Qual copo oferecer leite materno na ausência da mãe; conheça as alternativas à mamadeira

6

Copo de vidro é a forma mais segura de oferecer leite materno (Foto: Lela Beltrão)

Muitas mães quando vão ficar longe do bebê por algumas horas têm dúvidas de como oferecer o leite materno ou outros líquidos – no caso de bebês maiores de seis meses – na sua ausência. A mamadeira nesses casos não é recomendada por conta da confusão de bicos, então, é de extrema importância buscar alternativas seguras para seguir com o aleitamento materno. Mas, quais são as opções? O Mães de Peito fez um levantamento para mostrar os prós e contras de cada um deles.

1 – COPINHO DE VIDRO
A opção mais barata e acessível é o copinho de vidro, que é conhecido como o copinho de pinga, e é facilmente encontrado em qualquer loja. Para usar o copinho de vidro, é preciso tranquilidade do cuidador que vai oferecer o leite ao bebê. É importante que o adulto deixe que o bebê use a própria língua para beber o leite (assim como os gatinhos).

Opte por copos transparentes pois é possível observar melhor se o leite está acessível ao bebê. O copinho de vidro é muito utilizado em bebês prematuros.

2 – COPO 360 GRAUS
Esses copos contam com uma válvula de silicone onde o bebê pressiona a tampa para o líquido sair. Algumas crianças/bebês têm facilidade de beber utilizando esse tipo de copo. Como todo copo de plástico, muitas vezes não é fácil fazer a higienização correta da peça.  O uso do copo 360 é bem parecido com o copo comum, mas ele permite controlar o volume de líquido que é liberado.

3 – COLHER DOSADORA  OU COLHER CONVENCIONAL
A colher dosadora é uma boa opção pois exige que o bebê faça a sucção  durante o uso. A vantagem que é possível armazenar o leite no recipiente (assim como na mamadeira). Já na colher comum, é preciso mais cuidado para não desperdiçar o líquido.

4 – COPO DE TREINAMENTO DE BICO RÍGIDO
Entre as opções mostradas até aqui, é a menos segura. Mas, se for optar em utilizar esse recurso, é importante retirar a válvula que vem com o produto. Se o copo possuir válvula anti-vazamento, ela deve ser retirada, para que não haja confusão entre a forma de sugar o peito e a forma de sugar o copo – a válvula faz com que o bebê precise sugar com mais força para o leite sair.

Esse tipo de copo, por ter bico, faz a criança morder o bico e também pode ocasionar confusão de bicos já que nesse copo o bebê consegue receber o leite com mais facilidade. O ideal é usar somente como alternativa enquanto o bebê aprende a utilizar os outros copos citados acima.

Compartilhe!

6 Comentários

  1. Viviane Ferreira em

    Meu bebê está borrando pra tomar leite no copinho. Ele vai fazer cinco meses e volto a trabalhar amanhã. O que eu faço? Devo deixar ele com fome pra ele beber?

    • Denise Fátima Gonçalves Nunes em

      A amamentação é,sem dúvida,a melhor coisa para o bebê,isso tds sabemos.Porem,quando estamos prestes a voltar para o trabalho,como fazer?Meu bebê não pega nada,e aí,o desespero.Nao tenho condições de parar de trabalhar.No nosso país,como amamentar nessa condição?Estou desesperada!!!!!

  2. Denise Fátima Gonçalves Nunes em

    A amamentação é,sem dúvida,a melhor coisa para o bebê,isso tds sabemos.Porem,quando estamos prestes a voltar para o trabalho,como fazer?Meu bebê não pega nada,e aí,o desespero.Nao tenho condições de parar de trabalhar.No nosso país,como amamentar nessa condição?Estou desesperada!!!!!

  3. No meu caso, eu engravidei quando meu bebê tinha 8 meses, não demorou muito ele não queria mais mamar. Agora que já tive o caçula (2 meses) quero muito que ele volte a mamãe, embora ele pareça ter interesse, acho que desaprendeu a sugar. Como eu poderia faze.-ló voltar a mamar no peito?

Deixe aqui o seu comentário