Saiba como prevenir as assaduras e fazer a troca de fraldas do bebê

0

 

Fraldas de pano são alternativa para bebês com assaduras recorrentes (Foto: Renata Penna Fotopoesia)

A água e o algodão ainda são as melhores opções para limpar o bumbum do bebê nas trocas de fraldas. Além de ser mais econômico, o bom e velho algodão com água é mais natural pois não tem os produtos químicos que existem nos lenços umedecidos, por exemplo.

Os lencinhos para limpar o bumbum dos bebês são práticos, mas os pais devem dar preferência para usar mais em passeios ou nos bebês maiorzinhos mesmo havendo no mercado produtos que são voltados para os recém-nascidos.

A pediatra Kelly Oliveira diz que é muito comum os bebês terem assaduras pelo simples fato de usarem fraldas. ”O ambiente úmido, abafado, a presença de atrito e resíduos de xixi ou cocô e a pele delicada do bebê, torna o ambiente propício para assaduras​”, explica. Alguns bebês, diz a médica, têm uma predisposição maior a ter assaduras, mas a troca frequente das fraldas – a cada xixi ou cocô – ajuda a minimizar esse inconveniente.

A pediatra diz que após trocar o bebê é muito importante secar bem a região e que os pais de meninas precisam ter bastante atenção com a higiene limpando sempre de frente para trás para evitar infecções urinárias. “Depois de limpar, secar bem, é bom passar um creme de prevenção”. A médica comenta que os pais podem usar a maizena no lugar da pomada de prevenção. “A maizena nada mais é do que um ​produto utilizado para deixar o local da fralda mais seco. Pode ser usado, porém, se usar creme de barreira, não deve-se usar os dois para evitar de ficar uma pasta difícil de retirar”, orienta.

CAUSAS DAS ASSADURAS

Kelly explica que a pele o bebê é muito delicada e que a assadura ocorre ou  somente pelo simples contato da fralda com a pele, que é a chamada dermatite de fralda, ou por algum agente infeccioso, como fungos. “A dermatite de fralda deve ser tratada trocando a marca da fralda ou produto que pode ser a causa da irritação da pele do bebê. Se houver infecção por algum microorganismo, deve ser tratado conforme orientação médica”, orienta.

A médica explica que as fraldas de pano, conhecidas também como ecológicas, podem ser uma boa opção para os bebês que têm assaduras frequentes. “Por ter o revestimento de algodão, pode ser menos agressiva para a pele do bebê do que as fraldas convencionais”, comenta. Outra vantagem é que são menos agressivas ao meio ambiente.

 

Compartilhe!

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.