A perturbação na amamentação pode ocorrer em qualquer pessoa que amamenta e em qualquer fase da amamentação. Ela é mais comum em lactantes que amamentam bebês de mais de um ano e também em gestantes que seguem amamentando o filho mais velho, a chamada lactogestação.
E, como saber se tenho essa perturbação na amamentação? Os sintomas, normalmente, são bem variáveis mas a vontade é de tirar a criança o mais rápido possível do peito ou nem querer que ele mame. Ao amamentar, essa mulher costuma sentir vontade de gritar, de se morder, de chorar, de querer arrancar o bebê imediatamente do peito, enfim, os sintomas podem ser bem distintos.
Mas, o que fazer se você tiver perturbação na amamentação? Uma das principais coisas é verificar o que está causando isso e, se for o caso, limitar as mamadas, ou seja, tirar a livre demanda e/ou encurtar as mamadas. Se você amamenta em tandem ou faz lactogestação, pode também considerar a possibilidade de fazer o desmame gradual do filho mais velho.
A consultora de amamentação, Kely Carvalho, conversou comigo no meu canal no Youtube e explicou mais sobre a perturbação e formas de enfrentar essa fase. O mais importante é a mulher não se sentir culpada por isso e saber que há formas de tornar a amamentação mais prazerosa ou começar o desmame gradual.
Confira a seguir a entrevista: