Close Menu
Mães de Peito
Facebook X (Twitter) Instagram
Posts recentes:
  • Usar tela como “chupeta” pode afetar capacidade de a criança regular emoções
  • Congelamento de óvulos: 17 perguntas sobre o procedimento respondidas
  • Mortalidade materna dobra no Brasil e se distancia de meta da ONU
  • Saúde mental e adoção: como apoiar mães na chegada de um novo filho
  • Vítimas de violência obstétrica têm mais dificuldades para amamentar
  • Após sofrer 5 abortos e passar 10 anos tentando engravidar, administradora descobre endometriose
  • Confira as taxas de cesárea das principais maternidades de SP
  • Casas de parto de São Paulo registram 638 nascimentos em 2021
X (Twitter) Facebook Instagram RSS
Mães de Peito
  • Home
    Featured
    Recent
    14 de agosto de 2024

    Usar tela como “chupeta” pode afetar capacidade de a criança regular emoções

    2 de julho de 2024

    Congelamento de óvulos: 17 perguntas sobre o procedimento respondidas

    31 de maio de 2023

    Mortalidade materna dobra no Brasil e se distancia de meta da ONU

  • Gravidez
  • Parto
    • Cesárea
      • Quais são as reais indicações
    • Parto normal
      • Fases do trabalho de parto
      • Doulas
      • Saiba se chegou a hora
    • Plano de parto
    • Pós-parto
  • Violência obstétrica
    • O que é
    • Como denunciar
    • Envie seu relato
  • Amamentação
    • Como fazer a pega correta
    • Quais as posições para amamentar
    • Ordenha e cuidados
    • Doe leite materno
  • Cuidados com os filhos
    • Bebês
      • Banho
      • Sono
      • Doenças
      • Desfralde
    • Alimentação
      • Alergia alimentar
    • Criação com apego
    • Infância
  • Maternidade real
    • Direitos das mulheres
    • História de mãe
    • Empreendedorismo materno
    • Comportamento
    • Minhas viagens
  • Loja
Mães de Peito

Maternidades públicas da capital de SP reduzem episiotomia de 40% para 14%

1
By Giovanna Balogh on 30 de dezembro de 2016 Parto
Com mais atendimento humanizado, rede municipal reduz episiotomias (Foto: Carolina Zia Fotografia)
Com mais atendimento humanizado no parto, rede municipal reduz episiotomias (Foto: Carolina Zia Fotografia)

As maternidades públicas da capital conseguiram reduzir o número de episiotomia (corte feito entre a região da vagina e do ânus durante o parto normal) nos últimos anos, principalmente, em primíparas (mulheres na primeira gestação). De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, em 2013, 40% das mães de primeira viagem recebiam o corte e, em 2016, esse número caiu para 14%.Em números gerais, as episiotomias também reduziram de 14% em 2014 para 8% em 2016.

O secretário municipal de Saúde, Alexandre Padilha, diz que durante sua formação como médico os professores ensinavam que a episiotomia era obrigatória nos partos, principalmente, em primíparas. No entanto, como o passar dos anos as evidências científicas mostraram que não há necessidade de fazer esse corte e que ele pode trazer vários problemas para a vida sexual da mulher e, inclusive, provocar danos como incontinência urinária e até fecal. A episiotomia configura, inclusive, violência obstétrica. Saiba mais o que é violência obstétrica.

Padilha diz que essa redução de episiotomias ocorre, principalmente, por conta da presença cada vez mais constante de obstetrizes e enfermeiras obstetras no atendimento às parturientes. “Atualmente 72% dos partos normais na rede pública são atendidos por enfermeiros obstetras e obstetrizes, no início da gestão Haddad eram 60%. A ideia é aumentar ainda mais esses números com a presença das doulas na maternidade”, afirma o secretário que se refere a lei recém-aprovada que libera a entrada das doulas nas maternidades públicas. Leia mais sobre a lei clicando aqui.

Por conta do atendimento mais humanizado oferecido pela rede municipal, Padilha diz que houve uma inversão no número de atendimentos em relação à rede estadual. “Em 2011, 43 mil nascimentos aconteciam em hospitais estaduais e 38 mil na prefeitura. Em 2015, esse cenário inverteu e foram 43 mil no município e 39 mil no Estado”, afirma.

Outro balanço que Padilha fez do atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) na capital foi a presença cada vez mais constante dos acompanhanetes no parto atendendo a lei federal 11.108. Segundo o secretário, 99% das parturientes tiveram um acompanhante de sua escolha durante o parto nas maternidades públicas de São Paulo em 2016.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

Related Posts

Confira as taxas de cesárea das principais maternidades de SP

Casas de parto de São Paulo registram 638 nascimentos em 2021

Ministério da Saúde desaconselha parto domiciliar; especialistas criticam

1 comentário

  1. Ana on 30 de dezembro de 2016 8:18 PM

    Qual capital? Não esqueça que pessoas do Brasil todo leem este blog. Pra mim, capital é Porto Alegre, e em relação ao Brasil capital é Brasília,

    Reply
Leave A Reply Cancel Reply

SOBRE A AUTORA
Giovanna Balogh Autora do livro infantil "O Mamá é da Mamãe", que fala sobre o desmame gentil, a jornalista Giovanna Balogh, 41, passou a fazer reportagens sobre parto, aleitamento materno e direitos das mulheres após a maternidade. Ela é mãe de Bento, Vicente e Teresa. Formada em 2002 pela UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), trabalhou de novembro de 2005 a abril de 2015 na Folha de S. Paulo onde ocupou diferentes funções. Também foi repórter por três anos do extinto Jornal da Tarde. Após a maternidade, passou a focar sua carreira em saúde materno-infantil. Para entender e escrever melhor nesta área, fez formação como doula, instrutora GentleBirth e consultora em aleitamento materno. Atualmente é responsável pela Agência Mexerica e é pós-graduada em Marketing de Influência na PUC-RS.
Sobre o site

O site traz informações sobre maternidade ativa, parto respeitoso, amamentação, criação com apego e direitos das mulheres.
Contato: Para parcerias promocionais e de negócios, ou questões pessoais, entre em contato em: maesdepeito@gmail.com

>> Deu na mídia

Instagram
Siga no Instagram!
YOUTUBE

Inscreva-se no canal!

Facebook
Facebook
Mães de Peito © 2016 - Todos os direitos reservados. | Site criado por Capim Produções e Design.
  • Mapa do site
  • Contato
  • Saiba como anunciar

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.