Simpósio em SP terá programação exclusiva para doulas

0
Compartilhe!
Evento entra na sua quarta edição; Siaparto ocorre em novembro (Foto: Coletivo Buriti por Bia Takata)

Evento entra na sua quarta edição; Siaparto ocorre em setembro (Foto: Coletivo Buriti por Bia Takata)

O Siaparto (Simpósio Internacional de Assistência ao Parto) entra em sua quarta edição neste ano com um simpósio exclusivo para as doulas: o Siadoula. Nada impede, no entanto, que as doulas também acessem as palestras que vão ocorrer simultaneamente no Siaparto, que será realizado em São Paulo entre os dias 7 e 10 de setembro.

A responsável pelo Siaparto, a obstetriz Ana Cristina Duarte, decidiu criar o Siadoula justamente para oferecer palestras que sejam mais focadas para o trabalho das doulas enquanto o Siaparto trabalha com assuntos mais técnicos do parto voltados, principalmente, para obstetrizes, obstetras e enfermeiras obstetras.

“O  diferencial do Siadoula é fazer com que essa sala seja vetada ao restante do público, ou seja, garantir para as doulas que elas tenham acesso a todas as palestras incríveis que foram programadas, com palestrantes de todo o mundo, trazendo ferramentas importantes para o exercício desta profissão”, explica Ana Cristina.

A decisão de fazer o Siadoula é porque nas outras edições do Siaparto as palestras programadas para as doulas lotavam com outros profissionais e as doulas não conseguiam assistir. “Por isso uma sala exclusiva para elas!”, diz.

Entre os destaques do Siadoula estão as parteiras americanas Karen Strange e Gail Tully e a parteira inglesa Domenique Sakoilsky, que vai ensinar técnicas para manejo da dor do parto. A parteira Tracy Donegan, falará sobre uso das técnicas “mindfullness” (meditação) para manejo dos desconfortos da gestação e do parto.  Confira a programação completa do Siadoula clicando aqui.

A recomendação para as doulas que querem assistir o Siadoula e também o Siaparto é escolher com antecedência quais palestras pensa em assistir justamente por conta da vasta programação e porque as salas têm tamanho limitado. “A organização precisa prever com antecedência quais palestras terão maior público. Desta forma, não há como ter acesso a todos os eventos”, explica. Ana Cris explica que é possível comprar a entrada apenas do Siadoula, mas se quiser entrar no Siaparto é preciso comprar períodos (limite máximo de 3) onde é cobrado R$ 70 para cada período.

NOVIDADES NO SIAPARTO

Ana Cristina comenta ainda que neste ano o Siaparto vai crescer – a expectativa é ter nos três eventos entre 1.500 a 1.800  pessoas – e, por isso, foi necessário mudar o evento de local. No Siaparto, serão três salas com palestras simultâneas. “Serão temas focados exclusivamente para médicos, enfermeiras e obstetrizes. Uma das salas trará assuntos técnicos enquanto a segunda os assuntos sociais e de políticas públicas. Já a terceira terá temas mais específicos de interesses de grupos específicos”, explica.

A obstetriz comenta que outra  novidade é que os congressistas vão poder escolher com antecedência as salas que desejam assistir justamente para não serem surpreendidos com falta de lugares justamente nos temas que mais desejavam estar presentes. “As palestras estão separadas por blocos de temas, para facilitar essa escolha. Também temos um aplicativo de celular que poderá ser baixado para checagem da programação. O uso da rede social local vai facilitar também a comunicação entre os congressistas e a administração do evento”, ressalta.

Antes do Siaparto, os profissionais de saúde podem também participar das oficinas que acontecem antes do congresso. Esses eventos são separados e acontecem entre os dias 5 e 6 de setembro no Espaço Fit Eventos, localizado na rua Peixoto Gomide, 282. A programação dos cursos pré-simpósio podem ser conferida clicando aqui.

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.