Saiba os direitos trabalhistas da gestante e na volta da licença

139
Grávida pode se ausentar do trabalho para exames (Foto: Gabi Trevisan)

Grávida pode se ausentar do trabalho para exames (Foto: Gabi Trevisan)

Contar para o patrão que está grávida pode ser um momento de tensão para as mulheres. Enfrentar a gestação trabalhando – muitas vezes passando mal – é apenas um dos desafios das mães que trabalham fora. Quando enfim nasce o bebê, a sensação é de alívio, mas com o fim da licença maternidade surge a angústia de ficar longe do bebê e aquela sensação de ‘será que quando eu voltar vou ser demitida?’
Para algumas mulheres, ser demitida no fim da licença é considerado um ‘alívio’ para passar mais tempo com a cria sem precisar deixá-lo na escolinha com poucos meses de vida ou sob os cuidados de terceiros.
Mas, quais são os direitos da grávida e da mãe com o fim da licença maternidade?
O advogado Pedro Toledo, que é militante pelos direitos das mulheres, explica que a mulher tem estabilidade garantida desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto, independente se a duração da licença maternidade foi de quatro ou seis meses.
“Não importa o momento no qual é feita a comunicação ao empregador. É considerado o momento da confirmação da gravidez, em todos os casos, e a estabilidade ocorre desde a concepção”, diz o advogado.
Ele explica que se a mulher for demitida antes da confirmação e depois se verificar que a concepção ocorreu antes da demissão, o empregador terá o dever de indenizar todo o período da estabilidade ou de reintegrar a mulher demitida ao trabalho.
O advogado afirma ainda que a estabilidade também vale quando a confirmação da gravidez ocorre durante o período do aviso prévio – tanto o trabalhado quanto o indenizado.
“Algumas decisões judiciais têm concedido o direito à estabilidade inclusive para aquelas mulheres que foram admitidas já grávidas, ou seja, foram admitidas após o momento da confirmação da gravidez”, comenta.
GESTAÇÃO
Durante a gravidez, o advogado explica que a lei ampara a mulher para se ausentar do trabalho e fazer consultas do pré-natal e exames complementares. “A liberação deve ser feita pelo tempo necessário, ou seja, por quantas horas a mulher precisar, para ir e voltar de tais procedimentos”, diz. Segundo ele, a gestante pode até pedir a dispensa do dia todo a critério do empregador ou conforme a recomendação do profissional de saúde.
É mais comum  que a gestante entre um pouco mais tarde ou saía antes para fazer os exames.
“A CLT estabelece que devem ser garantidos, no mínimo, seis afastamentos para a realização de consultas à empregada gestante, mas não há um limite”, diz Pedro. Segundo ele, a gestante não deverá ter prejuízo do seu salário e demais direitos por conta dessas ausências.
AMAMENTAÇÃO E VOLTA AO TRABALHO
As leis trabalhistas também permitem que a  mãe que amamenta pode tirar  dois intervalos de 30 minutos cada, durante sua jornada de trabalho, para fazer a ordenha ou alimentar o filho na escolinha se essa for próxima ou no local de trabalho da mãe.
Esses intervalos podem ser tirados até a criança completar seis meses de vida. Após esse período, vale conversar com a chefia para tentar uma negociação caso a mulher continue fazendo a ordenha. Esses intervalos não podem ser descontados da remuneração nem do horário de almoço.
No caso das mães que não têm como amamentar em uma creche próxima ou preferem não fazer a ordenha no local de trabalho, é possível antecipar em uma hora a saída do trabalho. “Se esses intervalos não forem concedidos, ou se não autorizarem a saída antecipada, o empregador é obrigado a pagar esses períodos como hora extraordinária, além de multa”, orienta o advogado.
A mulher também pode solicitar duas semanas para prolongar a licença caso ainda esteja amamentando. O pediatra é o profissional responsável em fornecer esse atestado que deve ser entregue com antecedência para a empresa. Vale ressaltar, no entanto, que a empresa não é obrigada a aceitar esse documento.

Compartilhe!

139 Comentários

  1. Olá, gostaria de saber se há uma obrigatoriedade de prazo para comunicar a empresa sobre a gravidez? Os médicos recomendam aguardar 12 semanas para ter confiança na gravidez, posso esperar esse prazo também para comunicar onde trabalho?

  2. Bom dia, estou de licença maternidade e sou membro eleita da CIPA, gostaria de saber se a empresa pode me mudar de setor e alterar meu período de trabalho na volta da minha licença maternidade?

  3. Uma empregada em licença maternidade e também membro eleita da CIPA, na volta da licença a empresa pode muda-la de setor? e alterar seu período de trabalho, que era manha e tarde, para tarde e noite?

  4. Ola boa tarde na minha empresa fui informada que para me mandar embora terei que esperar o tempo da estabilidade da empresa que seria 3 meses…. Isso e Real ou a empresa so pode te mandar embora somente quando a criança completar 1 ano de idade??????

  5. boa tarde
    caso queira fazer acerto para sair da empresa apos o cumprimento da licença tem alguma impossibilidade por lei para a empresa fazer isso

  6. Bom dia. Gostaria de saber se a lei me obriga a voltar pro trabalho no termino da licença maternidade? Nao tenho com quem deixar meu filho e ele ainda esta mamando no peito. Eu tenho a opção de não querer voltar ou sou obrigada?

    • Oi Maria Claudia. Se acabou licença maternidade, férias, etc. não tem jeito. A única opção é retirar o leite quando estiver longe do bebê para seguir amamentando. No nosso canal no Youtube tem vídeos ensinando isso. Qualquer coisa, estamos por aqui

  7. fui demitida porem descobrir que estava gravida , onde trabalhava esta fechando acho que vao me indenizar . O que tenho direito ? agora estou de 9 semanas

  8. Bom dia.
    Minha licença esta acabando e a empresa quer me dispensar e indenizar o período de estabilidade , porem nos informaram que eu não posso ser demitida mesmo que ele pague a multam isto procede?

  9. Vicência Soares de sousa em

    Olá Bom dia gostaria de saber se os 4 meses de licença depois do parto já conta com o tempo para me mandar embora quando voltar?ou seja com um mês trabalhado de volta eles podem me mandar embora?Se for assim não vejo estabilidade nenhuma.

  10. Bom dia
    Eu gostaria de tirar algumas dúvidas
    Ganhei minha filha em abril, voltei a trabalhar em 01 de agosto e fui desligada da empresa no dia 14/08 e quanto a estabilidade ? Eles vão me pagar multa? Sera que eh vou receber todos os meus direitos? E se eh não receber posso entrar na Justiça?

  11. Oi Irei retornar ao trabalho e minha bebê tem 5 meses, na semana que eu tenho que retornar minha chefe já quer que eu faça uma viagem para uma cidade que fica a mais ou menos 3 horas de distancia. Fica complicado para viajar pois ainda amamento, como poderia fazer? Existe alguma lei que eu possa fazer serviços na mesma cidade por um tempo?

    • Oi Roberta. Você não consegue levar a bebê com você e alguém para ficar com ela enquanto trabalha? Outra opção é fazer um belo estoque de leite materno e seguir a ordenha lá para não desencadear uma mastite….Não vale conversar com a chefia? Muita força para você. Infelizmente não há lei sobre isso….

  12. Óla, A Empresa não contratou ninguém para cobrir a minha licença maternidade e acumulou o meu trabalho, quando eu voltei tive que fazer as atribuições do dia a dia mais o que foi acumulado sem ganhar nada a mais por isso.
    a Empresa pode fazer isso? uma vez que é o inss que paga a licença.

  13. ola sai de maternidade dia 25/05 minha filha nasceu dia 06/06 minha licença acaba agora em setembro e eles vão adianta minhas férias que vence dia 13/10 eu tenho mais quanto tempo de estabilidade ?

  14. Eu volto mês que vem,e meu horário é das 13:30 as 22:20, ai queria saber se eu não teria prioridade no período da manhã por conta de babá e creche depois?

  15. Patrícia Oliveira em

    Queria tirar uma dúvida..
    Passei em uma seleção pública para socioeducador e já trabalho na área como terceirizada.só que eu não fiquei entre as 100 primeiras colocadas eu quero saber como faço para assegurar minha vaga já que estou grávida.

  16. oii gostaria de saber quem pagara meu salario assim que eu voltar da licença maternidade por exemplo volto agora em 6 de novenbro de 2017 quem paga meu salario a empresa onde eu trabalho !

  17. ola entrei de licença dia 01 de maio e minha bebe nasceu dia 31 no final de abril ja tive q pegar atestado pois estava com perda de liquido minha licença acabou em agosto mais a empresa nem me ligou qnd entrei em contato estavam ferias vencidas entao fiquei setembro em casa nao consegui ninguem pra ficar com minha bebe tentei entrar em um acordo pra eles me mandarem embora pra nao perder 2 anos de trabalho eles disseram q nao podem oq eu faço

  18. Minha bebê tem 3 meses volto o mês que vem e ainda vou fazer 1 ano de empresa dia 22 de novembro será que tenho direito de receber seguro desemprego no caso de eles me mandarem embora depois da estabilidade

  19. Boa tarde!!!. Sairei de licença maternidade assim que meu bebê nascer (em novembro). Tambem tenho ferias a vencer e vou juntar com a licença. O contador da empresa disse que preciso voltar a trabalhar pelo menos por dois dias para ter direito as ferias. Isso procede?

    • Seu caso é igual ao meu, ganhei bebe 2 de maio, após a licença vou tirar as férias vencida. Pois emenda. Não precisa Trabalhar esses dois dias não para tirar as férias. A não ser que sua férias não esteja ainda vencida.

  20. ola boa tarde , irei sair de ferias dia 01/11 , e retornarei no dia 17 ,no caso por que so tenho 16 dias na empresa (por conta de ferias coletivas) mais logo no dia 17 entra minha licença minha duvida é a empresa me informou que em dezembro eu so irei receber 232,00 enquanto o dinheiro da licença como fica

  21. Olá sair de férias,dia 1 de julho,dia 7 dia julho tive bebê,mais antes de entrar de férias conversei com meu chefe,se caso eu vinhese ter bêbê,no meio das minhas férias.se dps da licença eu poderia tirar o resto ele falou que sim,que não tinha problema,então pelas minhas contas volto a trabalhar dia 1 de dezembro,pq agora dia 7 de novembro,acaba minha licença e começa minhas férias denovo,está certa meus cálculos?

  22. Olá gostaria de saber como funciona a licença maternidade, vale apartir da data do atestado ou do nascimento da criança??? Como são contados os 120 dias????

  23. Boa noite
    Quando retorno ao trabalho tenho direito de sair para amamentar meu bebe, minha empresa funciona da seguinte forma: saio uma hora antes ou uma hora depois do meu torno (fazendo uma carga horaria de 7:20 ao inves de 08:20) até meu bebe completar os 6 meses. Com essa regra, a empresa pode me obrigar ou pedir que eu faça hora extra ou estou acobertada e não preciso fazer a hora extra exigida?

  24. Por favor tire minhas duvidas!!!sai da empresa com dois meses e não sabia,porém,tinha pedido pra sair antes,hoje meu bebé tem dois mês tenho direito a reitegração ou a indenização?

  25. Bom dia tenho uma dúvida o médico me afastou do trabalho em agosto por causa que estava cm pressão alta ganhei meu BB dia 26 de outubro, quando q volto ao trabalho? sou doméstica

  26. Olá boa noite tire minhas duvidas por gentileza sai da empresa gravida. gostaria de saber se tenho direito a reitegração ou indenizaçao meu bebé tem dois meses e sai com dois mes de gravida?

  27. Oi eu acabei de volta de licenca e ja to asinando aviso previo eu gostaria de saber se eu posso ser demetida agora no mesmo mes q voltei da licenca

  28. o patrão da minha filha vendeu a empresa e demitiu minha filha gravida com promessa de estabilidade com o novo proprietário. porem passou-se quase quatro meses e ela não assinava a carteira então minha filha decidiu pedir demissão pois estava já cansada e abalada psicologicamente. sem condições físicas e mental decidiu por não tirar o aviso pois so tinha tres meses com a nova empregadora mas para minha surpresa ela ainda teve q pagar multa de R$1600,00 perdendo assim até o salario q ela deveria receber do ultimo mes trabalhado… não consegui entender isso. me esclareça por favor…. ela ter direitos a recorrer ???

  29. Boa noite minha esposa vai voltar ao trabalho no final de fevereiro,vai trabalhar alguns dias e vai entrar de férias ao retornar das férias ela pode ser demitida?

  30. Bom dia, tenho uma dúvida:

    Tendo em vista a licença maternidade abrangida em um período de 5 meses, pode a empresa no 4º mês dar aviso prévio à funcionária, ficando o 5º mês à cumprir o aviso?

  31. Olá boa tarde, tira uma dúvida?
    Eu retornei ao trabalho depois da licença a maternidade, e queria saber até que mês ou o prazo que a empresa pode me demitir.
    Eu já tinha férias na casa, então no final da licença eu tirei logo as férias. Minha licença começou no dia 01/08/2017 e eu fiz um ao na empresa no dia 17/08/2017, sendo assim no mesmo mês.
    E retornei no dia 29/12/2017
    E agora eu não posso continuar na empresa, e quero sair, mais eles me disseram que não podem me demitir por causa da lei só se eu pedi, e nesse caso eu perderei todos os meus direitos e não quero devido ao meu filho, não estou muito segura no que eles estão me falando meu filho vai completar nesse mês de janeiro 5 meses já, e eu queria saber o que devo fazer, como devo proceder nesse situação, desde já agradeço.

  32. GANHEI NENEM JA ACABOU MINHA LICENÇA MATERNIDADE,JÁ PEGUEI OS 15 DIAS DE AMAMENTAÇÃO E JÁ PEGUEI MINHAS FÉRIAS,E GOSTARIA QUE A EMPRESA ME MANDASSE EMBORA POIS MEU BEBÊ NASCEU COM UMA LUXAÇÃO NO JOELHO E REQUER UM CUIDADO ESPECIAL NÃO TEM COMO EU RETORNAR NESSE CASO A EMPRESA PODE ME MANDAR EMBORA JÁ JA TEM OS 5 MESES DE ESTABILIDADE???

  33. Já fui comunicada que ao retornar da licença maternidade exercerei outra função, de menor importância para a empresa, deixaria de ser analista pra ser assistente em outro departamento. A empresa pode fazer isso? Este caso se encaixa numa rescisão indireta?

  34. Eliete Moraes Cordeiro em

    Olá… Gostaria de saber se eu tirar duas férias vencidas depois da licença maternidade prejudico de alguma forma a empresa… meu parto está previsto para 11 de julho de 20018 mas tenho férias que venceram em 19 de agosto de 2017 e uma que irá vencer em agosto deste ano…

  35. trabalho numa empresa terceirizada numa agencia bancaria tive meu bebe estou retornando eles podem mim tirar da agencia e me colocar em uma loja sim ou nao. gostararia de saber e se tem algum direito que impessa essa atitude deles

  36. Tirei minha licença maternidade 15 dias antes do parto, tirei 180 dias ( 6 meses) portanto retornei sem minha bebê ter completado 6 meses.
    Quero saber se tenho direito aos 2 descansos de 30 minutos ?
    Na empresa disseram que não tenho direito porque tive 6 meses de licença, mas eu achei que tinha porque minha bebê ainda não tem 6 meses de vida.

  37. Bom dia!
    Meu neném nasceu dia 13/08/17 e me deram 4 meses de licença e 1 mês de férias. Hoje fui atrás de creche pro meu filho, porque quem cuidava dele não poderá mais e me informaram que eu tinha direito há 6 meses de licença, isso procede ? E se sim, tem algo que posso fazer agora ?
    Obrigada desde já

  38. caso minha patroa se recusar a me dar a uma hora que preciso para ordenhar meu bebe que ainda não completou seis meses e tbm se recuse a pagar a hora extra, passando por cima da lei que me assegura este direito só pq ela é juíza trabalhista, eu perco o meu direito ? Só pq ela é juíza ?

  39. Boa noite tive meu bebe dia 13/09/17 peguei a licença e as ferias acabou dia 10/02/18 , já estou trabalhando , mas devido o horário estou com muitos problemas o principal dele é a saúde de meu filho uma tosse insanável, também ando nervosa , esquecendo das coisas , desatenta,qualk coisa choro , só em uma semana cair duas vezes de moto só em ver um homem de bicicleta do meu lado , fiquei meio perturbada a cesariana e uma tentativa de assalto logo apos, me recomendaram o psicanalista mas ti com medo dele me afastar, posso me afasta pelo Inês apos uma licença maternidade?

  40. Oiie queria tirar uma dúvida quantas horas tenão que fazer ? No caso minha chefia disse que tenho que trabalhar 7 horas e uma de intervalo mais pelo que eu sei é 6 horas? Ela tá certa o que tenho que fazer?

  41. ola me chamo viviane pedi pra sair e nao sabia que estava gravida assinei os papeis e dei a urasson pra eles els deram baixar na minha carteira.recebi todos os meus direitos de antes.eles assinaram minha carteira no dia 21/08/2017 ja estava de cinco meses.ganhei minha nene no dia31/12/2017 e tenho que voltar no dia 30/04/2018 e ja fiquei sabendo que vou ser demitida.queria saber se isso e certo

  42. Boa noite, eu tirei minha licença maternidade. Dia 01-12-2017 e peguei 120 dias no caso e pra eu voltar agora dia 30 -03-2018, porem nao tenho com quem deixar minha bebe.
    E pretendo sair do emprego porem tenho 2 ferias vencida nesse caso como fica.

  43. Olá Giovana bom dia, entrei de licença maternidade no dia 16/11/17 que terminou em 15 /03/18 dia 16/03/18 entrei de férias e junto com as férias saiu o dinheiro das férias. No 5 dia útil do mês de abril eu irei receber os dias que eu estava ainda ná licença ou só em maio que eu irei receber.

  44. Boa noite, qdo a licença acaba e a gestão agora mãe quer pedir demissão ela tem q pagar somente o aviso prévio? Ou ela tem q permanecer na empresa por um período e depois pedir demissão?

  45. Ganhei bebê dia 07/03/2018 e meu ultimo registro foi dia 23/03/2015 recebi seguro desemprego
    Será que tenho direito ao salario maternidade ?

  46. Ganhei meu bebê no dia 21/11/2017 minha licença acabou e a empresa me deu férias retornarei a trabalhar dia 20/04/2018 gostaria de saber se no mês de abril recebo alguma dinheiro fora as férias já recebida.Desde já agradeço a atenção

  47. Então no meu caso minha filha nasceu com um cardiopatia grave e está no cti precisou fazer uma cirurgia teve várias infecções.mês passado fez a correção total do coração está bem graças a Deus mais não tem previsão de alta. Minha licença termina essa semana tem alguma lei que me dê o direito de ficar com ela até receber alta

  48. Boa noite.
    Estou de licença maternidade e ela acaba mês que vem e já vou entra de férias. Será que eu voltando de licença e férias tudo junto vou ter aquele direito de intervalos para amamentar meu filho?

  49. Estou de licença maternidade. Porém a empresa onde trabalho fechou, eles não deram baixo no cnpj ainda por que estou de licença e não podem me dispensar. O meu patrão possui uma outra loja. Eu gostaria de saber se ele pode me encaminhar para esse outra loja até a minha estabilidade acabou ou eu vou ficar em casa até termina a minha estabilidade ? Já que a loja que eu trabalha não funciona mais …

  50. Estou na licença maternidade, e a empresa que me dispensar antes do término da mesma. O acordo coletivo de trabalho, reza que, ainda tenho estabilidade de 30 dias após o retorno da licença.
    A empresa pode me dispensa nessas condições?

  51. Daimone Garanhani Gonçalves em

    Boa tarde. A sempre que eu trabalho irá fechar e eu estou de licença maternidade. Volto em julho ,mas tenho mais uma férias pra tirar , então votaria só em agosto. Queria saber meus direitos já que a empresa em que eu trabalho foi vendida e irá fechar . Já que eu teria estabilidade depois que voltasse

  52. Oi boa tarde voltei de licença maternidade faz oito dias já pedi para eles me mandarem mais a minha chefe alega que só pode me mandar se tiver corte
    Então gostaria de saber se posso pedir acordo ou se vo sair perdendo muito
    Porque quero saber se vo perder só os 40℅ e ficar com o seguro e meu acerto?
    Agradeço desde já

  53. Olá , meu nome é Carolina , tironminha Licença em julho já começo a contar a partir daí logo após vou inmenda ninhas férias que será de 20 dias , no caso em novembro , voutarei no final de novembro mais quero sair da empresa , quero sabe se eles podem me demitir após as férias ???

  54. Gostaria de saber se tenho direito de receber meu salário pq depois da minha licença maternidade eu tirei minhas férias vencidas do ano passado mas eu não recebi aquele salário adiantado do o terço justamente pra eu receber todos os meses normalmente mas os meus patrões não querem pagar falando que não tenho direito

  55. Voltei de licença a um mês e estava largando uma hora mais cedo porém agora estou em outra Escala 12/36 ainda tenho direito de sair mais cedo ou não.

  56. Tirei licença maternidade de 120 dias e mais 14 dias de atestado para amamentação .
    Gostaria de saber se tem o direito de sair uma hora mais sedo para amamentar pois a creche onde meu filho fica não é próximo ao serviço e continuo amamentando .

  57. boa tarde descobri que estou gravida de 1 mês e ainda não conversei com meu patrão
    estou com uma dúvida posso falar pra ele da gravidez e falar que não quero licença maternidade
    Porque moro bem na esquina do meu serviço e tenho minha mae e sogra para olhar pra mim e trazer a hora do mamar

  58. Minha esposa tá de licença ela volta mês que vem.. só que ela tem uma férias que vai vencer agora a dúvida da agente é que a empresa disse que ela tem que trabalhar um dia pra eles no outro dia da as férias dela tá certo isso tinha que também passa pelo médico pra avaliar disse que era a nova lei.

  59. Olá boa tarde! Sai de licença dia 22/03 como estava de férias recebi apenas 10 dias o primeiro mês de salário maternidade.minha dúvida é agora que voltei a trabalhar( acabou a licença dia 20/07,mas volto dia 27 pq tinha uma semana de ferias) tenho direito a receber o salário?

  60. Olá boa noite! Minha gravidez foi de risco, por isso fiquei afastada toda gestação do trabalho, ocorre que eu já tinha 30 dias de férias adquiridos. Saí do benefício previdenciário diretamente para a licença maternidade. Ocorre que, minha lcença termina dia 24/08/2018 e a empresa disse que é necessário eu voltar dia 27 e 28 de agosto e sair de férias dia 29 de agosto somente, isso é verdade? Pesquisei sobre isso e não vi nada.

  61. Boa tarde estou voltando de licença maternidade e meu filho não consegui se adaptar em outro leite e a médica me deu 60 dias como atestado a empresa pode aceitar?

  62. Boa tarde.

    Descobri nessa semana que estou gravida de 2 meses, então minha previsão para ganhar meu bebê é abril. Minhas férias vencem em fevereiro, portanto ao sair emendo 1 mes de ferias e mais 4 de licença maternidade.
    Ao voltar pretendo fazer acordo com a empresa para sair. Terei direito ao seguro desemprego?

  63. Boa tarde meu retorno ao trabalho será dia 13/09 pela manhã, porém a empresa não tem médico disponível para fazer o exame de retorno ao trabalho. Só tem a noite, e foi dito que seria descontado esse dia que não irei pela manhã por um dia que tenho dentro, trabalhei pra folgar porém entrei de licença no período da folga.
    Mas que culpa tenho eu se é o médico que não estar disponível?
    Gostaria que me ajudasse e se na CLT existe algo que fale sobre isso

  64. Oi Boa tarde Meu Nome e Débora gostaria de Saber no caso trabalho de limpeza mais já fui na firma falar com eles para ver qual a possibilidade de eles meandarem para rua mais fui enformada que não teria como agora pois eles já estavam perdendo bastante posto minha filha não quer pegar mamadeira ela só mama no peito ela tem 4 meses no caso se eu voltar tem como pedi demissão direta pois ganho 40/ pois mecho com produtos químicos forte tipo amoníaco removedor etc mesmo eu ganho 40/ posso demissão indireta pois como eu amamento sou lactante e isto?

  65. Bom dia?
    Esta no fim da minha licença maternidade, meu bebê ficará com minha mãe, e avisei que vou sair pra amamentar de manhã e a tarde.. minha dúvida é esses 30 minutos vale para todo seguimento?
    Nao precisarei ficar devendo essa hora que eu for amamentar?

  66. Voltei de licença maternidade a 2 dias e estão querendo me transferir de loja, isso é possível ? Quando sai de licença contrataram uma pessoa para me subsistuir e agora que voltei querem transferir, Não quero transferência e acredito que seja uma forma de punição para que peca minha contas, não devo ser priorizada porque acabei de ter bebe ? Sou obrigada a ir ? Gostaria de orientação sobre o caso .

  67. Tirei 120 dias de licença maternidade
    Mais 15 dias de amamentação
    Mais 22 dias de férias
    Quando voltei minha filha tava com 5 meses e 10 dias
    Posso ser mandada embora ?
    A empresa me paga multa ?

  68. o meu filho está com 6 meses e antes 2meses enviei email a sugerir o horario das 8 ás 16h00 ao qual não deram qualquer resposta. quando entrei ao trabalho apresentaram me um horario rotativo onde terei de trabalhar sabado, como sou mãe solteira e o pai da criança faz horarios de 3ºfeira a sabado não tenho com quem o deixar, expus o problema ao qual se mostram irredutiveis como poderei proceder?

  69. Thatiany Coutinho Conceição Soares em

    Meu nome é Thatiany eu volto dia 22 de maio ao trabalho…eu posso pedir pra sair 1 hora antes do horário…eu moro muito longe e até então pelo que eu sei eu tenho direito de entrar meia hora depois e sair meia hora antes do fim do expediente…pra amamentar…o que eu faço? Por que o horário de saida pra mim é muito importante…

  70. Minha filha nasceu com um problema no braço e não tenho com quem deixar,eu posso sair da empresa com meus direitos de pois da licença maternidade

  71. Entrei na emresa ano passado em maio,em junho descobri q estava gravida,beleza! Minha bb nasceu e voltei a trabalhar,sei que mes qie vem quando acabar a estabilidade vão me mandar embora,a pergunta é,se me mandarem embora tenho direito a seguro desemprego ?

  72. Não quero mais trabalhar na volta do auxílio maternidade, se fizer um acordo oque eu recebo? Vou ter direito apenas a parte do fgts só isso?

  73. Ola me deram ferias depois de tres meses de lincenca mais agora tenho que volta meu bebe ainda mama e nao tenho com quem deixa e a empresa quer que eu cumpra o aviso ou peca demissao sendo que eu so passei 4 meses em casa o que fazer pois nao tenho com que. Deixa meu bebe

  74. Olá, havia pegado 15 dias por causa de alguns sangramentos que tive, retornei mas não consegui trabalhar o dia todo, voltei ao médico e o mesmo entrou com minha licença.
    5° dia util e não depositaram meu pagamento, a empresa não ne orientou nada, e sempre me trataram muito mal após a gravidez.
    Isso é correto?

  75. Olá boa tarde. Ano passado tive a minha bebê em setembro então ano passado a lei era de 2 horas de mamentacao ate a criança fazer 1 ano , daí quando foi em março desse ano a lei teve a mudanca de somente 1 hora de mamentacao! Quais são meus direitos devo permanecer na lei passada ate minha filha completa 1 aninho ou ja devo apatir de agora seguir essa outra lei ????

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.