Semana Mundial de Aleitamento Materno terá uma série de atividades em SP

0
Compartilhe!
Mãe amamenta bebê; SMAM quer mostrar a importância do apoio para amamentação dar certo (Foto: Bia Takata)

SMAM quer mostrar a importância do apoio para amamentação dar certo (Foto: Bia Fotografia)

A SMAM (Semana Mundial de Aleitamento Materno) 2017 acontece na primeira semana de agosto e o tema desta 25ª edição é “Construindo Alianças Sem Conflitos de Interesses”. A ideia da SMAM, que é organizada pela WABA (Aliança Mundial para Ação em Amamentação), é dar visibilidade sobre a importância da amamentação.

Em São Paulo, estão programadas várias atividades gratuitas. No Hospital Albert Einstein, na quinta-feira (03/08), a partir das 9h, haverá uma roda com vários especialistas  que será mediado pela jornalista Giovanna Balogh, responsável pelo Mães de Peito. No evento será discutida a importância da rede de apoio na amamentação.

Na Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo) a programação é extensa entre os dias 1 e 3 de agosto. Vão ocorrer uma série de palestras, seminários e rodas de conversa (confira abaixo a programação completa). O evento, que é gratuito, é aberto a todos os interessados. Mais informações podem ser obtidas clicando aqui. 

Já a Lumos, localizada no bairro Sumaré (zona oeste de SP), terá vários encontros entre os dias 1 e 4 de agosto. No sábado (05/08) haverá um evento na praça Rotary, em Santa Cecília, onde haverá um planto de amamentação e aula de Dança Materna e slingada. A Lumos, que é consultório médico focado no puerpério e amamentação, lançou também a campanha #AmamenteNaCidade, onde convida as mães a postarem fotos amamentando nas ruas da cidade e compartilhar usando a hashtag. A ideia é incentivar a amamentação em livre demanda em qualquer hora e lugar. Confira a programação completa clicando aqui.

O grupo Matrice (Ação de Apoio à Amamentação) fará um piquenique na Biblioteca Monteiro Lobato, no centro de SP, no dia 6 de agosto, a partir das 11h. O evento contará com rodas de conversa para pais e mães e também terá uma roda sobre slings. Confira a programação no evento montado no Facebook clicando aqui.

A Matrice também está com uma campanha nas redes sociais chamada #AmamentacaoSemMitos onde as mães têm postado nas redes sociais fotos com cartazes quebrando os mitos existentes em torno da amamentação, entre eles, “não pode amamentar grávida”, “peito pequeno não tem leite”, “não dá para amamentar quem tem bico invertido”, entre outros mitos.

Na Casa Curumim também está prevista uma vasta programação que começa no dia 1 com um grupo gratuito de aleitamento materno, que acontecerá das 14h às 16h. No mesmo dia das 20h às 21h30 haverá um debate sobre aleitamento materno do sonho à prática. No dia 2 a pediatra Honorina de Almeida, conhecida como doutora Nina, vai falar sobre a amamentação nas primeiras horas de vida e como se preparar para os primeiros dias. Já o encerramento acontece no dia 5 de agosto, das 10h às 12h30 está previsto para acontecer um mamaço na praça das Corujas com piquenique e musicalização para os pequenos. Mais informações aqui.

Também está previsto para acontecer um mamaço (amamentação coletiva) no dia 3 de agosto, a partir das 14h na rua Itamarati, 151. O evento é organizado pelo Parto sem Medo e contará com rodas de conversa onde será discutida a importância do apoio da família, dos profissionais, companheiro e sociedade para que a mãe tenha sucesso na amamentação. A obstetriz Juliana Freitas irá contar a experiência de amamentar gêmeos exclusivamente e outra mãe irá falar sobre amamentação em tandem, que é amamentar duas crianças com idades diferentes.

Já no dia 12 de agosto o Espaço Médico Descomplicado fará uma série de palestras gratuitas onde será abordados temas como a alimentação da mãe que amamenta, amamentação e sono e os principais mitos e dificuldades. O evento é das 10h às 14h e acontece na clínica localizada na rua José Antonio Coelho, 801, na Vila Mariana. Para mais informações deste evento, clicar aqui.

Campanha da Matrice para quebrar mitos da amamentação

Campanha da Matrice para quebrar mitos da amamentação

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.