Confira as taxas de cesárea das principais maternidades de SP

0

A maioria das maternidades privadas de São Paulo tem taxas altas de cesárea, segundo levantamento feito pelo Mães de Peito no Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos, da Prefeitura de São Paulo. No ano de 2021, as maternidades Santa Joana e Pró Matre foram as unidades de saúde onde mais nasceram bebês, superando inclusive as maternidades públicas. As duas maternidades também são as recorditas em cesáreas.

O hospital Santa Joana, por exemplo, teve quase 85% dos nascimentos feitos por meio da cirurgia enquanto na Pró Matre esse número é de quase 80%.  No ano passado foram 9.825 e 10.278 nascimentos ocorridos, respectivamente, nestas maternidades.

Leia mais: 638 bebês nascem em casas de parto em 2021

Procurado pelo Mães de Peito, a assessoria de imprensa dos dois hospitais enviou uma nota onde diz que as “instuições investem e promovem constantemente em iniciativas em prol do parto normal”. O comunicado diz ainda que a quantidade de partos via vaginal com a equipe de plantonistas mais que dobrou após a inauguração do Centro de Parto Normal, em 2018. “Já neste ano, a Pro Matre ampliou o número de suítes e é pioneira no País ao trazer o conceito de suíte de parto normal com ‘cara de casa’, seguindo tendências mundiais”.

Vale ressaltar que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que apenas 15% dos nascimentos sejam feitos por meio da cirurgia, índice que não é obtido nem na rede pública da capital paulista. No Amparo Maternal, por exemplo, dos 6.547 partos realizados, 4.729 foram vaginais, ou seja, foram quase 30% de cesáreas.  A maternidade é a pública que teve mais nascimentos em 2021.

Já o  Hospital Vila Nova Cachoeirinha, que teve 5.884 partos em 2021, teve quase 37% de cesáreas. O hospital Leonor Mendes de Barros teve 41,7% nos nascimentos feitos por meio da cirurgia. Confira a seguir os índices de cesárea das principais  maternidades públicas da capital paulista.

Compartilhe!

Deixe aqui o seu comentário