
O seu filho fica com as pernas em posição W sempre que senta para brincar no chão? Muitos pais vão dizer sim a essa resposta e certamente ficam incomodados ao ver o filho sentado dessa maneira. Mas, não há motivos para preocupação pois a garotada senta nesta posição pois é a mais confortável para ficar mais próxima de seus brinquedos.
O ortopedista pediátrico Alexandre Francisco de Lourenço, da Unifesp (Escola Paulista de Medicina), explica que os pais não precisam ficar desesperados pois não irá causar nenhum dano para a criança sentar desta forma. “É uma postura natural para as crianças. Elas fazem isso porque é mais cômodo para brincar”, diz.
Os pais normalmente corrigem o filho e pedem para sentar como índio (com as perninhas cruzadas). “Desta forma eles ficam mais longe dos brinquedos e se inclinam numa postura com aumento da cifose, algo que eu digo ser como ‘cobertor de pobre’, cobre os pés e descobre o tronco!”, diz o médico.
Ele explica que as crianças são bem flexíveis e que a tendência é a criança mudar a forma de sentar conforme vai crescendo. “Geralmente quando a criança tem 7, 8 anos deixa de sentar em W”, comenta. Ele ressalta que a melhor maneira da criança sentar no chão para brincar é à vontade. “É uma batalha perdida ficar tentando corrigir a postura das crianças em relação às suas pernas”.
O médico diz que é aconselhável procurar um ortopedista para avaliação da criança após os dois anos de idade. “É comum as crianças irem periodicamente ao pediatra até os dois anos e depois apenas quando ficam doentes. Se for este o caso é bom ter uma avaliação do desenvolvimento dos pés, alinhamento dos membros inferiores e do tronco anualmente com um ortopedista pediátrico”, recomenda.