Simpósio para pais vai falar sobre desmame, educação, alimentação e criação dos filhos

0
Compartilhe!
Evento em SP será voltado para pais e cuidadores (Foto: Coletivo Buriti por Bia Takata)

Evento em SP será voltado para pais e cuidadores (Foto: Coletivo Buriti por Bia Takata)

O Simpósio Internacional de Assistência ao Parto terá duas novidades neste ano: simpósios voltados para pais e cuidadores (Siaparental) e outro específico para as doulas (Siadoulas). Os dois eventos acontecem dentro da quarta edição do Siaparto, que será realizado em São Paulo entre os dias 7 e 10 de setembro.

LEIA MAIS: Siaparto terá evento exclusivo para doulas

A ideia do Siaparental, que terá apenas 200 vagas, é oferecer para pais palestras, mesas de debates e TEDs sobre temas como educação,sexualidade, saúde, alimentação e outros assuntos do universo da primeira infância. “O enfoque são os  primeiros três anos de vida, porém, entram questões de educação e alimentação que vão infância afora”, comenta a idealizadora do Siaparto, a obstetriz Ana Cristina Duarte, do Gama (Grupo de Apoio à Maternidade Ativa).

Ela comenta que a ideia do Siaparental é aproveitar a vinda de profissionais conceituados que estão no  Siaparto, que é voltado para profissionais da saúde, e permitir que eles ofereçam também informações para pais e cuidadores, com enfoque que vai além do parto.

O Siaparental começa no dia 8 e logo no primeiro dia haverá palestra do psicólogo Alexandre Coimbra Amaral, da psicóloga e consultora de amamentação, Bianca Balassiano, e da pediatra Vânia Gato, que vão falar sobre o desmame conduzido. A jornalista Camila Goytacaz, autora do livro “Até Breve, José”,  fará uma palestra sobre a vivência do luto parental.

No primeiro dia também haverá uma mesa onde será discutido o papel do adulto cuidador na mediação do mundo para a criança como sujeito. Já no sábado (09/09), serão debatidos assuntos polêmicos sobre consumismo, publicidade infantil e também sobre o que a mãe precisa para criar os filhos onde será feita uma reflexão do ser mulher e mãe na sociedade. O terceiro e último dia vai ter palestras sobre a importância de fortalecer a escola pública, autismo, sexualidade infantil e violência sexual, maternidade solo, entre outros assuntos. 

Ana Cristina explica que os interessados em participar fazem a inscrição e podem acessar todas as palestras do Siaparental. “Os casais podem se revesar nas salas de palestras,ou seja, o pai pode assistir as palestras da manhã e, às da tarde, por exemplo, ser assistida pela mãe. Será permitido o revezamento nas palestras enquanto o outro fica comas crianças no salão comunitário, por exemplo. Neste caso, só pagam uma entrada”, comenta. Os leitores e as leitoras do Mães de Peito têm desconto de 10% no ingresso se usarem o cupom MAESDEPEITO. Para fazer sua inscrição e ver a programação,clique aqui.

O evento será de 8 a 10 de setembro, das 8h às 18h, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.