Amamentação em tandem; saiba como é amamentar filhos com idades diferentes

0
Compartilhe!
Mãe amenta filhos com idades diferentes logo após o parto (Foto: Coletivo Buriti por Bia Takata)

Mãe amenta filhos com idades diferentes logo após o parto (Foto: Coletivo Buriti por Bia Takata)

Amamentar dois filhos em idades diferentes é extremamente possível. A chamada amamentação em tandem é quando a mãe amamenta simultaneamente dois filhos de idades diferentes. Algumas crianças vão seguir mamando durante toda a gestação e outras vão dar um intervalo e podem depois retornar quando o irmãozinho ou irmãzinha nascer.
Como já mostramos no Mães de Peito, é extremamente possível a mãe seguir amamentando durante a gravidez. Leia aqui sobre amamentação durante a gestação. No entanto, algumas crianças vão desmamar naturalmente durante a gestação ou por já estarem maduras para o desmame, ou por mudar o sabor do leite (que muda no meio da gravidez ficando semelhante ao colostro) ou ainda porque a mãe sente sensibilidade nos mamilos. Muitas crianças desmamam durante a gestação e podem voltar a querer mamar após o nascimento do irmãozinho, que é quando inicia a amamentação em tandem.
O próprio Ministério da Saúde diz que a mãe pode amamentar o filho mais velho após o nascimento do bebê. “É importante orientá-la que ela deve dar prioridade à criança mais nova no que diz respeito à amamentação”, diz recomendação do Ministério da Saúde. Como o mais velho já come outros alimentos, é importante que a prioridade seja o caçula que mama exclusivamente e precisa crescer e ganhar peso.
Amamentar dois bebês em idades diferentes, no entanto, não é fácil. Cabe somente a mãe decidir se quer ou não seguir amamentando os dois filhos ou se prefere fazer um desmame conduzido com o filho mais velho. Vale ressaltar que na amamentação em tandem a mulher não precisa, por exemplo, lavar um seio para oferecer para o outro filho já que a transmissão de vírus do irmão mais velho para o recém-nascido é inevitável independente do mais velho mamar ou não. Ou seja, não é necessário ‘desinfetar’ o peito entre um filho e outro.
Amamentar filhos de idades diferentes também não traz problemas nutricionais para nenhum dos filhos.  Amamentar um recém-nascido sozinho ou em tandem praticamente não tem diferença, e existem muitos benefícios para o bebê maior e para o caçula pois ambos vão receber os nutrientes tanto do colostro como do leite maduro.
 

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.