
A Academia Americana de Pediatria divulgou nesta semana uma nova diretriz relacionada ao consumo de sucos onde diz que a bebida só deve ser consumida após a criança completar um ano de vida.
A recomendação, que deve ser publicada oficialmente em junho, mostra que mesmo assim o consumo deve ser limitado. A criança pode consumir, no máximo 120 ml diários se tiver entre 1 e 3 anos. Já as crianças entre 4 e 6 anos podem beber até 175 ml enquanto os maiores (entre 7 e 18 anos) não devem tomar mais de 250 ml por dia. A Academia Americana de Pediatria diz ainda que as crianças devem ingerir de 2 a 2 e meia porções de frutas por dia.
Vale destacar que a Sociedade Brasileira de Pediatria também já desaconselhava o consumo de sucos antes de um ano. No entanto, ainda há pediatras que recomendam o suco de laranja lima para fazer a introdução alimentar.
Os sucos possuem um alto índice glicêmico, ou seja, o organismo absorve muito rápido. Por isso, o pâncreas precisa trabalhar muito para dar conta dessa absorção. O suco também ocupa um volume gástrico grande, fazendo com que o bebê se sinta saciado o que faz com que ele coma ou mame menos do que deveria. A melhor bebida e que deve ser oferecida sempre é a boa e velha água.
LEIA MAIS: Bebês não precisam de suco; troque a bebida pela fruta
A Academia Americana de Pediatria também orienta os pais que não ofereçam o suco em garrafas ou copos de treinamento que podem ser transportados facilmente e, com isso, aumente o consumo no decorrer do dia. O suco também não deve ser dado na hora de dormir pois há risco de incidência de cárie dentária.
O texto também deixa claro que o consumo de sucos artificiais deve ser evitado para crianças de todas as idades, ou seja, se for dar suco, prefira o natural e sem adição de açúcar.