Close Menu
Mães de Peito
Facebook X (Twitter) Instagram
Posts recentes:
  • Usar tela como “chupeta” pode afetar capacidade de a criança regular emoções
  • Congelamento de óvulos: 17 perguntas sobre o procedimento respondidas
  • Mortalidade materna dobra no Brasil e se distancia de meta da ONU
  • Saúde mental e adoção: como apoiar mães na chegada de um novo filho
  • Vítimas de violência obstétrica têm mais dificuldades para amamentar
  • Após sofrer 5 abortos e passar 10 anos tentando engravidar, administradora descobre endometriose
  • Confira as taxas de cesárea das principais maternidades de SP
  • Casas de parto de São Paulo registram 638 nascimentos em 2021
X (Twitter) Facebook Instagram RSS
Mães de Peito
  • Home
    Featured
    Recent
    14 de agosto de 2024

    Usar tela como “chupeta” pode afetar capacidade de a criança regular emoções

    2 de julho de 2024

    Congelamento de óvulos: 17 perguntas sobre o procedimento respondidas

    31 de maio de 2023

    Mortalidade materna dobra no Brasil e se distancia de meta da ONU

  • Gravidez
  • Parto
    • Cesárea
      • Quais são as reais indicações
    • Parto normal
      • Fases do trabalho de parto
      • Doulas
      • Saiba se chegou a hora
    • Plano de parto
    • Pós-parto
  • Violência obstétrica
    • O que é
    • Como denunciar
    • Envie seu relato
  • Amamentação
    • Como fazer a pega correta
    • Quais as posições para amamentar
    • Ordenha e cuidados
    • Doe leite materno
  • Cuidados com os filhos
    • Bebês
      • Banho
      • Sono
      • Doenças
      • Desfralde
    • Alimentação
      • Alergia alimentar
    • Criação com apego
    • Infância
  • Maternidade real
    • Direitos das mulheres
    • História de mãe
    • Empreendedorismo materno
    • Comportamento
    • Minhas viagens
  • Loja
Mães de Peito

Ministério da Saúde não recomenda uso de polvos em UTI neonatal

3
By Giovanna Balogh on 8 de maio de 2017 Cuidado com os filhos
Polvos têm sido usados para acalmar bebês na UTI (Foto: Matheus Oliveira/GDF/Divulgação)
Polvos têm sido usados para acalmar bebês na UTI (Foto: Matheus Oliveira/GDF/Divulgação)

O uso de polvos de crochê para acalmar bebês dentro de incubadoras nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) neonatais não é recomendado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o governo, não há comprovação científica sobre os benefícios do bichinho como instrumento terapêutico.

De acordo com nota técnica divulgada pelo ministério, o melhor é utilizar o método canguru, onde o pai ou a mãe ficam em contato pele a pele com o bebê. O método, que foi instituído no Brasil desde o ano 2000, permite a diminuição do choro, aumenta a temperatura do corpo e dá estabilidade, além de regular a oxigenação e reduzir o tempo de internação.

O Ministério da Saúde diz que a nota técnica não proíbe o uso do polvo ou que ele faça mal aos bebês, mas indica que esse tratamento não tem a chancela do ministério, ou seja, o uso do método é de responsabilidade do médico ou de cada unidade hospitalar. “A utilização de brinquedos na unidade neonatal tem benefícios, podendo ser o polvo, assim como girafas, sapos, ursos, bonecos, carros, desde que respeitadas as normas e protocolos de controle de infecção hospitalar de cada unidade”, ressalta a nota.

Os bonecos de crochê são feitos em fios 100% algodão e contam com oito tentáculos de 22 centímetros. Os bichinhos surgiram em um hospital universitário da Dinamarca, em 2013, e ficaram conhecidos como “projeto Octo”. Neste ano, os bonecos começaram a ser usados em algumas maternidades brasileiras, como no Hospital Regional de Santa Maria, no Distrito Federal.

Quem apoia o uso dos polvos, diz que os tentáculos remetem ao cordão umbilical e dá mais sensação de proteção ao bebê. Antes de serem colocados nas incubadoras, os objetos precisam ser esterilizados para evitar infecções. Após a alta, as famílias levam o bichinho para casa.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

Related Posts

Usar tela como “chupeta” pode afetar capacidade de a criança regular emoções

Plano de pós-parto; por que fazer o seu?

Os nomes mais populares de meninos e meninas em 2019 no Brasil; veja a lista

3 Comentários

  1. patricia on 23 de agosto de 2017 11:07 AM

    bom dia giovanna, busquei no site do ministerio da saude sobre o polvo e não consegui encontrar as informações .
    voce poderia me informar a data da orientação ou reportagem do ministerio da saude sobre o uso de polvo em uti neonatal.
    desde ja agradeço.
    patricia

    Reply
    • Giovanna Balogh on 24 de agosto de 2017 7:19 AM

      Oi Patrícia, segue no link https://drive.google.com/file/d/0BwnyUakxL-JgZ2t3UnZPdm43Uzg/view

      Reply
  2. Helia on 9 de setembro de 2017 6:02 PM

    O O ministério da saúde deveria se preocupar em aumentar os leitos de uti em não deixar os pacientes morrerem, nos corredores em fiscalizar o governo na roubalheira. Em liberar recursos para os hospitais aumentar os atendimentos e principalmente tratar as pessoas com himanidade coisa que é muito bem feita onde vcs não põe a cara.como essas pessoas de bom coração fazendo essas lindas bonequinhas.

    Reply
Leave A Reply Cancel Reply

SOBRE A AUTORA
Giovanna Balogh Autora do livro infantil "O Mamá é da Mamãe", que fala sobre o desmame gentil, a jornalista Giovanna Balogh, 41, passou a fazer reportagens sobre parto, aleitamento materno e direitos das mulheres após a maternidade. Ela é mãe de Bento, Vicente e Teresa. Formada em 2002 pela UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), trabalhou de novembro de 2005 a abril de 2015 na Folha de S. Paulo onde ocupou diferentes funções. Também foi repórter por três anos do extinto Jornal da Tarde. Após a maternidade, passou a focar sua carreira em saúde materno-infantil. Para entender e escrever melhor nesta área, fez formação como doula, instrutora GentleBirth e consultora em aleitamento materno. Atualmente é responsável pela Agência Mexerica e é pós-graduada em Marketing de Influência na PUC-RS.
Sobre o site

O site traz informações sobre maternidade ativa, parto respeitoso, amamentação, criação com apego e direitos das mulheres.
Contato: Para parcerias promocionais e de negócios, ou questões pessoais, entre em contato em: maesdepeito@gmail.com

>> Deu na mídia

Instagram
Siga no Instagram!
YOUTUBE

Inscreva-se no canal!

Facebook
Facebook
Mães de Peito © 2016 - Todos os direitos reservados. | Site criado por Capim Produções e Design.
  • Mapa do site
  • Contato
  • Saiba como anunciar

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.