7 dicas para enfrentar o calor e deixar o bebê fresquinho e hidratado

1
Na praia, não esqueça de hidratar muito o bebê e de muita sombra (Foto: Mães de Peito)

Na praia, não esqueça de hidratar muito o bebê e de muita sombra (Foto: Mães de Peito)

Chega o calorzão e os pais muitas vezes não sabem como vestir seu bebê. Se coloca muita roupa, o bebê transpira. Se deixa só de fraldas, os pais temem que o bebê tome friagem e adoeça. Essas preocupações são completamente normais, mas o pediatra Carlos Eduardo Corrêa, o Cacá, diz que muitas vezes os pais agasalham demais os bebês o que pode ocasionar desconfortos e até febre. “Se os pais estão com vontade de arrancar roupa por conta do calor, o bebê provavelmente quer o mesmo”, comenta o médico.

Confira a seguir algumas dicas que ele dá para deixar a criança mais confortável nos dias mais quentes do ano.

1 – MUITO LEITINHO
Bebê que mama exclusivamente leite materno não precisa de água. O que as mães precisam fazer é aumentar a oferta, ou seja, amamentar o filho em livre demanda – sempre que o bebê quer. A tendência é que no calor as mamadas sejam mais curtas, porém, mais frequentes.

Vale lembrar que no início da mamada o leite tem muita água e é ótimo para hidratar os pequenos. A introdução de água para bebês que mamam exclusivamente leite materno só deve ser feita após os seis meses – junto com a introdução alimentar. Saiba mais sobre a introdução alimentar clicando aqui.

2 – PICOLÉ DE LEITE MATERNO
O pediatra explica que o sorvete feito de leite materno é ótimo para refrescar a criança. É importante tomar cuidados de higiene para fazer o peitolé que são os mesmos adotados quando a mãe faz a ordenha do seu próprio leite. Leia mais aqui como fazer o picolé.

Bebê toma picolé de leite materno (Foto: arquivo pessoal)

Bebê toma picolé de leite materno (Foto: arquivo pessoal)

3  – ABUSE DO CONSUMO DE FRUTAS
Os bebês com mais de seis meses de idade e que já passaram a comer papinhas salgadas devem consumir ao longo do dia água e frutas, principalmente, melancia e melão por serem bastante aguadas.  A criança pequena não consome muita água, então, abuse do consumo dessas frutas.

LEIA MAIS: Bebês não precisam de suco, troque a bebida pela fruta

4 – DEIXE O BEBÊ SÓ DE FRALDAS
Se está quente e você tem vontade de andar sem roupas, o bebê tem esse mesmo desejo. Os pais podem deixar ele dormir só de fralda mesmo durante à noite.

5 – VENTILADOR E AR-CONDICIONADO
Para fazer com que as dormidas sejam mais tranquilas,  os pais podem colocar no quarto do bebê um ventilador voltado para a parede para refrescar o ambiente. O uso de ar-condicionado também é permitido desde que tenha uma boa manutenção de filtro.

6 – MAIS E MAIS BANHOS
Outra orientação é dar mais banhos bem frescos ao longo do dia. Nem sempre precisa ser um banho completo (com sabonete e xampu), mas um de balde só com água para refrescar. “Dar banho duas, três vezes por dia refresca e faz o bebê dormir melhor”, diz o pediatra. Uma boa opção é o banho de balde. Clique aqui para saber mais sobre o banho de balde.

7 – PRAIA E BEBÊ
O bebê pode ir para a praia desde que fique em uma sombra de uma árvore ou em um quiosque. Guarda-sol não é recomendado pois não protege da mesma maneira.

A exposição ao sol deve ser de apenas 15 minutos e sempre antes das 10h ou depois das 16h. Não é recomendado usar protetor solar em bebês com menos de seis meses, então, a melhor opção é muita sombra e chapeuzinho. 

 

 

Compartilhe!

1 comentário

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.