Saiba mais quando é a hora de fazer o desfralde noturno

0

Pais não precisam acordar a criança durante a madrugada (Foto: Mães de Peito)

Assim como o desfralde diurno deve respeitar o tempo e o amadurecimento da criança, o mesmo deve ocorrer com o noturno. Os pais também não devem esperar que a criança desfralde simultaneamente de dia e de noite.

A pediatra Honorina de Almeida comenta que algumas crianças fazem por conta própria o desfralde diurno e noturno, mas com a grande maioria não é assim. “Os pais devem deixar a criança dormir com fralda até que ela amanheça seca por vários dias seguidos”, orienta a médica, conhecida como Nina, da Casa Curumim.

Ela comenta que os pais podem tentar algumas estratégias para ocorrer o desfralde noturno com mais facilidade, entre elas, dar pouco líquido à noite. “O leite antes de dormir, por exemplo, atrapalha o desfralde. O leite para criança dormir é completamente dispensável para a criança que está na idade de desfralde”, afirma a médica. Além da questão da maturação da criança, ela explica que há fatores externos – como se a criança passou frio à noite – que podem desencadear o xixi na cama.

NÃO PRECISA ACORDAR

A médica não aconselha os pais a acordarem a criança no meio da madrugada para fazer xixi. O melhor, explica, é levar a criança para ir ao banheiro ao escovar os dentes, ou seja, pouco antes de ir para a cama. “Só deve levar a criança de madrugada no banheiro se ela acordar pedindo. Acaba interrompendo o sono dela e vira um desgaste para ela e para os pais”, comenta.

Nina diz que entre os cinco e sete anos é normal ocorrer alguns ‘escapes’ com xixi na cama. A médica diz que além da hereditariedade, a chamada enurese noturna pode estar associada a outros fatores, como questões biológicas e emocionais. “Tem criança que não urinava e passou a fazer xixi na cama depois que mudou de escola, ou com a chegada do irmão, enfim, são várias questões envolvidas.”

Nina diz que não há motivo para preocupações e que somente os pais devem procurar um especialista, como um urologista, após conversar com o pediatra para ver se é realmente necessário. “Somente depois dos sete anos aconselho a procurar um especialista para fazer uma avaliação nos rins e bexiga da criança”, orienta.

Assim como no desfralde diurno, a pediatra recomenda aos pais paciência e esperar o amadurecimento da criança para o desfralde que é algo que não depende dela. 

LEIA MAIS: criança dá sinais de qual é a hora de sair das fraldas

Compartilhe!

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.