa enfim abandonar os complementos.

 

Compartilhe!

21 Comentários

  1. Eu amei as dicas! Porque meu bebê pegou no meu peito até 1 mês e 14 dias, apartir daí comecei a dar fórmula e peito, (por motivo que estava produzido pouco leite) e quando fui ver meu filho já tinha largado o peito. Hoje ele está com 2 meses e 28 dias e não quer saber de peito, e eu quero muito que ele volte para o peito, e aqui com essa leitura já sei oque fazer😍!!

  2. Eu tirei o peito da minha filha pq passei um tempo achando que ela pudesse ter alergia à proteína do leite. Agoea tenho certeza de que ñ é esse o problema dela e ela se recusa a mamar no meu peito. Me sinto muito frustrada e infeliz com isso, daria tudo pra que ela voltasse a aceitar meu peito. Vou tentar essa técnica.

  3. Dei leite artificial para minha filha uns 15 dias, mas tbm deixava mamar no peito de 15 a 20 minutos. Agora quero deixar apenas peito, porém ela tá mamando de hora em hora, às vezes até menos.. Isso é normal ? E como posso aumentar o horário das mamadas ? Morro de medo dela esta passando fome

  4. Gente estou na mesma situação meu filho não quer mama no meus peitos ,estou dando leite de fórmula porque eu trabalho às eu não quero tira ele dos peitos ,mesmo assim ele não pega o peito corretamente já tentei de tudo é não tenho muito leite estão meio vazios o que eu faço pelo amor de Deus

    • Eu estou na mesma, tenho um pingo de leite, comecei a dar mamadeira ( avent bico petala) mas agora ele nao quer nem pegar mais o peito, é uma luta, ele briga ate. Muito triste

  5. Também estou nessa situação. Minha bebê nasceu dia 15 e no dia 17 eu não tinha mais nada no peito. Nem o colostro. Chorava muito. Introduzi a fórmula até a noite do dia 19 quando meu leite desceu. Ela mamou super bem mas teve cólicas a noite toda. No outro dia brigou muito e não queria o peito. Tentei por 2 dias e desisti. Mas vou tentar essa técnica da sonda pois tenho muito leite ainda. Me sinto frustrada por minha filha não querer o peito.

  6. Bom dia
    Meu neném nasceu domingo dia 28 de outubro e ele no hospital pegava meu peito mas achava que o colostro não estava sendo p suficiente e ele tomou suplemento, mesmo meu bico do poeto sendo pequeno. Tenho que tirar leite e dar na chuquinha mas é cansativo tirar pq parece que não sai tudo, sabem quanto custa essa sonda, e onde posso encontrar?

  7. Gente minha bebê mamava os dois peitos agora só tá pegando um , Quando coloco ele no outro ela não pega, como faço pra fazer ela pegar o outro peito ?

  8. Eu estou passando por essa mesma situação. Minha filha deixou de mamar aos sete meses e nao quis mais. Já tentei de tudo e todos os metodos possiveis, nao sei se foi a correria do trabalhar que fez ela entrar na minha rotina e sair ela mesmo do peito. Mas, eu gostaria e tento muito que ela volte para o peito, pois o leite materno é essencial para ela. Eu vou aplicar esse metodo para ver se dará certo. No mais, aviso se der certo. bjs

  9. Eu tbm quero q minha bebe volte a mama o meu peito ta dando leite porém pouco mais boto ela ela n quer o peito oq faço pra ela volta a mama pq não ente Dir oq está escrito ai nao

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.