Crescem os nascimentos feitos em casas de parto em SP

1
Compartilhe!
Mãe tem parto na água na Casa Angela (Foto: Flávia Elisa Pereira)

Mãe tem parto na água na Casa Angela (Foto: Flávia Elisa Pereira)

Cada vez mais mulheres têm escolhido as casas de parto para ter seus bebês. Segundo levantamento feito pela Prefeitura de São Paulo, em 2012, 159 nascimentos aconteciam por ano em casas de parto. O ano de 2016 encerrou com mais de 400 partos feitos nas duas casas de parto da cidade.

Em 2015, a prefeitura firmou uma parceria com a Casa Angela, na zona sul da cidade, para oferecer mais partos normais nesses espaços pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para as mulheres da capital.

LEIA MAIS: Prefeitura firma parceria com a Casa Angela

Ainda na gestão Haddad, no fim do ano passado, a prefeitura ampliou a parceria com a Casa Angela e vai permitir que sejam feitos até 40 partos por mês pelo SUS. Antes, o limite era de 30.

“A expectativa é que, em 2017, aconteçam 500 partos em casas de parto da cidade”, disse o então secretário da Saúde, Alexandre Padilha. Além da Casa Angela, em São Paulo também existe a casa de parto em Sapopemba, na zona leste de SP, que é totalmente gerida pela prefeitura.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde a capacidade em Sapopemba é de até 30 partos por mês, no entanto, ocorrem 20 por mês, em média.  A baixa procura, segundo a pasta, é porque nem todas as gestantes podem parir nesses espaços já que são aceitas apenas mulheres com gestação de baixo risco.

Outro fator que faz a procura ser baixa é a cultura cesarista do nosso país. Na Europa esse modelo de atendimento é muito comum, mas no Brasil a procura por esses locais ainda é baixa.  No entanto, nos últimos anos têm crescido o número de mulheres que querem ter um parto humanizado nesses espaços. Mesmo com planos de saúde que cobrem até os hospitais de referência da cidade, gestantes  percorrem quilômetros para ter atendimento nesses estabelecimentos.

Confira no vídeo a seguir algumas vantagens do parto na casa de parto e quem pode parir lá:

1 Comentário

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.