Confira a taxa de cesárea e de parto normal das principais maternidade de SP

41
Mulher durante trabalho de parto (Foto: Coletivo Buriti por Bia Takata)

Mulher durante trabalho de parto (Foto: Coletivo Buriti por Bia Takata)

As maternidades Santa Joana e Pró-Matre são as unidades onde nascem a maioria dos bebês em São Paulo. No ano passado, foram 15.708 e 12.215 nascimentos, respectivamente, nas duas unidades. Assim como o grande número de atendimentos, as duas maternidades também lideram em outro quesito: no alto número de cesáreas.

De acordo com dados do Sinasc (Sistema de Informações de Nascidos Vivos) referente a 2016, 89% dos nascimentos no hospital Santa Joana foram cesáreas e, na maternidade Pró-Matre, o índice é de 87,7%. Procurada até a publicação dessa reportagem, as maternidades não se manifestaram sobre os altos índices de cesáreas.

O levantamento mostra que o índice das outras maternidades particulares com mais partos, como São Luiz (unidade no Itaim Bibi) e Einstein, a taxa de cesárea fica acima dos 72%. O  levantamento obtido pela reportagem do Mães de Peito mostra ainda que a taxa de cesárea na rede pública é de 35% e, na rede particular, de 83%. Vale ressaltar que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que apenas 15% dos nascimentos sejam feitos por meio da cirurgia.

MATERNIDADES PÚBLICAS

O levantamento mostra que o Hospital Vila Nova Cachoeirinha, que teve 6.784 partos em 2016, teve 32,5% de cesáreas enquanto o  Amparo Maternal, unidade de saúde que atende pelo SUS (Sistema Único de Saúde), tem  30,8% de cesáreas. Já no hospital Leonor Mendes de Barros 41,8% nos nascimentos foram feitos por meio da cirurgia. Confira a seguir as dez maternidades públicas e privadas com mais nascimentos na cidade:

 

Compartilhe!

41 Comentários

  1. Bom-dia Giovana,
    Aqui é o Dr Nuno chefe do hospital Sepaco e gostaria de convida-la para verificar nossas taxas de parto cesárea que vem caindo mês a mês.
    Temos ao redor 36% de parto normal nas pacientes Robson 1-4 no momento
    Sigo suas postagens diárias no Instagram.
    Estamos em uma transição para organização de 2 novas salas de PPP.

  2. Obrigada pelo post. Esta me ajudando a escolher a maternidade para ter meu bebê o mais natural possível . Infelizmente a maioria das maternidades tratam o parto como uma mera linha de produção.

  3. Boa tarde preciso saber sobre o valor da cesariana em um hospital da região de São Paulo pois estou com medo de não ter passagem e ficar sofrendo

  4. Ola bom dia sou de Ilhéus ba e estou indo p SP capital estou gravida e vou ganhar ai e gostaria de saber valores referente a parto normal e Cesária porem meu maior interesse é ter normal. desde ja agradeço

  5. Vcs tao tudo loca?? Cheio de.mulher nutella q não quer passar dor, suas fracas
    Vão ter seus partos em qualquer maternidade aí, vão ser cortadas e tudo mais, vcs estao fomentando a industria do parto cesarea em vez de fazer bem e.diminuir as taxas

    • Cuida da sua vida
      Cada um tem o parto do jeito que quiser
      E que achar melhor, o país é livre cada um com suas escolhas
      Até parece que todas tem que fazer o que voce acha melhor
      Você nao é ninguem para julgar ninguem
      Pense nisso

Deixe aqui o seu comentário