Saiba se chegou a hora do parto

0
Compartilhe!
Casal durante trabalho de parto em hospital (Foto: Coletivo Buriti por Bia Takata)

Casal durante trabalho de parto em hospital (Foto: Coletivo Buriti por Bia Takata)

Como saber se está chegando a hora de ter seu filho no braços? Essa é a pergunta que passa na cabeça de praticamente todas as grávidas que ainda não sentiram uma contração na vida. Pode ter certeza que o corpo vai dar vários sinais de que chegou a hora, mas vale ressaltar que não é preciso pressa e sair correndo para o hospital. Veja os principais indícios

Perda do tampão mucoso

Algumas mulheres perdem o tampão mucoso horas ou até dias antes do parto. O tampão mucoso parece uma clara de ovo e é uma massa que fica perto do orifício do colo do útero e serve para proteger de infecções o ambiente uterino. Em algumas gestantes ele pode vir com uma espécie de borra de café que parece a do início da menstruação.

Rompimento da bolsa

A bolsa de água que envolve o bebê durante a gravidez pode se romper bruscamente – uma espécie de jorro de água com cheiro de água sanitária – ou aos poucos como se a mulher sentisse que está fazendo xixi na calça.

 

Se a bolsa romper não há motivos para correr para o hospital se o líquido estiver claro. Caso o líquido estiver verde pode ser um sinal de sofrimento fetal e a parturiente deve avisar seu médico e ser levada para uma maternidade para avaliação. Após a bolsa romper, o parto deve começar em algumas horas.

Começo das contrações

A presença de contrações ritmadas significa que de fato a mulher entrou em trabalho de parto. Muitas vezes a gestante pode passar dias com contrações que entram e saem do ritmo. As contrações indicam trabalho de parto ativo quando estiverem presentes há mais de uma hora, em intervalos regulares de no mínimo 3 contrações a cada 10 minutos.

 

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.