Pacientes com doença renal raramente viajam pois têm que fazer a hemodiálise duas, três vezes por semana ou até diariamente dependo de cada caso. Por precisarem da máquina para sobreviver – é por meio dela que é feita a filtragem do sangue – o paciente tem esse compromisso onde passa de 3h a 4h por sessão nas clínicas.
É o caso de Josè Henrique Whitehead, 58, que por ter uma doença hereditária no rim faz diálise desde novembro de 2014. A filha dele, a empresária e jornalista Mariana Whitehead Guimarães, 31, conta que ele sempre gostou de viajar para os Estados Unidos, mas que não ia mais por conta da doença.
Ela diz que quando ele começou o tratamento resolveu procurar informações sobre como fazer a hemodiálise no exterior. “Pediram para a clínica dele aqui no Brasil ligar lá e procurar vaga. Mas, aí sentimos dificuldades pois o pessoal nem sabia como proceder pois ninguém nunca havia viajado”, comenta.
Mariana diz que aí decidiu procurar as clínicas por conta própria e atender todas as exigências para que ele fosse atendido em outro país. “Como as informações são desencontradas, os portadores de insuficiência renal crônica quase não viajam, então, decidi ajudá-los”, comenta.
Mariana então criou uma empresa chamada Renal Travel, que dá assessoria para pacientes buscando uma clínica no exterior, agendando as sessões de hemodiálise e lidando com toda a burocracia. Escolhida a clínica, o paciente precisa apresentar uma série de documentos e exames para serem levados para o exterior.
“Entro em contato com a clínica que ele faz o tratamento, pego todas as informações, traduzo e o médico depois verifica tudo, assina e carimba para então eu acertar tudo com a clínica no exterior”, explica. Mariana comenta que não é uma agência de viagens pois não vende pacotes, mas auxilia o cliente nessa pesquisa de preços e cotações para viajar e elaborar o roteiro que ele desejar.
Mariana começou o trabalho no início do ano e todo atendimento é feito por telefone e pela internet. Segundo ela, o foco do trabalho é viagens internacionais já que a burocracia e exigência são maiores.
A médica Astrid Zanatta, 34, faz hemodiálise há três anos e conta que ficou dois anos sem viajar por conta do tratamento. Ela, que é nefrologista, entende como é difícil para o paciente ter uma vida normal por conta das dificuldades em conseguir tratamento em outras cidades, Estados e países.
A médica conta que no ano retrasado foi para Nova York e que uma empresa responsável pelas máquinas de hemodiálise organizou o tratamento. “Foi muito tenso pois só fui saber o horário das sessões e endereço da clínica quando já estava no aeroporto. Fora que foi muito caro”, comenta.
Astrid, que faz tratamento com o pai de Mariana, viajou neste ano para Nova York novamente e adorou a agilidade e o serviço prestado pela Renal Travel. “Saiu quase metade do preço e mais de 15 dias antes já estava com todo o roteiro pronto. Foi muito bom e agora me programo para viajar pelo menos uma vez por ano”, comenta.
Astrid diz que é difícil para o paciente viajar, inclusive, no Brasil pois nem sempre encontra clínicas disponíveis – ou são atendidos por convênio ou pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “Para fora é ainda mais difícil por conta do idioma, da documentação exigida”, afirma a médica, que faz hemodiálise quatro vezes por semana. A empresa de Mariana começou a funcionar no início do ano e ela conta que a ideia é ajudar mais pessoas a poder realizar o sonho de conhecer novos lugares sem deixar de cuidar da própria saúde.
19 Comentários
Sou renal e gostaria de saber,Mai’s informs coed sober Clinica de Hemodialise EM Nova York.
Olá Paulo, pode entrar em contato com a Renal Travel pelo site deles http://www.renaltravel.com.br/
Boa noite,,meu é Flávio sempre quis conhecer o país,,como que faço,,eu sou renal cronico,,eu li seu depoimento,,muito bom fica com Deus
Bom dia,faço hemodialise 2 vezes por semana no Hospital 9 de julho, e comecei a hemo em novembrod 2020.Tenho um filho que mora na Alemanha e gostaria de passar uma temporada par visitar os meus netos.Qual seria o custo da hemo na Alemanha.Grato
Sou renal e gostaria de saber informações sobre nova York,valores,pretendo ficar 1 semana,e como faço contato com vc mariana? Eu sou plano ,que tem um seguro internacional,terezabairos@gmail.com,obrigada
Oi, estou muito feliz em saber dessa agencia da Mariana. Pois sou doente ha 32 anos. E adloro visjar. Mad nao consigo em funcao da hemodialise. Por favor me mande como posso contactar com a agencia, a Mariana ou alguem q possa me ajudar. Tb sou medico, o q facilita um pouco. Mas preciso de uma maneira de contactar c a Mariana. Meu email eh rbrendler9@gmail.com. Meu celular eh (51) 999-55-58-60. Meu telefone fixo eh (51) 3724-3692. Connsultorio: : (51) 3722-3883. Por favor, ficaria extremamente grato se alguem pudesse me ajudar. Meu nome eh Ricardo Brendler.
Boa noite! Meu marido é paciente renal crônico, faz hemodiálise 3x por semana. Antes dele começar a fazer compramos passagens para Orlando, Flórida. Vc poderia me ajudar como poderíamos fazer a hemodiálise lá? Estamos muito perdidos. Nossa passagem é para janeiro de 2021
Gostaria de saber valor de seção de hemodiálise em Orlando.
Pois tem uma pessoa q
BOA NOITE.
GOSTARIA DE SABER SE PARA ITÁLIA EM ROMA E SORRENTO VOCÊ CONSEGUE AGENDAR ATRAVÉS DO IB2 (CEDAM)?
AGUARDO RESPOSTA.
MUITO OBRIGADA.
Boa noite, gostaria de informações onde realizar a hemodiálise em Orlando. Qual o custo em média para o tratamento de 3 vezes por semana. Queremos programa a viagem para 20 dias. Aguardo retorno! Obrigada
Olá, me chamo Weverthon e sou paciente de hemodiálise a 7 anos e agora estou precisando fazer uma viagem para a exterior, mas estou encontrando várias dificuldades pra conseguir o tratamento aí fiquei sabendo do “Renal Travel” mas não estou encontrando nenhuma informação sobre o mesmo. alguém sabe se a empresa ainda está ativa ?
Boa tarde!
Gostaria de me informar se ha possibilidade de realizar dialise em transito em Londres, ou próximo a Londres?
Oi gostaria de saber se essa empresa ainda esta funcionando… tentei entrar no link e não deu certo, estava precisando muito desse serviço para a minha vó
Boa tarde! Gostaria de me informar se ha possibilidade de dialise em transito em Londres?
Oi…sou seli cavedon e estou em dialise ja tem 15 anos…vi que os comentários são de 2016..achei barbara tua atitude…sempre amei viajar e senti falta de algo assim.. fui chile pagando na clinica alema que eu mesma agendei e uma vez pra espanha e portugal..dai foi loucura pois so marquei a primeira em barcelona ja pela bola sete pois haviamos passado em Paris que nao conhecia..depois bem louca e irresponsavel chegava nas cidades e ia direto para algum hospital que tivesse e pedia pra dialisar…graças a Deus deu tudo certo e não paguei um centavo e ainda ganhei Perez…O Brasil tem convênio com alguns países como Argentina Uruguai Chile Itália Espanha Portugal dai não pagamos mas tem que ver se ainda funciona este convênio…foi tudo ótimo…diálise perfeitas…e cadavdialise fiz vem lugares diferentes.. mas amo viajar…agora não é momento claro..mas adoro Estados Unidos e tantos outros lugares..precisamos disso…para nós dar vida…estas de parabens assim que passar este covid e eu melhorar de grana com certeza te procurarei…espero de coracao que o teu Pai esteja otimo e que venha o RIM BIONICO para nós em dialise…grande abraço
Boa noite!
Gostaria de saber sobre valores de hemodiálise em Philadelphia/ PA. Para um período de 30 dias, sendo 3 vezes na semana
Oi te tei entrar no site mais não estava mais disponível queria saber se essa empresa funciona ainda, pois a ideia é genial… moro no eua e meus avos querem muito vir para cá me ver mas minha vó faz hemodialise…. ajudaria muito se essa empresa estivesse funcionando ainda
Olá por favor gostaria de saber sobre Califórnia se existe a possibilidade
Olá gostaria de saber mais sobre os custos e trâmites para diálise nos Estados Unidos. 62 993460085 grato.