Spinning Babies; método para facilitar parto será destaque no Siaparto

0

A parteira americana Gail Tully em oficina no Siaparto do ano passado (Foto: Bia Takata)

O Siaparto (Simpósio Internacional de Assistência ao Parto), o mais importante congresso de parto humanizado do país, chega na sua quinta edição neste ano. O evento, que acontece  em setembro em São Paulo, terá como tema “Paciência Ativa e Spinning Babies”.

Idealizadora do congresso, a obstetriz Ana Cristina Duarte, explica que o tema  foi escolhido pois a paciência ativa é necessária para que os profissionais que trabalham com gestação, parto e pós-parto tenham capacidade de escutar e atender de forma individualizada cada mulher e seu bebê intervindo somente quando for necessário ou solicitado.

Já o chamado Spinning Babies (Girar Bebês) é o nome de um método que propõe uma sequência de movimentos durante a gestação e também no trabalho de parto para que a parturiente utilize posições que facilitem o bebê encaixar corretamente na pelve, facilitando assim o parto e a redução da dor.  

Criado pela parteira americana Gail Tully, que é palestrante do Siaparto, o Spinning Babies pode ser feito por parteiras, obstetras e doulas.  A parteira americana destaca que, durante anos de experiência atendendo partos, percebeu que a posição do bebê dentro da barriga interferia diretamente no conforto geral da mãe. “Quanto mais bem posicionado melhor o progresso do TP e menos dor para a parturiente”, diz Tully.

A parteira diz que olhar profundamente sobre o corpo da mulher e do bebê e entender a fisiologia do parto faz com que a maior parte das dificuldades de posicionamento do bebê na pelve (distócias) possam ser resolvidas pela equipe médica de modo seguro e rápido. “Desta forma, reduz as intervenções mais profundas no parto e também a incidência de cesáreas intraparto”, afirma.

Baseado em sólidos conhecimentos de anatomia e fisiologia, o Spinning Babies ajuda a flexibilizar a pelve da mulher e facilitar a rotação do bebê. O livro Spinning Babies – Guia de Consulta Rápido (editora Ema) – traz alguns desses exercícios com ilustrações que explicam os movimentos e exercício que auxiliam na dilatação do colo do útero e a rotação do bebê na pelve da mulher gestante ou em trabalho de parto.  A parteira ensina a fazer o exercício usando o rebozo (pano utilizado por parteiras e doulas) ou usando objetos simples, como uma cadeira.

A idealizadora do Siaparto, a parteira Ana Cristina Duarte (Foto: Lela Beltrão)

A técnica contribui na resolução de situações difíceis durante o trabalho de parto, como bebês transversos, distócias de posição, bebês posteriores (com a face virada para cima)  e trabalhos de parto muito prolongados. “Alinhar o útero para que o bebê possa girar e entrar na pelve como um participante pequeno e compacto – e mais ativo. Liberar os ligamentos ou músculos que possam puxar ou torcer, pode aliviar a dor pélvica e o desconforto durante o parto. Apoiar o que está solto no útero ou nos quadris com um tecido ajuda a abrir os ossos para que o bebê desça durante o processo de nascimento”, explica a parteira.

O Spinning Babies será dado em cursos tanto no pré-simpósio, que acontece entre os dias 4 e 6 de setembro, e durante o congresso, que vai dos dias 7 a 9 de setembro. Os cursos pré-simpósio são voltados para quem vai ou não participar do Siaparto.

SIMPÓSIO ÚNICO

Diferente do ano passado quando o Siaparto contou com outros dois simpósios simultâneos, o Siadoulas (voltado para doulas) e o Siaparental (voltado para pais e cuidadores), neste ano será um único simpósio onde os congressistas terão acesso a todas as quatro salas onde ocorrem as palestras. Uma das salas terá temas mais direcionados para as doulas, mas a ideia de fazer um único simpósio é justamente para que o profissional tenha livre acesso aos conteúdos e possa escolher em qual sala deseja estar.

O Siaparto é direcionado para médicos obstetras, neonatologistas, pediatras, clínicos gerais, enfermeiros(as) obstetras,  obstetrizes, doulas, educadoras perinatais e interessados em geral. O Siaparto acontece novamente no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Com patrocínio da clínica Casa Moara, o evento reunirá mais de 1.500 congressistas, palestrantes nacionais e internacionais. Mais informações sobre a programação e inscrição podem ser conferidas no site do Siaparto.

 

Compartilhe!

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.